World of Warcraft: Tudo sobre a expansão The War Within

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Todas as novidades divulgadas sobre a próxima expansão de WoW!

World of Warcraft vai ganhar sua décima expansão este ano. The War Within promete trazer grandes mudanças para o jogo, dando início a um novo arco que vai se estender por outras duas expansões, além de alterar elementos da jogabilidade do MMO da Blizzard.

Recentemente, foi realizado um teste fechado da expansão, além de diversas novidades terem sido divulgadas para o público. Neste artigo, contamos todos os detalhes sobre a próxima expansão de WoW!

O trailer cinemático de World of Warcraft The War Within

Para quem não conferiu ainda, o trailer cinemático de The War Within já foi divulgado, e traz de volta dois personagens muito queridos pelos jogadores: Thrall e Anduin. Confira abaixo:

A história de World of Warcraft The War Within e a Saga da Alma do Mundo

A décima expansão de WoW não será apenas um novo capítulo na história de Azeroth. Mais que isso, The War Within dará início a um novo arco, chamado de A Saga da Alma do Mundo. De acordo com o diretor do jogo, Ion Hazzikostas, a expansão será o início da história mais ambiciosa de World of Warcraft até agora.

Hazzikostas também falou que o nome da expansão se refere a mais de uma coisa. The War Within poderia ser traduzido como A Guerra Interna ou Interior. O diretor explicou que isso se refere ao fato de a expansão se passar dentro de Azeroth, abaixo da terra – mas também aos personagens enfrentarem seus conflitos internos.

O início da história será semelhante a algumas outras expansões, nas quais o personagem do jogador parte em busca de respostas e acaba explorando um local desconhecido. Parte disso serão as visões e sussurros que heróis ao redor do mundo começaram a ouvir, levando à busca por entender qual é a ameaça da vez.

Quem serão os principais NPCs em World of Warcraft The War Within?

Muitos personagens conhecidos certamente vão aparecer na próxima expansão de WoW. Apesar disso, como é comum ao jogo da Blizzard, alguns personagens não-jogáveis terão grande destaque na história.

Dessa vez, os heróis centrais da trama serão Anduin Wrynn e Alleria Correventos. O primeiro fará seu retorno após ter saído da trama principal seguindo o fim de Shadowlands, agora mais velho, mas ainda assombrado pelo passado. Já Alleria será uma personagem central em uma expansão pela primeira vez desde sua introdução em Legion – apesar de ter um grande papel na lore do jogo há muito tempo.

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Alleria, Anduin e Thrall estão entre os personagens de destaque em The War Within

Tina Wang, diretora de arte do jogo, falou que os dois “estão fugindo do passado”, algo com que terão que lidar ao longo da trama.

Outro NPC importante é Magni Barbabronze, que retorna após sua participação em Battle for Azeroth, e vem acompanhado de outros integrantes de sua família, como sua filha Moira e seu neto Dagran. Thrall também compõe o elenco de personagens importantes na expansão.

Tudo sobre Xal’atath

Xal’atath é uma das principais vilãs de The War Within. Introduzida na expansão Legion, originalmente a entidade do Caos estava presa na adaga que era o artefato da classe Sacerdote da Sombra. Ela foi libertada por N’Zoth durante Battle for Azeroth, e ficou sumida da história desde então. Agora, ela retorna como uma inimiga poderosa, que será mais explorada ao longo da nova expansão.

O novo visual de Xal’atath já foi revelado, e pode ser conferido aqui:

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Xal’atath ganhou novo visual para a expansão

Vale lembrar que, na história, muitos anos já se passaram desde os acontecimentos de Battle for Azeroth. Assim, Xal’tath, chamada de a Emissária do Caos, está livre há muito tempo. Com seu retorno, ela traz a mensagem de que o Império Negro caiu, e os Deuses Antigos estão mortos.

Mas, para ela, isso é a oportunidade de dar início a um novo legado sombrio. Tendo observado o progresso dos heróis de Azeroth contra os deuses antigos, ela se prepara para por os jogadores à prova contra o exército que vem construindo por meio dos nerubianos de Azj-Kahet.

Xal’atath fez um acordo com a rainha nerubiana, Ansurek, oferecendo a ela uma evolução sombria para seu povo, que será transformado em um novo tipo aterrorizante de soldados ferozes.

Quais são as novas zonas em Warcraft com a chegada de The War Within?

O novo continente introduzido pela expansão é chamado de Khaz Algar, e fica a oeste de Pandaria. Apesar de começar na superfície, ele se estende para baixo da terra, e contará com quatro zonas diferentes. O local também é o lar da raça chamada de Terranos, que será uma nova raça aliada jogável em WoW.

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Ilha de Dorn

A primeira das novas zonas é a Ilha de Dorn, que conta com um grupo isolado de Terranos e a cidade de Dornogal – que será o hub da expansão, ou seja, a cidade central em The War Within.

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Fosso Ressonante

A segunda área é o Fosso Ressonante, uma caverna habitada pelos Mensageiros Mecânicos – um grupo de Terranos que cuida das máquinas deixadas para trás pelos titãs. O cenário mescla inspirações industriais com belas ambientações cavernosas.

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Pouso Santo

A terceira zona é chamada de Pouso Santo. Essa área é iluminada por enorme cristal em seu centro, e é o lar dos Arathi – um nome que pode ser familiar aos jogadores mais antigos de WoW tanto pela menção desse povo na lore, quanto por locais que receberam um nome por causa deles, caso do Planalto Arathi.

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Azj-Kahet

Por fim, a última zona é Azj-Kahet, uma cidade dos nerubianos – outra raça que é uma velha conhecida dos jogadores, principalmente por causa de personagens de Wrath of the Lich King, como Anub’arak. O local apresenta o ápice da sociedade nerubiana, e é onde Xal’atah está criando um exército.

A Blizzard divulgou também que, por estarem introduzindo uma área com foco em uma raça fortemente inspirada em aranhas, o WoW vai ganhar um modo de aracnofobia. Ao ser ativado, esse filtro vai transformar as aranhas do jogo em caranguejos.

Também foi divulgado o cenário inicial da expansão. Sem entrar em detalhes, o diretor do jogo, Ion Hazzikostas, afirmou que o local parece mostrar os resultados de uma batalha que não foi tão bem – e que alguns elementos do cenário dão pistas de um lugar relacionado a essa batalha, que os jogadores podem reconhecer.

Qual é a nova raça aliada de Warcraft em The War Within?

A nova raça aliada que será introduzida em The War Within são os Terranos. Esse povo habita o continente que será explorado na expansão, e são um tipo diferente dos já conhecidos Anões, semelhantes aos Terranos forjados pelos Titãs que são vistos em locais como Ulduar.

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Terranos serão a nova Raça Aliada do WoW

Apesar disso, eles são diferentes e possuem características próprias por terem passado muito tempo isolados em Khaz Algar. Os Terranos daqui tem uma cultura própria, além de visualmente serem um pouco maiores e, talvez o mais notável, serem incrustados de gemas.

Como raça jogável, eles poderão se juntar tanto à Horda quanto à Aliança. Há diferentes opções de customização, incluindo incrustações de gemas, barbas para todos os tipos físicos, cores de pele e mais.

Que novas dungeons serão adicionadas em Warcraft com The War Within?

Assim como no lançamento de expansões anteriores, serão 4 masmorras intermediárias e 4 masmorras de nível máximo disponíveis em cada uma das quatro áreas novas.

Masmorras intermediárias

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Com a nova expansão vem novas dungeons

O Viveiro será uma das primeiras dungeons que os jogadores verão, além de estar disponível para aqueles que participarem do teste alpha do jogo. Nela, os adversários serão Terranos corrompidos chamados de skardyn.

A dungeon será parte da campanha, ou seja, é parte da história principal da zona Ilha de Dorn. Essa é uma mudança que está sendo adicionada em The War Within, já que as outras expansões de Warcraft não contavam com dungeons obrigatórias, ainda que elas incluíssem partes importantes da história.

Menos detalhes foram divulgados sobre Abóbada de Pedra, que será a dungeon da segunda zona da expansão, Fosso Ressonante. Priorado da Chama Sagrada é a dungeon de Pouso Santo, que se passa em um monastério. Por fim, Cidade das Tramas é uma masmorra que fica abaixo da cidade dos nerubianos, e mostra um pouco mais das camadas da história deste povo.

Masmorras de nível máximo

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Pouco foi revelado sobre as dungeons de nível máximo, como a Hidromelaria Cinzagris

As dungeons de nível máximo, por enquanto, são um segredo. Sem mais detalhes, o que sabemos é que as quatro dungeons de level máximo de The War Within serão: Hidromelaria Cinzagris, Fenda Chamanegra, Alvorada e Cidade Velha.

O que são as dungeons de seguidor em Warcraft?

Um elemento introduzido no patch 10.2.5, uma das partes finais de Dragonflight, as dungeons de seguidor são um recurso por meio do qual é possível completar dungeons sozinho, com um grupo de NPCs. Assim, não é preciso se juntar a outros jogadores para completar as masmorras.

Em The War Within, as masmorras de seguidor incluem as dungeons de leveling, que são parte da história principal da expansão. Assim, é preciso completar essas dungeons para prosseguir na história, mas não é preciso jogar com outros jogadores, sendo possível completar o conteúdo com um grupo de NPCs.

Qual será a primeira raid de The War Within?

A primeira raid da nova expansão será o Palácio Nerub’ar. Ao todo, ela contará com oito chefes, e trará o ápice da história relacionada ao império nerubiano e sua aliança com Xal’atath.

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O Palácio Nerub’ar será a primeira raid da nova expansão

A raid levará os jogadores ao palácio da rainha Ansurek, e o local promete demonstrar toda a riqueza dos nerubianos. O diretor do game, Ion Hazzikostas, descreveu os nerubianos traçando um paralelo com os Filhos da Noite, falando que a sensação causada pela nova raid deve ser semelhante à trazida por explorar o palácio localizado em Suramar.

Também foi revelado que a rainha Ansurek será a última boss da raid – mas o confronto ainda está sendo desenvolvido, e só deve estar disponível para testes na fase beta.

O que são as Imersões em World of Warcraft The War Within?

WoW Imersões
Imersões são uma das novidades que vem com The War Within

Uma das principais novidades da expansão são as Imersões. Elas são instâncias que podem ser encontradas em cada zona, e podem ser exploradas sozinho ou com até quatro jogadores, sempre junto de um NPC.

Essas instâncias são basicamente câmaras nas quais você enfrentará chefes, recebendo recompensas épicas de alto nível. De acordo com os desenvolvedores, a ideia é fazer com que os jogadores realmente sintam que estão explorando mais do mundo apresentado no jogo. Já foi revelado que o primeiro personagem que acompanhará os jogadores nesse conteúdo será Brann Barbabronze.

A primeira das Imersões contará com uma montaria como recompensa. Diferente de Dragonflight, onde os dragões podiam ser modificados, desta vez se trata de uma montaria mecânica, para a qual você poderá conseguir mais partes por meio das Imersões.

Os novos conteúdos e recursos que chegam a Warcraft com The War Within

Warcraft The War Within voo dinâmico
O voo dinâmico vai se tornar permanente e ser ampliado em The War Within

Além das imersões, outras grandes adições que vem com a nova expansão de WoW são os Bandos de Guerra, a nova árvore de talentos heroicos, um novo campo de batalha, atualizações de interface e novo conteúdo relacionado às profissões.

Destes, os Bandos de Guerra são o sistema mais complexo. Em resumo, essa função permite compartilhar certos elementos, como conquistas, coleções e renome, com seus personagens secundários criados na mesma conta Battle.net. Uma explicação mais detalhada pode ser conferida aqui.

Quanto aos talentos heroicos, a expansão trará novas árvores de talentos, dando duas opções para cada especialização de classe. Essas árvores de talentos serão inspiradas por arquétipos clássicos de Warcraft, e as novidades já anunciadas podem ser conferidas aqui.

As outras adições são mais simples. The War Within trará um novo campo de batalha, importante elemento dos modos jogador versus jogador (JvJ), o modo popularmente conhecido como PvP. Mais detalhes sobre o campo de batalha não foram revelados além do seu nome: Ravina Cargafunda.

As profissões receberão novas receitas e encantamentos, além das Ordens de Serviço de PNJs serem atualizadas. O voo dinâmico, introduzido em Dragonflight, se tornará uma adição permanente e integrada a outras áreas do mundo de WoW. Por fim, a interface do jogo passará por mudanças. Os ícones de missões, por exemplo, serão modificados por versões melhoradas que visam deixar o tipo de missão mais claro.

O que são os Bandos de Guerra em World of Warcraft?

Warcraft The War Within Bandos de Guerra
Bandos de Guerra trarão grandes mudanças em relação a alts

De acordo com a explicação dada pela própria Blizzard, os Bandos de Guerra introduzidos em The War Within serão um sistema que busca melhorar a experiência dos jogadores com personagens secundários, os populares alts. Assim, o objetivo é tornar o processo de ter mais de um personagem mais fácil e divertido, compartilhando progresso na conta toda ao invés de restringir certos elementos a um único personagem.

Por meio desse sistema, todos os personagens da conta Battle.net serão reunidos, o que também levará itens, progressão e coleções a serem compartilhados entre o grupo. Apenas personagens na mesma região serão reunidos, mas não há limitação de reino, facção ou assinaturas.

Essa nova adição promete facilitar a distribuição de itens entre os personagens do jogador, além de compartilhar o progresso em relação a Renome e reputações. Outros elementos que vem para o World of Warcraft com os Bandos de Guerra são a possibilidade de coletar aparências de itens com qualquer personagem do bando (mesmo que este personagem não possa equipar o item), bem como o compartilhamento das coleções de mascotes, montarias, transmogs, heranças e mais.

O jogador não precisará passar por nenhum processo complexo para passar para esse sistema. No primeiro login após o lançamento de The War Within, isso será feito automaticamente – mas a Blizzard alerta que, por isso, é possível que o primeiro login demore um pouco mais. Assim, os jogadores precisarão ser pacientes enquanto aguardam o processamento dos dados.

Reputações

Nos Bandos de Guerra, o progresso em relação às reputações é dividido com os outros personagens que integram o grupo. Isso inclui o desbloqueio de recompensas – embora algumas recompensas sejam individuais, o que requer que sejam coletadas por cada personagem.

Esse sistema valerá para as reputações novas da próxima expansão, bem como para algumas de Dragonflight. Assim, para ajustar o progresso do grupo, é estabelecido que o Bando de Guerra terá reputação igual ao personagem que tiver nível mais alto de reputação. Por exemplo: se um dos personagens tem Renome 4 e outro 5, o Renome do Bando de Guerra será 5.

O plano é que o sistema seja expandido para incluir reputações de expansões passadas com o decorrer do tempo. Apesar disso, a equipe por trás do jogo destacou que alguns grupos não terão reputações compartilhadas devido ao modo como a história desses grupos se relaciona com o jogador.

Como exemplo, eles citaram os Pelursos Couro da Neve, de Dragonflight. A história deles envolve aprender um idioma, o que não seria dividido com outros personagens. Outro exemplo seriam os Pactos, de Shadowlands, que envolvem uma escolha do jogador.

A lista de reputações de Dragonflight incluídas no novo sistema pode ser conferida abaixo:

Renome

  • Expedição Escama de Dragão
  • Centauros Maruuk
  • Morsanos de Iskaara
  • Acordo de Valdrakken
  • Farins de Argília
  • Guardiões do Sonho

Padrão

  • Wrathion e Sabellian
  • Junção Cobáltica
  • Consórcio do Artífice
  • Arquivo Azerothiano
  • Soridormi

Com essas mudanças, a passiva racial dos humanos, Diplomacia, será modificada. Ainda não foi informado como isso acontecerá, mas por conta de seu efeito ser um bônus de 10% de reputação, a passiva seria problemática para o sistema dos Bandos de Guerra. Para evitar que os jogadores joguem com humanos para terem vantagem, a passiva racial deles será modificada.

Conquistas

As conquistas azuis sempre foram vinculadas à conta, e continuarão assim: com os Bandos de Guerra, todos os personagens podem contribuir para o avanço nessas conquistas, que valem para a conta toda.

Outras conquistas, vinculadas ao personagem, vão aparecer como concluídas se qualquer personagem da conta completá-las, mesmo que o progresso e a conclusão sejam realizados por um único personagem.

De acordo com os desenvolvedores, o objetivo é fazer com que os jogadores sintam que as conquistas são suas, então não devem precisar buscar completá-las com mais de um personagem, nem se sentirem desencorajados de usar outro personagem por ele não ter essas conquistas. Assim, não haverá mais pontuação de conquistas por personagens, e sim por Bando de Guerra, somando todos os pontos da conta e das conquistas específicas de cada personagem.

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Para isso, diversos elementos foram ajustados. Algumas conquistas serão convertidas para contar as adições de todos os personagens para seu progresso. Por exemplo, se uma conquista exige que o jogador recupere 50 bandeiras no PvP, ele não precisará realizar isso com um só personagem, pois as bandeiras de todos os personagens serão contadas. Outras não serão convertidas por não fazer sentido, como ter um personagem no nível 70.

Há também algumas que não serão convertidas por seu objetivo ser completar algo com um único personagem. Como exemplo, é possível citar a conquista Dormir não dá reputação, que exige que o jogador alcance o nível máximo de reputação com grupos opostos, que é o que torna a conquista mais desafiante.

Exploração

Quando se trata de exploração, os Bandos de Guerra impactam dois aspectos: a exploração do mapa e a descoberta de pontos de voo.

Em relação aos pontos de voo, eles passarão a ser vinculados à conta. Além disso, eles serão desbloqueados para todos os personagens independente do personagem do Bando de Guerra que os encontre. Assim, se você encontrar o primeiro ponto com um personagem A e o segundo com um personagem B, ambos estarão disponíveis para todos os personagens do Bando de Guerra.

A exploração não será alterada, continuando como é agora, com cada personagem fazendo progresso separadamente. Para quem quer fazer a descoberta uma única vez, porém, vai ser adicionado o brinquedo Mapa Todo Lugar Ao Mesmo Tempo do Bando de Guerra, que revela todos os mapas de regiões completamente exploradas por um membro do bando.

Banco e Moedas

As moedas do jogo não serão vinculadas à conta. Ao invés disso, a adição dos Bandos de Guerra trará um modo facilitado de transferir moedas entre os membros do grupo, permitindo que você gerencie o que gastar e em qual personagem de modo mais organizado.

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A própria interface permitirá que os jogadores façam as transferências, por meio do mesmo menu onde é possível conferir suas moedas. Vale notar que nem todas as moedas poderão ser transferidas, já que são conectadas ao progresso individual de cada personagem – isso vale para algumas moedas de The War Within, como os equivalentes dos Brasões e Pedras Volantes.

Já no que diz respeito ao banco, o Banco do Brado de Guerra será adicionado, podendo ser acessado nos caixas de banco do jogo. Ao todo, serão nove abas com um inventário de 98 compartimentos cada. Esse banco é separado do cofre individual de cada personagem, e pode ser personalizado e organizado da mesma forma que os Bancos da Guilda.

Qualquer membro do Bando de Guerra pode acessar o Banco do Bando para depositar e retirar itens à vontade, e qualquer item que não seja ligado à alma pode ser guardado lá. Ouro também poderá ser depositado e sacado com qualquer personagem do grupo. Além disso, reagentes podem ser guardados lá, permitindo que a criação de itens seja realizada sem precisar tirar os reagentes de lá.

Transmogs

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Sistema promete facilitar a coleção de transmogs

Com os Bandos de Guerra, será possível coletar aparências com qualquer personagem, e elas serão disponibilizadas para toda a conta. Assim, mesmo se um personagem não puder equipar um item, ele poderá coletar a aparência, permitindo que os personagens que podem usar aquele tipo de equipamento tenham acesso ao transmog. Aparências específicas de classe vão ser uma exceção, só podendo ser adquiridas usando a classe específica.

O novo sistema fará com que não seja necessário equipar o item para adicioná-lo à coleção. Se um item for destruído, desencantado, excluído, vendido, etc., a aparência dele será coletada automaticamente.

Além disso, a disputa por itens em raids com loot em grupo vai contar com uma nova opção. Quando um equipamento com aparência que você não coletou estiver disponível, vai haver a opção Transmogrificação para disputar esse item. Essa opção terá prioridade em relação à opção Ganância.

Tela de seleção de personagem

Outra atualização que vem com os Bandos de Guerra é a tela de seleção de personagem. Agora, todos os personagens vão aparecer na mesma tela, incluindo personagens de reinos diferentes.

No lançamento de The War Within, só quatro personagens vão aparecer em cada “cena” na tela de seleção de personagem. Apesar disso, a Blizzard já indicou que está trabalhando em expandir as telas de seleção.

Além disso, mais informações sobre cada personagem serão disponibilizadas na tela de seleção. Informações como nível de Mythic+ e Arena, profissões, ouro e outros serão visíveis para facilitar a escolha de com qual personagem jogar.

Como posso me inscrever para testar World of Warcraft The War Within?

WoW the war within Cinematica Thrall Anduin
The War Within estará disponível em teste Beta para jogadores selecionados

Para se inscrever para testar a versão Beta da nova expansão de Wow, tudo que você precisa fazer é acessar o site de The War Within e clicar no botão “Inscrever-se no Beta”. Um pop-up será aberto, explicando que você terá a chance de participar desse período de testes antes do lançamento da expansão, além de receber novidades e atualizações sobre o jogo.

Assim que clicar no botão para solicitar acesso, a página pedirá que você faça login em sua conta Battle.Net, caso não esteja logado. Em seguida, você voltará à janela anterior, e no lugar do botão encontrará a mensagem “Obrigado por participar! Se for selecionado, você receberá um e-mail nosso.”. Depois disso basta aguardar e torcer para ser um dos selecionados para o teste Beta da expansão.

Onde posso comprar e quanto custa a nova expansão de WoW?

The War Within está disponível para compra na loja oficial do Battle.Net. No momento, a expansão não conta com data exata de lançamento confirmada – o que é confirmado inclusive na página de compra é que ela será lançada em algum momento de 2024.

Abaixo você pode conferir informações sobre as diferentes versões já disponíveis em pré-venda, bem com seus valores:

Base EditionHeroic EditionEpic Edition
ValorR$ 169,00R$ 249,00R$ 319,00
Expansão The War Within disponível no lançamentoSimSimSim
World of Warcraft: DragonflightSimSimSim
Upgrade de Personagem para o Nível 70SimSimSim
Créditos do Comerciante5007501000
Montaria Cavalgaventos Algariano com voo dinâmico, dezenas de opções de personalização e acesso a corridas especiaisSimSim
Conjunto de Transmogrificação aprimorável Traje do CavalgaventosSimSim
Acesso ao Beta de The War WithinSim
3 dias de acesso antecipado à nova expansãoSim
30 dias de jogoSim
Mascote Tempestuoso, o Filhote da TempestadeSim
Brinquedo Grifo da Tempestade da Caixa de AreiaSim
Efeito de Pedra de Regresso Terrana das ProfundezasSim