Conheça Delicious in Dungeon, ou Dungeon Meshi, o anime que mistura Master Chef e RPG
Dungeon Meshi, também conhecido no ocidente por Delicious in Dungeon, é um anime slice of life diferente, que mistura a curiosidade culinária, típica de Master Chef, com um cenário fantástico clássico de RPGs, como Dungeons & Dragons e Game of Thrones. Cada episódio coloca o paladino Laios e seus amigos devorando as receitas mais peculiares em que os monstros são os ingredientes principais. Se a proposta já não fosse surpreendente o suficiente para o público, ainda teve outra novidade. Os novos episódios chegaram dublados na Netflix na mesma semana que estreavam no Japão, algo incomum na plataforma. Ficou curioso? Separamos tudo que você precisa saber sobre Dungeon Meshi!
Tudo sobre Dungeon Meshi
Qual é a história de Dungeon Meshi?
A trama acompanha um grupo de aventureiros sem grana que faz o que for preciso para sobreviver nas masmorras. Sem dinheiro para comer e conseguir bons equipamentos por métodos tradicionais, o jeito foi aprender a se virar apenas com o que encontravam dentro das dungeons: ou seja, monstros. E assim começa a jornada do paladino Laios, da maga Marcille e do ladino Chilcuck em Dungeon Meshi.
Mas eles nem sempre foram pé-rapados assim. No início, o trio era parte de uma guilda de exploradores junto com a feiticeira Falin, irmã de Laios. Porém, certo dia, a ganância falou mais alto que o bom senso e a equipe decidiu explorar um nível muito avançado da dungeon. Despreparados, perderam rapidamente para um poderoso Dragão Escarlate e só conseguiram escapar com vida graças ao sacrifício de Falin. Desde então, movidos por um forte sentimento de culpa e dever, o novo objetivo do grupo é se preparar da maneira correta para conseguir encontrar e resgatar a antiga aliada.
E até esse dia chegar, eles estão dispostos a fazer o que for preciso para sobreviver: até mesmo transformar os monstros em seu caminho em refeições maravilhosas. As criaturas asquerosas que encontram substituem os ingredientes comuns na hora de cozinhar pratos deliciosos, bem no estilo de animes culinários como Food Wars! (Shokugeki no Soma). A princípio a comida sempre ficava meio ruim, porque Laios, seguindo um livro de receitas antigo, não entendia muito das propriedades dos monstros. Mas quando encontram o anão Senshi, a sua jornada muda completamente. A cada episódio eles aprendem algo novo com o veterano e transformam monstros clássicos, como mandragoras e basiliscos, nos pratos mais inusitados que você pode esperar.
Confira o trailer:
Quem são os personagens de Dungeon Meshi?
Pessoas vão e vem ao longo da jornada, mas o grupo principal de aventureiros permanece o mesmo ao longo de boa parte da trama. O personagem principal da história é Laios Touden, que está decidido a resgatar sua irmã. E ao seu lado, na aventura, estão Marcille e Chilchuck e, por fim, Senshi também entra para a equipe. Confira um pouco mais sobre cada herói!
Personagens principais
Laios Touden
Laios Touden é o homem alto (humano) paladino que lidera essa guilda de desajustados e seu objetivo é resgatar sua irmã, Falin, antes que seja digerida pelo Dragão Escarlate. Ele tem uma mente aberta para viver novas experiências e tenta não julgar qualquer coisa antes de tentar ao menos uma vez, por isso acaba se aventurando na culinária de monstros.
Acaba desenvolvendo gosto pela coisa e adora testar novas combinações gastronômicas ao lado de Senshi. Algumas vezes, sua empolgação e curiosidade por cozinhar monstros pode passar um pouco do limite, mas seus amigos estão sempre prontos para pôr um pouco de bom senso em sua cabecinha de vento. Calmo e gentil, usa o que aprende sobre monstros na cozinha para derrotá-los em combate, protegendo seus aliados de um destino cruel.
Tem uma enorme dificuldade em entender as emoções humanas, o que faz com que cative rivais e inimigos por onde passa. Mas tem sempre a melhor das intenções e, apesar de sua impulsividade, está sempre tentando ajudar a todos sem pensar em recompensas.
Marcille Donato
Marcille Donato é uma elfa maga que, apesar de seus poderes mágicos, tem pavor de monstros. Não tanto de enfrentá-los, mas especialmente de precisar comê-los. Apesar de não esconder o seu nojo, costuma ceder ao que for melhor para a equipe.
Filha de magos da corte, seu objetivo secreto é aprender sobre os calabouços para criar uma nova versão otimizada destes lugares mágicos: sem monstros perigosos, apenas com criaturas que ofereçam recursos úteis a serem explorados pelos humanos. Por este motivo, fez pós-doutorado mágico, onde conheceu Falin, a irmã de Laios. Desenvolveu uma grande amizade com a humana, o que as levou a formar a equipe de exploração de calabouços principal da história.
Pode ser mimada e egoísta em alguns momentos, colocando o grupo em perigo por pura teimosia. Porém seu coração está no lugar certo e compensa os seus vacilos sendo uma feiticeira competente quando a situação exige. Sua especialidade é a magia ancestral, que apesar de poderosa, é bastante perigosa.
Chilchuck Tims
Chilchuck Tims é um pequenino, como os hobbits de O Senhor dos Anéis, que funciona como o ladino da equipe, desarmando armadilhas, invadindo baús e o que mais for necessário. Não é muito fã de combate, mas consegue se virar quando é necessário. Ele brilha mesmo na hora de conciliador do time, trazendo um pensamento realista para um grupo de sonhadores. Mesmo com seu pavio curto consegue gerenciar bem a falta de noção do Laios e do Senshi com a teimosia da Marcille.
Apesar de parecer um adolescente, para os padrões humanos, tem 29 anos. Isto, na idade dos halflings, equivale a quase 50 anos de um humano comum. Isso explica o seu gosto por bebidas alcóolicas, como vinho e pale ale. Em certo momento, outro segredo chocante é revelado sobre o pequenino: ele tem uma esposa e três filhas.
Senshi
Senshi é um anão guerreiro que entra na equipe quando percebe que Laios está tentando cozinhar com monstros, que é a sua grande paixão. Ele passou anos aprendendo como extrair o melhor dessas criaturas e cuida de seus amigos para que eles tenham as melhores refeições até mesmo nas piores condições. Luta com um machado e está bem animado com a possibilidade de cozinhar o Dragão Escarlate que a equipe tanto quer exterminar.
Tem uma enorme aversão à magia, por puro preconceito, o que lhe coloca em apuros com alguma frequência. Acaba aprendendo bastante com Marcille por serem tão diferentes entre si e se aproximando muito de Laios, por compartilharem as mesmas paixões. Mesmo sendo a adição mais recente à equipe, acaba se dando bem com todos e está sempre preocupado com o bem-estar de seus amigos.
Antes de encontrar seus novos aliados, vivia sozinho no calabouço buscando maneiras de proteger o ecossistema local da melhor forma possível, cultivando legumes, protegendo monstros e limpando áreas comuns desse lugar misterioso. Por esse motivo, apesar de ser um cozinheiro de mão cheia, não tem uma grande habilidade social e às vezes não entende o motivo das pessoas se irritarem com certas atitudes inocentes.
Falin Touden
Falin Touden, a irmã de Laios, foi devorada no início da aventura, mas tem um papel importante na história. Afinal, o grande objetivo de tudo é resgatá-la. É uma humana com grandes poderes mágicos, o que pode estar lhe mantendo viva na barriga do dragão por todo esse tempo. Também é capaz de se comunicar com fantasmas e proteger aliados de sua influência, graças a sua especialidade em magia necromante.
Apesar deste poder assustador, sua personalidade não poderia ser mais diferente. Tem um jeito doce e avoado que conquistava todos ao seu redor, especialmente o espadachim Shuro. Isso, aliado a seu pensamento inusitado, também fez com que brilhasse na escola de magia, o que chamou a atenção de Marcille. Ainda tem uma grande relevância na segunda metade da história quando a trama segue para um rumo inesperado.
Personagens secundários
Namari
Namari é uma anã guerreira que fazia parte da equipe do Laios na fatídica batalha contra o Dragão Vermelho, mas saiu da equipe após a derrota. Tem um conhecimento muito avançado de armas e armaduras por ser filha de um lendário ferreiro. Porém, acumulou uma série de dívidas após um erro gravíssimo de seu pai e segue como uma pária de sua própria raça. Explora a masmorra como a guarda-costas de um velho gnomo, o Sr. Tansu.
Shuro
Toshiro Nakamoto, mais conhecido como Shuro, é um humano espadachim que estava na equipe do Laios na batalha contra o Dragão Vermelho, mas seguiu seu próprio caminho após a derrota. Desde então lidera a sua própria guilda com um grupo de habilidosas guerreiras de suas terras, do oriente. Era apaixonado por Falin e por isso voltou a explorar o calabouço, determinado a salvar a sua amada.
Kabru
Kabru é um aventureiro humano cego por seu senso de justiça determinado a fazer de tudo para acabar com a corrupção na ilha. Seu principal objetivo é derrotar o Mago Maluco que criou o labirinto para evitar que os monstros escapem e espalhem o terror pela superfície. Tem um olhar muito apurado e uma mente muito analítica que faz com que consiga chegar a conclusão impressionantes como um verdadeiro detetive. Porém, seu jeito irredutível faz com que transforme Laios e seus amigos em seus principais inimigos.
Izutsumi
Izutsumi é uma mulher fera que acompanhava Shuro em suas aventuras, mas decide entrar para a equipe do Laios na primeira oportunidade. Tem uma personalidade típica de uma gata, sendo facilmente impressionável e levemente arisca. Acaba desenvolvendo um apreço especial por Marcille e acha que Laios é esquisito. Vivia coberta por um manto preto para esconder a sua verdadeira natureza e tem medo de sofrer preconceito por ser o resultado de experimentos mágicos. Trabalha junto com o bando de aventureiros com o objetivo de reverter sua maldição.
Thistle
Thistle é uma elfa maga bastante misteriosa que esbarra no grupo de Laios ao longo da aventura. Na primeira vez, eles a encontram em uma pintura mágica de um reino antigo. E depois ela volta a aparecer para desafiar o grupo para uma perigosa batalha. Tem um forte apego pelo calabouço que só é explicado próximo à metade da primeira temporada.
Neste momento, descobrimos que, na verdade, ela é o infame Mago Louco que criou o calabouço. No passado, ela entrou para a corte como escudeira do antigo Rei e foi incentivada por ele a aprender magia. Infelizmente, seu fascínio por magia antiga fez com que perdesse o bom senso e acabou amaldiçoando seu povo a vida eterna, sem poder sentir os prazeres da vida ou sair de seu domínio. Hoje, controla absolutamente tudo que acontece na masmorra e observa de perto os avanços da equipe de Laios.
Qual é a idade dos personagens?
Como neste universo não existem humanos como conhecemos, a idade dos personagens nem sempre condiz com a sua aparência. Um exemplo é Marcille que, como uma elfa, tem uma idade muito superior ao que aparenta. Mas talvez quem desperte mais curiosidade é Chilchuck, por ser tão habilidoso apesar do visual infantil. Confira quantos anos tem cada aliado de Laios:
- Laios Touden: 26 anos;
- Marcille Donato: 50 anos;
- Chilchuck: 29 anos (50 anos, em idade de humano);
- Senshi: 112 anos;
- Falin Touden: 23 anos;
- Izutsumi: 17 anos;
Quem produziu Dungeon Meshi?
A processo de adaptação do mangá em um anime foi comandado pelo estúdio TRIGGER, de Little Witch Academia. A direção ficou a cargo de Yoshihiro Miyajima, com roteiros por Kimiko Ueno, design de personagens por Naoki Takeda e música escrita pela dupla Yasunori Mitsuda e Shunsuke Tsuchiya. Miyajima montou uma equipe de animadores especializada especificamente em “desenhar comida bonita” para que esse aspecto impressionasse o público. Assim, quando os personagens terminam de cozinhar cada prato e vemos seu resultado final, temos imagens que nos deixam com água na boca e que lembram muito pratos que comemos na vida real. Nem parece que foram feito dos monstros mais repulsivos já vistos.
Como é o mangá?
Dungeon Meshi é um mangá criado por Ryoko Kui e foi publicada na revista Harta, especializada em seinens, histórias mais sérias para o público adulto. O mangá original começou a ser lançado em fevereiro de 2014 e a conclusão só foi acontecer quase dez anos depois, em setembro de 2023. Ao todo, a obra conta com 97 capítulos, que foram distribuídos em 14 volumes próprios.
Onde ler Dungeon Meshi?
No Brasil, o lançamento acontece pela Planet Manga, o selo da Panini de publicações japonesas, sob o nome Delicious in Dungeon — Delícias e Cabalouços. A primeira edição foi publicada em fevereiro de 2024. Novos exemplares chegam as bancas e lojas variadas mensalmente.
No momento, a única forma de ler oficialmente a obra em português é por meio das edições físicas, que podem ser encontradas em lojas como Amazon
. Não existe previsão de lançamento digital.
Quando lança e onde assistir?
Dungeon Meshi está disponível na Netflix. Novos episódios são divulgados no modelo de simulcast e chegam à plataforma todas as quintas-feiras logo após a exibição no Japão. O grande diferencial é que os episódios chegam com dublagem em português logo no lançamento, sem a demora de semanas que costuma acontecer em outros serviços.
Dungeon Meshi terá quantos episódios?
A primeira temporada conta com 24 episódios que adaptam os sete primeiros arcos da história, o que equivalem a 52 capítulos do mangá. O primeiro episódio foi ao ar em 04 de janeiro, com o início da temporada de inverno de 2024 (que começa junto ao inverno japonês). Não houve um hiato para a estreia da segunda parte da temporada. Sendo assim, a nova leva de episódios começou a ser exibida em 28 de março.
Calendário de estreia de episódios
Novos episódios de Dungeon Meshi chegam à Netflix às quintas. A série está prevista para ser exibida até meados de junho, caso não aconteça nenhum adiamento imprevisto. Confira o calendário de estreia, com datas para cada episódio:
- Episódio 1 – 04 de janeiro;
- Episódio 2 – 11 de janeiro;
- Episódio 3 – 18 de janeiro;
- Episódio 4 – 25 de janeiro;
- Episódio 5 – 1º de fevereiro;
- Episódio 6 – 8 de fevereiro;
- Episódio 7 -15 de fevereiro;
- Episódio 8 – 22 de fevereiro;
- Episódio 9 – 19 de fevereiro;
- Episódio 10 – 7 de março;
- Episódio 11 – 14 de março;
- Episódio 12- 21 de março;
- Episódio 13- 28 de março;
- Episódio 14- 4 de abril;
- Episódio 15- 11 de abril;
- Episódio 16- 18 de abril;
- Episódio 17- 25 de abril;
- Episódio 18- 2 de maio;
- Episódio 19- 9 de maio;
- Episódio 20- 16de maio;
- Episódio 21- 23 de maio;
- Episódio 22- 30 de maio;
- Episódio 23- 6 de junho;
- Episódio 24- 13 de junho;
Dungeon Meshi vai ter segunda temporada?
No dia 13 de junho, após a exibição do último episódio da primeira temporada, o Studio Trigger confirmou que a série retornaria para uma segunda temporada. Não há uma previsão concreta de quando acontece a estreia dos novos episódios, porém o anime deve retornar ao longo de 2025 ou 2026. Tudo indica que mais 24 episódios serão exibidos para concluir a trama.
Dungeon Meshi vai acabar?
Não houve um anúncio oficial sobre o possível término do anime, porém existem fortes evidências que a segunda temporada também será a última.
Caso o estúdio mantenha o mesmo ritmo de adaptação, transformando dois capítulos do mangá em um único episódio, os 45 capítulos restantes renderiam apenas 22 episódios, o suficiente para apenas mais uma temporada. E se isso não fosse o suficiente, o próprio diretor Yoshihiro Miyajima, havia comentado em uma entrevista, pouco após a estreia da série, que produziriam um total de duas temporadas.
Com o sucesso estrondoso da animação, existe a possibilidade que a série seja estendida para mais temporadas com a inclusão de episódios filler, uma prática cada vez menos comum na indústria por afastar o público.
Todos os episódios da primeira temporada de Dungeon Meshi já estão disponíveis na Netflix.