Synduality Echo Of Ada: O que achamos do próximo MMO da Bandai Namco?

Synduality Noir Echo of Ada CAPA

Game que mistura tiro e exploração, Synduality Echo of Ada teve teste fechado no último final de semana

Em setembro, a Bandai Namco realizou um teste de rede fechado para sua próxima aposta no universo online — Synduality: Echo of Ada. O game mistura ação com mechas e exploração em um ambiente extremamente hostil, o que desafia os jogadores a gerenciarem riscos o tempo todo. A convite da assessoria do estúdio, jogamos essa prévia ao longo de um final de semana e trazemos para vocês o que achamos do próximo MMO da Bandai.

O que é Synduality?

Synduality Noir
Synduality: Noir deu início a uma franquia transmídia, como SandLand (Créditos: Bandai)

Para quem está achando este nome familiar, mas não consegue lembrar de nenhum jogo desta franquia — saiba que isto não é por acaso. Echo of Ada faz parte de um projeto mais amplo da Bandai Namco de uma série transmídia, que atravessa diferentes formatos. Começou com o anime da Disney+ Synduality: Noir, de 2023, e continuou com o mangá e a light novel Synduality: Ellie. O game entra como o terceiro pilar desta empreitada para consolidar este mundo fantástico no gosto popular. Resta saber se será bem-sucedida ou não.

O que esperar de Synduality Echo of Ada?

IMG
Synduality Echo of Ada permite personalizar seus personagens (Créditos: Bandai Namco)

A premissa de Synduality é bem simples e nada original. O que não é exatamente um problema — ao menos isso torna mais fácil de se enxergar no mundo do jogo apesar da falação desnecessária no começo de tudo, que mais sobrecarrega o jogador do que ajuda a localizar aquele universo.

Basicamente, este é mais um mundo pós apocalíptico em que toda a sociedade como conhecemos foi destruída, exceto um pequeno grupo de humanos que se isolou de tudo. Muitos e muitos anos depois, quando a poeira baixou, essas pessoas decidiram desbravar as ruínas do velho mundo em busca de recursos. E a forma mais segura de fazer isso é controlando robôs muito bem equipados.

Basicamente a mesma premissa da franquia Fallout, da Bethesda. Até mesmo o meu namorado, completamente alheio ao mundo dos games, reconheceu rapidamente as semelhanças. A grande diferença é que, ao invés de um cataclisma nuclear, o mundo foi destruído em um grande dilúvio. E este elemento de crise climática, tão atual no contexto atual do Brasil, faz toda a diferença.

IMG
Exploração é o que mais empolga em Synduality Echo of Ada (Créditos: Bandai Namco)

Echo of Ada, como mencionado anteriormente, é uma mistura de jogo de ação com exploração. E enquanto o jogador desbrava os tímidos mapas do game, não apenas o clima, como todo o ecossistema ao seu redor precisam ser levados em conta. Os monstros, nativos a este lugar, podem te atacar a qualquer momento. Pancadas de chuva ácida podem surgir para danificar sua armadura. Até mesmo o ar não é seguro e é necessário ficar ligado na quantidade de bateria do seu robô. Acima de qualquer outra coisa, este é um jogo sobre sobrevivência e gerenciamento de recursos. E este aspecto é muito bem trabalhado.

Essa rotina — de sair, caçar minérios e ficar de olho em como o mundo ao seu redor quer te destruir — vicia muito rapidamente. Obriga o jogador a repensar, a cada nova expedição, seus objetivos. Dessa forma, a experiência fica muito mais dinâmica. O foco nunca permanece o mesmo por muito tempo, até quando surgem missões mais complexas. A prioridade sempre estará mudando, convidando o jogador a explorar novas áreas do mapa, o que traz um dinamismo muito bem vindo à experiência.

Do lado da ação, as coisas não são tão interessantes. A movimentação dos robôs, como esperado, é um tanto travada. Para tentar compensar, os combates são pensados para funcionar apesar das limitações. Na prática, não é bem assim.

IMG
Não espere batalhas épicas ou muito interessantes (Créditos: Bandai Namco)

Derrotar os monstros, genéricos e pouco variados, do mundo do game não apresenta qualquer desafio. Alguns tiros são o suficiente para uma rápida vitória. Em contrapartida, os robôs bandidos e outros jogadores superam qualquer jogador solitário muito rapidamente. Muito por conta da dificuldade em desviar e se reposicionar de forma rápida o suficiente para esboçar um contra-ataque. Qualquer emboscada pode se tornar rapidamente uma sentença de morte para quem não decidir fugir na primeira oportunidade, o que é uma pena. A ação, que deveria ser o segundo alicerce do game, não empolga. Pelo menos nessa versão de testes.

Mas ainda faltam alguns meses para o jogo sair do papel definitivamente e muita coisa pode mudar. Para quem gosta de sobrevivência e tem um grupo de amigos que toparia encarar uma nova aventura ao seu lado, esta promete ser uma ótima opção. Quem só está querendo curtir um bom game de ação talvez encontre alternativas melhores, como Astral Chain.

Quando lança Synduality Echo of Ada?

Se você ficou curioso, Synduality Echo of Ada chega ao PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC no dia 25 de janeiro de 2025. Apesar dos visuais modestos, versões para Nintendo Switch e para consoles da geração anterior não estão nos planos da empresa.

Leia também: