O próximo grande rival de Pokémon depois de Palworld
Palworld chamou atenção de todo o mundo com sua similaridade a Pokémon. Porém o jogo que deve rivalizar com a franquia da Nintendo é outro: Roco Kingdom, game chinês desenvolvido pela Morefun Studio para a Tencent. Com um visual que lembra Genshin Impact, confira tudo que você precisa saber sobre esse futuro sucesso mobile.
Tudo sobre Roco Kingdom
O que é Roco Kingdom?
Roco Kingdom (洛克王国, no original) é um futuro MMORPG desenvolvido para mobile pela Morefun Studio, uma divisão da gigante chinesa Tencent Games. Em um mundo aberto, o jogador poderá explorar diferentes biomas para capturar, treinar e batalhar criaturas mágicas chamadas Jinglings, ou simplesmente Elfos em chinês.
O jogo é uma sequência espiritual de outro game chinês de mesmo nome, lançado em Flash em 2010. A aventura acontece no Reino Roco, que dá nome ao título, onde uma tribo de pessoas chamadas Roco vivem em harmonia com seus mascotes elfos. Confira o trailer:
Roco Kingdom tem um anime?
A versão para browser do game, de 2010, fez tanto sucesso na China que chegou a ser adaptada para “anime” em uma série de filmes. Até o momento, a franquia conta com quatro longa metragens: Roco Kingdom! Knight of the Holy Dragon (2011), Roco Kingdom 2: Wish of the Holy Dragon (2013), Roco Kingdom 3: Guardian of the Holy Dragon (2014) e Roco Kingdom 4: Go! Valley of the Giants (2015).
Além das versão para o cinema, Roco Kingdom também foi adaptado como um webtoon em 2012. Uma série animada chegou a ser transmitida na CCTV em 2013. Chamada de Roco Kingdom Adventure, o anime chinês durou três temporadas antes de ser cancelado. A história continuou no livro Roco Kingdom Adventure 4: Deep Sea Lost City, que adapta o que teria sido a quarta temporada.
Como funciona a jogabilidade em Roco Kingdom?
O novo game, Roco Kingdom Mobile, traz uma jogabilidade que lembra bastante os títulos mais recentes de Pokémon para Nintendo Switch, Scarlet e Violet. Contudo, apresenta um visual mais refinado semelhante ao famoso Genshin Impact. A aventura mescla elementos de ambos universos para refinar ao máxima a sua experiência principal: a exploração de um mundo mágico.
Mundo aberto
O foco da jogabilidade é no vasto mundo aberto construído pela Morefun. Os desenvolvedores prometeram que a prioridade é garantir um mapa grande o suficiente para transmitir a sensação de liberdade aos jogadores, sem deixar de garantir que esteja cheio de oportunidades de interação — missões secundárias, monstros especiais e encontros únicos.
A graça da experiência será moldada pela exploração individual de cada jogador. Então cada cenário está sendo cuidadosamente construído levando em consideração a diversidade de terrenos, relevo, vegetação, ecologia e a conexão entre os ambientes para incentivar que os jogadores se surpreendem a cada instante. Assim, cada aventura terá uma sensação única, ainda que sigam a mesma história principal.
Missões e combate
Além de encontrar elfos das mais diversas formas e tamanhos, os jogadores, também conhecidos como Rocos, ainda podem encarar dungeons, participar de eventos especiais e, o mais interessantes, de batalhas. Assim como os games da linha principal de Pokémon, Roco Kingdom conta com um combate por turnos, um clássico dos RPGs orientais. Mesmo ao enfrentar múltiplos inimigos, o jogador precisará escolher os comandos a cada novo turno para só depois ver as batalhas entre os elfos se desenrolando em sua frente.
A missão principal, obviamente, contará com cenas animadas. Mas esse não é o único modo de descobrir mais sobre a história do jogo. Os mapas estão recheados de tarefas opcionais que vão expandir a experiência dos jogadores. Todos começam, por exemplo, na Montanha Qingfeng, como no game de 2010. Porém, ao invés de seguir o mesmo caminho, cada Roco poderá aceitar diferentes tarefas em sua jornada, construindo vínculos com diferentes personagens.
Magia e treinamento do personagem principal
Um grande diferencial do mundo de Roco Kingdom é a sua relação com a magia. Neste universo, não são apenas as criaturas que dominam poderes mágicos — os humanos também. Depois de sobreviver à Montanha Qingfeng, os jogadores terão a chance de aprender magia das estrelas em uma escola para conseguir habilidades únicas em sua aventura.
Os jogadores poderão melhorar seus próprios poderes e combiná-los com seus elfos para conseguir resultados ainda mais interessantes. Existe um limite do que um humano consegue fazer sozinho, então aprender a trabalhar ao lado dos elfos é essencial para ir ainda mais longe.
O que Roco Kingdom tem de igual a Pokémon?
Mesmo quem não é tão familiarizado com o mundo dos games logo percebe que Roco Kingdom tem muito em comum com o clássico japonês Pokémon. Ambos os jogos contam a história de uma criança que sai muito cedo de casa para domar e treinar criaturas místicas muito poderosas.
Como em Pokémon X e Y, para Nintendo 3DS, será possível andar em cima de seus elfos para atravessar os mais diferentes ambientes. Assim os monstrinhos acabam se tornando parte integral da exploração desta aventura, o que fortalece a conexão com o jogador. Outra semelhança do game chinês é o sistema de captura, em que o jogador também usa uma esfera para domar essas criaturas, parecidas com as Pokébolas.
As batalhas também acontecem da mesma forma que na franquia da Nintendo, com a diferença da quantidade de inimigos em campo, que varia de acordo com a situação. Em uma cena no trailer é possível ver o jogador enfrentando três criaturas de uma só vez, algo que nunca aconteceu em Pokémon.
Quantos monstrinhos existe em Roco Kingdom?
Depois de décadas acumulando novas criaturas, Pokémon ultrapassou a marca de 1000 monstrinhos para se capturar. Ninguém espera que Roco Kingdom tenha a mesma quantidade de elfos logo de cara. Contudo, em uma atualização em fevereiro de 2024, os desenvolvedores deram uma ideia do que esperar no jogo final: mais de 100 Elfos.
De acordo com uma publicação oficial, no momento os produtores já criaram e implementaram 100 monstrinhos diferentes na versão atual do jogo, que ainda não está disponível para o público. Ainda não foi revelado uma data oficial de lançamento, mas a Tencent não tem medo de adiar o quanto for necessário para ter uma experiência completa desde o lançamento inicial, como aconteceu com Genshin Impact.
Quando lança Roco Kingdom?
No momento, Roco Kingdom não conta com uma data oficial de lançamento. Entretanto, o game realizou um evento físico fechado de testes em Guangzhou, no Distrito de Haizhu na China, ao longo da última semana de janeiro.
Jogadores selecionados puderam testar o game por sete dias, com todas as despesas pagas, entre 22 e 28 de janeiro. Cada escolhido teve a chance de explorar o mundo do game por 2 horas e meia cada dia, somando 17 horas e 30 min de jogabilidade única no total. Infelizmente os participantes precisaram assinar um termo de confidencialidade, o que significa que novas informações não devem surgir por algum tempo.
Por outro lado, a existência de um teste do tipo indica que existe uma versão jogável pronta o suficiente para ser apresentada ao público no momento. Assim, estima-se que o lançamento no país oriental aconteça ainda no final de 2024. Um lançamento no ocidente deve acontecer pouco depois, em 2025.
Para qual plataforma chega Roco Kingdom?
Roco Kingdom está sendo desenvolvido para Android, iOS e PC no momento. Tudo indica que a Tencent está considerando uma estratégia de lançamento semelhante a outro sucesso chinês, o Genshin Impact. Assim, existem fortes chances de que o game receba uma versão otimizada para algum console da nova geração.
Considerando que o Xbox Series X conta com Palworld como exclusivo e o Nintendo Switch é a casa de Pokémon, a Sony deve tentar garantir uma exclusividade, mesmo que temporária, de Roco Kingdom no PlayStation 5.