Balatro consegue entregar um roguelike rápido e que rapidamente pode consumir seu tempo livre!
Depois que Slay the Spire, um jogo que mistura os elementos de jogos roguelike, onde morrer, grande parte do seu progresso é perdido, com um jogo de deckbuilding, onde o jogador vai construindo seu baralho ao longo que avança, dando infinitas possibilidades para o que será o foco do seu baralho, muitos outros desenvolvedores decidiram seguir a ideia dando seu toque especial a receita.
Mas um padrão deste estilo é que em sua maioria existe um grande foco no combate, já que você está reunindo cartas para se proteger e atacar, como é o caso de Monster Train ou o mais recente Ruff Ghanor. Para quem gosta desse estilo de jogo e não procura algo focado em combate, o que é algo difícil de se encontrar, Balatro é uma das melhores alternativas, misturando mecânicas de Poker com uma variedade de habilidades únicas em um roguelike extremamente simples, mas eficiente e divertido capaz de atrair até mesmo que não gosta de nenhum dos dois gêneros.
Ficha Técnica
Título: Balatro
Plataformas: PlayStation 5, Nintendo Switch e Mobile
Data de Lançamento: 20 de fevereiro de 2024
Gênero: Deckbuilding, roguelike, estratégia
Desenvolvedora: Playstack
Descrição: Uma nova forma de jogar poker em que cada partida é única.
Poker para quem não gosta de poker
A estrutura de Balatro é bem simples, o jogador tem um baralho com inicialmente 52 cartas e a cada rodada precisa atingir um número de pontos para prosseguir para a próxima até chegar ao fim. Para isso o jogador compra algumas cartas e precisa fazer as mãos de Poker para ganhar pontos, seja par de duas cartas iguais, ou então um Royal Flush trazendo 5 cartas em ordens do mesmo naipe. Aqui não é preciso conhecer o jogo previamente já que a todo momento você pode olhar uma “colinha” que lista as possiveis mãos de poker, tudo de forma bem intuitiva, onde em sua primeira partida já se consegue entender muito bem todo o seu funcionamento.
Para isso, você pode descartar algumas cartas da mão ou então jogar combinações menores para filtrar suas cartas, se você não conseguir atingir a pontuação pedida em 4 jogadas é o fim da jornada. Cada uma dessas combinações geram uma quantia de pontos e também trazem um multiplicador para gerar números ainda maiores, mas só é possível saber o número certo de sua combinação depois dela ser jogada, o que causa essa sensação de conseguir passar de uma rodada difícil de raspão, muito similar ao derrotar um chefe muito difícil. Todo o trabalho visual e principalmente sonoro auxilia ainda mais para esses breves momentos de emoção que vão acontecer com frequência durante cada rodada.
Mas ao passar das primeiras rodadas e ganhar um pouco de dinheiro como recompensa, suas mecânicas de Roguelike começam a se mostrar. Além de seu baralho, você pode ter 5 cartas coringas e dois “itens” e sempre ao fim de cada rodada o jogador tem acesso a uma loja para comprar um desses itens ou então pacotes de cartas onde é possível escolher uma ou mais cartas para o seu baralho, aumentando sua variedade.
As cartas coringas são o que seria comparado a habilidades novas que se espera do gênero, onde cada uma delas traz efeitos únicos, como aumentar o multiplicador de todas as cartas do naipe específico ou dobrar sua pontuação caso você use mãos menos populares, como duplas.
Em especial os coringas é o que torna cada tentativa única, já que uma boa combinação de coringas é um dos principais fatores que irá definir se você chegará até o fim do jogo gerando combinações que podem fazer seus números chegarem aos milhões. Além disso, com o avançar de sua jornada você vai filtrando seu baralho, assim como em Slay the Spire com possibilidades de excluir algumas cartas, aprimorar outras, tirando um pouco o fator da sorte durante suas rodadas, já que você tem mais chances de encontrar o que precisa.
Os “itens” são divididos em dois tipos de cartas, as cartas de tarot podem transformar cartas durante as rodadas, como deixar seu 7 de diamante dourado, fazendo com que você ganha dinheiro se ele estiver na sua mão por exemplo, mas também dão efeitos mais momentâneos, como excluir uma carta da sua mão, sem a necessidade de gastar um descarte e pode ser o que vai definir a vitória em um round de altas pontuações. Por fim, temos as cartas de planeta, que dão melhorias para uma combinação de cartas específicas.
O que parece um jogo de poker meio estranho vai cada vez mais se tornando um roguelike mais convencional, já que reunindo as várias combinações você pode ser capaz de vencer fazendo usando somente as mãos que não seriam ideais em um jogo de poker ou então ser capaz de transformar todo o seu baralho únicamente de um único naipe, as possibilidades são bem grandes. Nenhuma partida vai ser similar a outra, já que a variedade é tão grande que será muito difícil você conseguir dois coringas iguais ao da tentativa anterior.
Como algumas melhorias só são disponibilizadas depois que o jogador jogue uma certa quantia de partidas, é possível se acostumar com o básico antes dos efeitos mais complicados e únicos darem as caras. E assim como outros jogos nesse estilo, terminar pela primeira vez significa mais possibilidades, já que com isso é possível aumentar a dificuldade e desbloquear baralhos ainda mais únicos para sua jornada, que já te dão alguns benefícios únicos no início de sua partida.
O que não funciona em Balatro?
Talvez o único problema de Balatro seja sua aleatoriedade nas as rodadas principais, que poderiam ser chamadas de chefes que trazem algum efeito negativo que o jogador precisa lidar e podem gerar alguns momentos de frustração como chegar próximo do fim somente para perder em uma rodada que você só pode utilizar uma mão ou alguns outros efeitos mais que anula por completo sua estratégia, assim como qualquer outro jogo que dependa da sorte. Apesar disso, como é um jogo muito rápido não existe aquela sensação de que sua investida de 2 horas resultou em nada, já que em meia hora você consegue encerrar sua partida.
Balatro traz uma mistura única que consegue reunir poker e roguelike em uma alternativa rápida, divertida e uma boa introdução para quem tem vontade de explorar jogos deste estilo, mas ficam frustrado com a dificuldade extrema.
Balatro
Veredito
Balatro consegue entregar um roguelike rápido e que rapidamente pode consumir seu tempo livre!
Leia também: