Review: Destiny 2 A Forma Final te leva ao coração do universo em uma jornada espetacular

destiny a forma final
destiny a forma final

Destiny 2 A Forma Final reúne todas as qualidades do jogo em uma expansão primorosa e emocionante

Dez anos depois do início dessa saga conturbada, Destiny 2: A Forma Final entrega uma satisfatória conclusão para os fãs que não abandonaram a franquia mesmo nos momentos mais sombrios. Além de um desfecho interessante para o seu arco principal, a nova expansão do game da Bungie sabe exatamente o que tornou sua jogabilidade tão interessante e adapta dungeons e raides de uma forma interessante em sua campanha principal. Mesmo com alguns leves deslizes, A Forma Final prova que o estúdio não se perdeu mesmo após a compra da PlayStation.

Ficha Técnica

destiny forma final

Título: Destiny 2 A Forma Final

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X e PC

Data de lançamento: 4 de junho de 2024

Desenvolvedora: Bungie

Descrição: Destiny 2 A Forma Final mostra conclusão do arco de Luz e Trevas da franquia

Um sinuoso caminho de luz e trevas

Em 2014, o lançamento de Destiny sacudiu os fãs de jogos siderais. O primeiro game da Bungie, após anos consagrando a franquia Halo, colocava o jogador no papel de um guardião no espaço para enfrentar diferentes tipos de criaturas, em algo similar a um MMORPG. Porém o lançamento sofreu com diversos problemas que nem a parceria com a Activision conseguiu contornar. Mesmo assim, a cada nova expansão, o título conseguiu reconquistar os jogadores e formar uma comunidade bem dedicada, principalmente após o lançamento de sua última expansão chamada de The Taken King.

Mas o jogo que deveria continuar recebendo atualizações acabou sendo encerrado para dar espaço para Destiny 2 em 2017, que prosseguia a história do anterior, mas que não trazia boa parte das evoluções que o jogo anterior ganhou ao longo dos anos. Ao longo dessa jornada ele passou por diversas mudanças, algumas positivas e outras negativas, assim como a própria Bungie que durante esse desenvolvimento conseguiu sua independência e alguns anos depois foi adquirida pela Sony.

No meio disso tudo Destiny 2 estava aos poucos construindo seu maior confronto contra uma misteriosa criatura chamada de A Testemunha que foi a responsável pela maior parte dos problemas que passamos durante toda a franquia até aqui, seja direta ou indiretamente. Agora em A Forma Final finalmente teremos a chance de confrontar o grande inimigo no desfecho do grande arco construído por todos esses anos na mais divertida e emocionante campanha do jogo.

A forma definitiva de Destiny

A testemunha
É hora de reunir o esquadrão para derrotar a Testemunha

Para quem não tem muito contato com Destiny, o jogador cria seu personagem que é chamado de Guardião, um guerreiro que foi revivido por uma pequena máquina chamada de Fantasma, a mando do Viajante, uma entidade similar a um sol, que dá Luz aos Guardiões concedendo poderes, para protegê-lo de seus inimigos. Do outro lado dessa balança temos A Testemunha, uma criatura que está disposta a tudo para tomar controle do poder desta entidade para conseguir colocar todo o universo na Forma Final, onde tudo se molda a sua vontade.

Ao fim da expansão anterior, A Queda da Luz, a Testemunha finalmente conseguiu adentrar no coração do Viajante no Coração Pálido e está cada vez mais próximo de cumprir seu objetivo. Resta ao jogador adentrar esse mundo misterioso e finalmente entender mais sobre seu inimigo e derrotá-lo, salvando todo o universo.

Ao longo dos anos, Destiny 2 teve seus altos como em Renegados e A Bruxa Rainha e também os seus baixos bem baixos, como foi o caso da expansão anterior que não chegou nem perto do que o público esperava sendo um dos momentos mais decepcionantes da franquia. Mas eles conseguiram se redimir e mostrar que o estúdio ainda é capaz de combinar sua ótima narrativa com a melhor jogabilidade de um FPS até hoje.

O grande ponto que torna A Forma Final tão espetacular é o seu foco em seus personagens. Além do Guardião, um pequeno grupo se reúne no Coração Pálido para essa jornada, Zavala, o líder da Vanguarda e aliados importantes da franquia como Ikora e também o Corvo, um caçador que começou como um vilão sob o nome de Uldren Sov e após sua morte foi revivido por um Fantasma com esse novo nome. O que chamou muita atenção nos primeiros trailers da nova expansão era a presença de Cayde-6, um dos personagens mais queridos da franquia, que foi morto por Uldren Sov e agora está de volta aos vivos por algum motivo misterioso.

Durante nossa jornada vamos acompanhar os dilemas de cada um desses personagens, Zavala e sua perda de fé no Viajante, o que faz com que ele cada vez mais se aproxime das trevas, sofrendo pelas diversas perdas ao longo de sua vida.

Mas mais importante a relação de Cayde-6 com todos esses personagens agora que ele retornou é possível atar suas pontas soltas, mas principalmente sua interação com o Corvo, que foi responsável pela sua morte. Aqui o jogo sabe muito bem tirar o foco do nosso protagonista e do grande conflito para mostrar todo o impacto de anos de luta em cada um desses personagens e como a Testemunha constantemente está tentando utilizar todos esses traumas para conseguir o que quer.

Ver a culminação de todos esses anos de jornada é tocante e o jogo sabe muito bem a hora de dar uma pausa na ação para ouvirmos os personagens e também contemplar nossa jornada até aqui. O grande problema da campanha é algo que já está presente em Destiny 2 a muito tempo, que é a dificuldade para um novo jogador adentrar neste mundo e entender a história.

Para aproveitar A Forma Final em toda a sua glória é preciso ter acompanhado os eventos anteriores do jogo e é um pouco difícil de conseguir isso atualmente. Certos conteúdos foram retirados do jogo ao longo dos anos e ele não faz um bom trabalho em explicar qual a ordem ideal para se fazer os conteúdos presentes atualmente, ficando mais fácil o jogador ir atrás de algum vídeo resumindo a história do que tentar jogar esses momentos.

Luz e trevas combinadas

luz e trevas
Explore os mistérios do Coração Pálido e aprenda mais sobre a Prísmatica

Além da história, o jogo entende bem tudo que torna Destiny tão divertido e aplica durante as missões da campanha. Muitas pessoas comentam como as dungeons e raids são extremamente interessantes, pela sua complexidade e a variedade de seus quebras-cabeça, mas como é um conteúdo endgame e requer um grupo fechado, somente uma parte da comunidade consegue aproveitá-los. A Forma Final tenta adaptar a ideia desses conteúdos de uma forma um pouco mais simples, mas que torna a jornada ainda mais interessante.

Cada missão traz em seus confrontos principais uma espécie de quebra cabeça simples, sejam eles interagir com os símbolos certos mostrados ao derrotar inimigos mais poderosos ou então algum desafio de pulo. Ao avançar no Coração Pálido os desafios vão aumentando sua dificuldade e apesar de não chegar no nível de suas raids ele consegue muito bem entregar o que é a experiência destes conteúdos de uma forma simplificada, mas que também auxilia o jogador a entender as ideias básicas de participar de um conteúdo mais complicados de Destiny.

Para muitos a adição mais importante de A Forma Final é sua nova subclasse. Ao longo de Destiny 2 o Guardião foi aprimorando suas habilidades com a Luz e também começou a aprender a utilizar os poderes das Trevas. Agora é o momento de colocar todo esse aprendizado em jogo combinando as duas em algo chamado de Prismatica.

A nova subclasse é uma pequena mistura de cada uma das anteriores apresentadas no jogo. Ao longo da campanha o jogador vai liberando mais opções para customização combinando habilidades de Vazio com Estase ou então Filamento e Fogo. Apesar de parecer algo extremamente complicado e que inviabiliza todas as outras opções do jogo, ela é razoavelmente limitada, mas ainda assim é possível realizar combinações extremamente poderosas e super divertidas.

A variedade de escolhas da Prismática vai se expandindo com o avanço da campanha, tendo até mesmo algumas habilidades com ligação direta com a narrativa e fazendo com que o jogador possa experimentar as combinações aos poucos até encontrar o que seja mais divertido. A nova subclasse é um dos grandes acertos da Bungie por conseguir unir uma mecânica extremamente divertida com um motivo narrativo brilhante que já estava sendo construído algumas expansões atrás.

Mas como um jogo como serviço a campanha é só uma pequena fração. O Coração Pálido pode ser explorado após encerrar a campanha e é visualmente espetacular, ele mistura alguns locais já conhecidos pelo jogador como Europa e outros planetas, mas com um toque mais surreal dando uma sensação de nostalgia e também de estranheza, já que os locais não são completamente idênticos. Ao adentrar mais profundamente no mapa podemos ver o impacto da Testemunha nos ambientes ficando cada vez maior e catastrófico dando um tom sinistro.

O mapa oferece o mesmo tipo de conteúdo que todos os outros, alguns eventos para derrotar inimigos, setores secretos e diversos tipos de coletáveis para adquirir. Mas assim como a campanha, eles trazem diversos quebra-cabeça para grande parte das atividades, o que as tornam muito mais interessantes de serem feitas em relação a dos locais anteriores.

Além disso, temos algumas novidades em termos de conteúdos para mais jogadores, um deles é uma forma de rejogar algumas missões da campanha com novos desafios focados no cooperativo. Esse novo modo requer a comunicação constante entre os 3 jogadores presentes e apesar de ter uma dificuldade um pouco mais elevada é extremamente divertida de se completar junto de amigos e apresentam certos desafios que não estão presentes em nenhum outro lugar.

Assim como o novo modo temos a Raid chamada de Limiar da Salvação que traz a investida final contra a Testemunha, sendo extremamente elogiada como a melhor raid produzida pela Bungie e com algumas batalhas inspiradas em outros MMORPG como Final Fantasy XIV. Um grande acerto em relação a isso é que apesar da Testemunha ser o último chefe da Raid, temos uma conclusão dos eventos fora do conteúdo para mais jogadores, permitindo que todos consigam enfrentar o vilão de uma forma ou de outra.

Destiny 2 A Forma Final

Ygor Ferreira

nota
Narrativa
Jogabilidade
Visual

Veredito

Destiny 2 A Forma Final é a culminação dos 10 anos da Bungie trabalhando na franquia, trazendo o ponto mais alto do estúdio desde o lançamento de Halo Reach e entrega um desfecho espetacular para o grande arco de Luz e Trevas junto de uma infinidade de conteúdos divertidos.

4.7

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *