Saiba tudo sobre o poderoso feiticeiro da Marvel que acaba de estrear no MCU
O Jovem é muito mais do que aparenta. Em uma reviravolta que todos esperavam, o misterioso adolescente de Agatha Desde Sempre, interpretado por Joe Locke, revelou ser Billy Maximoff, o filho perdido de Wanda Maximoff. Inspirado em um dos heróis mais poderosos dos quadrinhos da Marvel, Billy Kaplan, o feiticeiro promete ser importante na formação dos Jovens Vingadores e desponta como um dos maiores protagonistas abertamente LGBTQ+ do MCU. Mas o que mais podemos esperar do herói na busca por seu irmão Tommy? Talvez os quadrinhos tenham a resposta.
Tudo sobre o Wiccano
Origem do Wiccano
Diferente da série, em que o personagem está ligado à magia desde o início, a origem do Wiccano nos quadrinhos está diretamente atrelada ao surgimento dos Jovens Vingadores.
Perseguido por valentões na escola por conta de sua sexualidade e seu gosto por super-heróis, Billy era um garoto recluso e introvertido. Um dia, ele acabou esbarrando com a Feiticeira Escarlate por acaso, que o encorajou a enfrentar seus medos. Motivado a enfrentar o bullying de frente, Billy acaba despertando seus poderes e quase mata os meninos com eletricidade.
Desesperado, Wiccano procura os Vingadores em busca de ajuda, apenas para descobrir que a equipe havia rompido. Os heróis estavam desestabilizados por conta dos eventos de Vingadores: A Queda, em que a Feiticeira Escarlate se vinga da equipe após descobrir que eram responsáveis pela suposta morte de seus filhos. Entretanto, ele não fica desamparado. No caminho, acaba conhecendo o Rapaz de Ferro e, juntou ao Hulkling e Patriota, formam a primeira versão dos Jovens Vingadores.
Primeira aparição
Wiccano foi criado por Allan Heinberg e Jim Cheung em Jovens Vingadores #1, de abril de 2005. No início, a equipe queria emplacar uma versão mirim de cada Vingador original. Por isso, Billy chegou a usar o codinome Asgardiano na época, sendo um equivalente do Thor na equipe — apesar de não ser asgardiano e nunca ter qualquer relação com o planeta dos deuses nórdicos.
A princípio, seus poderes envolviam apenas eletricidade, canalizada em um cajado para facilitar os disparos. Porém, assim que começou a entender melhor a natureza mágica de suas habilidades, assumiu o codinome Wiccano.
Wiccano é filho da Feiticeira Escarlate?
Sempre que falamos sobre Wiccano, surge a dúvida sobre seu parentesco com a Feiticeira Escarlate. A confusão é compreensível. Afinal, Billy Kaplan é o filho biológico do casal Jeff e Rebecca Kaplan, mas também é a reencarnação de um filho perdido de Wanda, tanto na série quanto nos quadrinhos.
Na versão original, a Feiticeira Escarlate e o Visão tiveram dois filhos, Thomas e William, frutos da imaginação da Feiticeira que ganharam vida ao incorporarem fragmentos da alma de Mefisto. Porém, quando o demônio recuperou esses pedaços, os gêmeos deixaram de existir e a Feiticeira ficou desolada. Após os eventos de Vingadores: A Queda e Dinastia M, Wanda conseguiu de forma inconsciente reviver seus filhos, reencarnando suas almas nos corpos de William Kaplan e Thomas Shepherd.
E no MCU?
No Universo Cinematográfico Marvel, estes eventos foram adaptados de forma levemente diferente. Wanda Maximoff ainda cria dois filhos a partir de sua imaginação em WandaVision, porém o que trás os meninos à vida é a sua magia do caos. Eles deixam de existir quando ela decide por um fim no feitiço Hex, que também estava mantendo centenas de pessoas inocentes como refém. Descobrimos em Agatha Desde Sempre que, neste momento, a alma de seus filhos foi realocada para corpos de adolescentes que haviam acabado de morrer nas proximidades. Um deles foi Billy Kaplan. O paradeiro de Tommy Shepherd ainda é desconhecido.
Os poderes de Billy Maximoff
Wiccano possui o poder de alterar a realidade e dessa forma fazer magia ao manipular a energia mística do universo. Inclusive, o vilão Mestre Pandemônio confirmou que a magia do jovem é muito semelhante à da própria Feiticeira Escarlate e poderia, teoricamente, ser considerada uma forma de magia do caos. Ele está destinado a se tornar um dos seres mais poderosos do Universo Marvel, mas, por enquanto, seus poderes ainda tem alguns limites.
Além de alterar a realidade, o Wiccano também consegue curar, voar, se teletransportar, criar escudos e construtos sólidos, invocar elementos da natureza e até mesmo prever o futuro. Porém, mesmo com tanto poder, o herói ainda tem uma fraqueza: se não ouve o que está dizendo ou perde o foco, seus feitiços podem não funcionar.
A profecia do Demiurgo
No segundo volume de Jovens Vingadores, surge uma profecia de que o futuro de Billy é se tornar o Demiurgo, uma poderosa criatura mágica capaz de reescrever as leis da magia e criar seu próprio universo. Esta previsão já se concretizou em diferentes linhas do tempo do Universo Marvel. Em outras, Wicanno acaba se tornando o Mago Supremo da Terra.
O termo vem da filosofia e representa alguém que passou por diversas escolas de pensamento. O demiurgo é o “artesão divino”, uma espécie de princípio organizador do universo que, apesar de não ser quem cria a realidade, é quem modela e organiza a matéria caótica em algo novo.
Jovens Vingadores e mais equipes
Nos quadrinhos, o Wiccano é um dos membros fundadores dos Jovens Vingadores. O herói funciona como figura central em diferentes história e, por muito tempo, aparecia quase que exclusivamente nas aventuras desta equipe.
Com o tempo, Billy participou de outras equipes importantes do Universo Marvel. Ao lado do Hulkling, fez parte dos Novos Vingadores, liderados pelo Mancha Solar. Mais tarde, o feiticeiro se juntou à Strikeforce, junto de veteranos como Blade, Monica Rambeau e o Soldado Invernal. Mais recentemente, Wiccano e Hulkling fizeram parte de uma formação dos Guardiões da Galáxia por um breve período.
O namorado de Wicanno: Hulkling
Depois de protagonizar um beijo que resultou em um dos momentos mais conturbados da política brasileira, mesmo quem não conhecia o herói agora sabe que Wiccano e Hulkling são um casal. O primeiro encontro dos jovens aconteceu nas páginas desta mesma revista, no arco Os Jovens Vingadores: A Cruzada das Crianças, em 2010.
O relacionamento deles continuou avançando ao longo do tempo de forma bastante carinhosa. Em 2015, em Young Avengers #18, eles começaram a morar juntos sob o mesmo teto. Mas o casamento definitivo só aconteceu em 2020, durante o mini-arco Impéryo, pouco antes de Teddy Altman partir para assumir o trono das duas maiores facções interestelares: os Skrull e os Kree. Depois de resolver essa guerra, o casal realiza uma grande cerimônia para celebrar sua união com os seus amigos em Os Vingadores (2019) Vol. 28.