Review: Popucom é o que acontece quando se mistura Splatoon, Candy Crush e It Takes Two

Review: Popucom é o que acontece quando se mistura Splatoon, Candy Crush e It Takes Two

Uma experiência divertida e aconchegante como nenhuma outra

Enquanto explorava a Brasil Game Show do ano passado, um jogo completamente desconhecido chamou minha atenção. Longe das empresas mais populares, escondido em um estande chinês, um robôzinho simpático roubava a cena com o seu carisma. A roupagem parecia algo que a Nintendo faria — colorido, intuitivo, divertido e com uma ideia única — uma identidade que muitos estúdios maiores, como a Square Enix em Foamstars, tentaram replicar sem sucesso. Sempre faltava um charme próprio, que Popucom tem de sobra. Ele pode não estar no seu radar, mas Popucom tem tudo para ser o melhor jogo de conforto do ano.

Ficha Técnica

Popucom CAPA

Título: Popucom

Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4 e PC

Data de Lançamento: 2 de junho

Gênero: Plataforma, Puzzle, Shooter, Co-op

Desenvolvedora: Hypergryph

Distribuidora: Hypergryph

Descrição: Um jogo de puzzle em tempo real que mistura a energia de Splatoon, a lógica de Candy Crush e o desafio de It Takes Two.

O que achamos de Popucom?

Popucom tem tela dividida ao meio. Dos dois lados, meninos de cabelo colorido atiram em inimigos de bolinhas coloridas para derrotá-los. As cores dos meninos combinam com as cores dos inimigos.

Chega a ser meio difícil explicar a genialidade de Popucom para quem nunca jogou. Afinal, é um game que não se limita a um único gênero. Prefere navegar entre estilos para construir uma experiência única e memorável.

Para começar, assim como Splatoon da Nintendo, este é outro título que se apropria da base de um shooter, os famosos jogos de tiro, para fazer algo muito mais criativo que um simples tiroteio. O objeto não é derrotar outros jogadores, como de costume, mas colaborar com um amigo para chegar ao final de fases engenhosas, como no premiado It Takes Two.

No caminho, os jogadores precisam se ajudar a encarar uma série de obstáculos, entre testes de plataforma, parecidos com os da franquia Super Mario, e puzzles e inimigos, que oferecem um desafio bem similar ao Candy Crush. Para superar tanto os quebra-cabeças quanto os oponentes, os tiros da sua arma devem ser precisos e formar combinações de três bolinhas da mesma cor.

Popucom

Uma estratégia que costuma aparecer com mais frequência em jogos simples de celular, como Bejeweled e Pokémon Shuffle, mas que funciona estranhamente bem com o frenesi de um grande jogo de ação. Incorporar elementos testados e aprovados de games famosos torna o aprendizado muito mais intuitivo, sem que o jogo pareça repetitivo ou genérico.

Pelo contrário, os gêneros escolhidos, apesar de parecem conflitantes, tem uma sinergia surpreendente. A agitação dos shooters complementa a calmaria dos puzzles. A precisão das plataformas traz ordem para a bagunça dos chefes de bullet hell. No final, temos uma experiência única que é muito mais empolgante que a mera soma de suas partes.

Também é ótimo poder sempre compartilhar essa empolgação com um amigo. Popucom é um jogo para dois jogadores do início ao fim. Por um lado, é bem frustrante não poder jogar sozinho. Pior ainda não poder contar com um matchmaking online, para lhe conectar a desconhecidos ao redor do mundo. Se por um lado essa necessidade de contar com um amigo acaba se tornando uma barreira frustrante para a experiência, quando os astros se alinham é incrível coordenar com um amigo qual é a melhor forma de avançar nas fases.

Popucom tem uma menina tentando montar uma ponte de um lado enquanto do outro um menino atravessa o abismo de espinhos em cima de um bloco

Constantemente vai ser necessário proteger o seu amigo de lasers que só a sua barreira pode repelir, derrotar inimigos que só sofrem dano da sua cor de tiro e sincronizar ataques para superar um puzzle especialmente difícil. O jogo incluiu algumas sinalizações bem úteis para ajudar na hora de coordenar os movimentos, como uma contagem regressiva que vem a calhar em obstáculos que exigem um timing impecável.

Mesmo quando as coisas dão errado não é exatamente frustrante, por ter alguém ali do seu lado para rir das situações mais humilhantes.

O mais empolgante é ver como diferentes pessoas pensam em soluções próprias para uma mesma situação. Assim como The Legend of Zelda: Breath of The Wild, Popucom oferece ferramentas para que os jogadores superem os desafios de formas não-convencionais. Um bloco pensado para sustentar uma ponte, por exemplo, pode ser usado como uma simples plataforma para chegar do outro lado sem problemas. Ter a opção de ser inventivo na hora de resolver um puzzle particularmente frustrante, mesmo que em uma escala menor, traz um sentimento incomparável de recompensa.

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Sentimento que é estimulado pelos próprios mapas do jogo. As fases são construídas de forma quase artesanal para expandir cada aspecto de sua jogabilidade até o limite. Uma abordagem bem similar ao que a Nintendo traz em jogos como Super Mario 3D World e Donkey Kong Country Returns, em que uma mecânica é apresentada, ganha novas camadas que testam a maestria do jogador e é logo substituída por outra novidade. Dessa forma, fica difícil enjoar desse mundo encantador da Hypergryph.

A forma que a Hypergryph apresenta e constrói sutilmente este universo também merece aplausos. Sem atrapalhar o ritmo da aventura, os desenvolvedores soltam pequenas pistas do que acontece fora do laboratório que serve como o hub do jogo. Uma estratégia bem parecida com o que Splatoon fez em sua trilogia. Não traz o mesmo nível de profundidade que seu veterano, mas o charme e a personalidade são inegáveis e está presente também na customização dos personagens. Tudo tem um ar bastante familiar, mas uma identidade forte do que é a experiência de Popucom.

Quem está procurando por um jogo leve, nem um pouco violento, para curtir um momento legal com um amigo, Popucom é uma ótima opção. Com uma apresentação super polida e carismática, este game traz uma experiência reconfortante, com desafio na medida certa e uma apresentação muito colorida que só costuma ser encontrado em jogos da Nintendo. A gigante japonesa que se cuide, porque a China tem um forte concorrente para o Jogo de Família do Ano.

Popucom

Gabriel Mattos

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Visual
Roteiro
Jogabilidade

Veredito

Popucom traz uma jogabilidade cooperativa local como poucos games conseguem nos dias de hoje. É de um charme simples e irresistível que lembra muito os melhores jogos do Nintendo Wii ou até da era GameCube, como todo os avanços de um jogo moderno. A mistura perfeita entre um jogo calmo e agitado, que promete conquistar uma legião de fãs.

4.5
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