Ícone do site

Review: Apesar das qualidades, A Quiet Place – The Road Ahead esquece de trazer algo novo para a franquia

quiet place ()

A Quiet Place: The Road Head se debruça na mitologia da franquia cinematográfica

Jogo apresenta uma experiência satisfatória e agoniante

Ascendendo em popularidade em 2018, parecia apenas uma questão de tempo para que A Quiet Place (Um Lugar Silencioso em tradução oficial) chegasse ao mundo dos jogos. O único problema é que, diferente de produções como Alien Isolation, que entrega uma experiência que estende em sentido e mitologia o que é apresentado em seu material base, A Quiet Place – The Road Ahead esquece que poderia ir além.

O que você precisa saber sobre A Quiet Place: The Road Ahead?

Ficha Técnica

imagem

Título: A Quiet Place: The Road Ahead

Plataformas: PC, PlayStation 5 e Xbox Series X | S

Data de Lançamento: 17 de outubro de 2024

Gênero: Terror e Sobrevivência

Desenvolvedora: Stormind Games

Distribuidora: Saber Interactive Inc.

Descrição: Inpirado no universo da franquia Um Lugar Silencioso, em A Quiet Place: The Road Ahead, Alex precisa sobreviver aos alienígenas conhecidos como Death Angel.

Jogo explora a angústia de Um Lugar Silencioso

quiet place
A Quiet Place – The Road Ahead é um jogo tão angustiante quanto seus filmes

Desenvolvido pela Stormind Games, o jogo segue a história de Alex, uma sobrevivente da chegada dos Death Angels (Anjos da Morte em tradução literal) na Terra. Indo do passado para o futuro, vemos o relacionamento da garota com sua família enquanto tenta compreender se há alguma saída para essa realidade pós apocalíptica.

Aqui, exatamente como nos três filmes lançados até o momento, a grande ameaça fica para os alienígenas e as relações sociais formadas devido a essa situação extrema. Logo, não espere grandes reviravoltas envolvendo formas de matar os Death Angels ou soluções que já não tenham sido apresentadas em qualquer um dos Um Lugar Silencioso.

quiet place ()
Mecânicas lembram Alien: Isolation

Para uma ambientação claustrofóbica e intensa, os desenvolvedores deixaram a inovação para depois. Logo, o que brilha aqui é a sua narrativa. Alternando entre o primeiro dia e os dias 119 e 120; como um quebra-cabeça, vamos entendendo as inimizades de Alex, seus amores, dores e perdas.

Muito mais do que um jogo de sobrevivência, A Quiet Place – The Road Ahead acerta em entender que o universo de Um Lugar Silencioso é solitário, inóspito e destrói o indivíduo de todas as formas possíveis.

O que revela outro ponto crucial do jogo. Assim como Alien: Isolation, o foco de The Road Ahead fica para a protagonista e seu monstro espreitador. Grande parte das mecânicas — o decibelímetro, o microfone e a principal regra de não enfrentar o “vilão”  — são similares em algum nível com Alien: Isolation.

quiet place ()
Desenvolvedores entenderam o tom do universo de Um Lugar Silencioso

E isso não é um demérito do jogo. Pelo contrário, é nítido como entenderam como utilizar um monstro tão invencível como o Death Angel. Desta forma, a ambientação  — que incluem objetos e superfícies que fazem barulho  — a movimentação do personagem e a reação do jogador, tudo se tornou parte da jogatina, fazendo com que mergulhemos na experiência de ser a Alex.

A Quiet Place: The Road Ahead esquece que pode ir além

O único problema é que, apesar desses acertos, o jogo não parece entregar tudo o que poderia. A Quiet Place – The Road Ahead é um jogo exemplar em vários aspectos, mas falha no mesmo quesito de filmes como Um Lugar Silencioso 2 ou Um Lugar Silencioso – Dia Um: não há nada de novo.

quiet place ()
Cena de A Quiet Place – The Road Ahead

Assim como John Krasinski pareceu hipnotizado com a possibilidade de construir um suspense no puro silêncio, a Stormind Games se conteve em utilizar a mesma lógica. O estúdio parece ter tido pouco espaço para entender quais outras possibilidades um mundo como esse pode prover. 

O que, novamente, não é um demérito, mas nos faz questionar qual o propósito do universo de Um Lugar Silencioso, entregar novas histórias ou se debruçar sobre as mesmas mecânicas?

Avisos importantes

quiet place ()
Ambientação é um dos destaques de A Quiet Place – The Road Ahead

Apesar disso tudo, A Quiet Place – The Road Ahead é um experiência interessante para qualquer amante de jogos de terror, principalmente para os que sentem falta dos sentimentos causados por Alien: Isolation. Mas também para quem procura um jogo rápido, mas também intenso.

Vale lembrar que alguns momentos do jogo podem incomodar pessoas com misofonia — reação negativa a estímulos sonoros. Para localizar suas vítimas, os Death Angels utilizam sons agudos, o que, repetidamente, pode gerar algum tipo de incômodo. Pessoalmente, por ter tido uma experiência com fones de ouvido, esse foi o momento mais irritante do jogo.

Porém, está longe de ser algo que impossibilita o seu aproveitamento. De certa forma, é mais um aspecto que desestabiliza tanto Alex quanto o jogador.

A Quiet Place: The Road Ahead está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X | S.

A Quiet Place: The Road Ahead

Junno Sena

quiet place ()
Visual
Jogabilidade
História
Inovação

Veredito

A Quiet Place – The Road Ahead apresenta uma experiência satisfatória de survival horror, mas esquece de apresentar algo de novo para a franquia.

3.8

Análise feita com cópia gentilmente cedida pela Saber Interactive para Xbox Series X.

Leia também:

Sair da versão mobile