Arte apresenta graves inconsistências que jamais teriam passado despercebido por um artista humano
Nesta terça (4), a Marvel Studios começou os preparativos para intensificar a campanha de divulgação de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, o futuro filme do estúdio. Além de publicar o primeiro trailer oficial da produção, a empresa também compartilhou um novo pôster que está dividindo opiniões. De acordo com fãs, a campanha publicitária teria sido criada, sem muitos critérios, com o uso de inteligência artificial.
A acusação começou a circular nas redes quando pessoas compartilharam um trecho aproximado do pôster em que é possível perceber que algumas mãos de personagens possuíam apenas quatro dedos, ao invés dos tradicionais cinco. Somado ao visual genérico da peça em questão, uma parte considerável do público começou a questionar a procedência da obra. Confira a comparação:


Qual é o problema do uso de IA?
Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, a inteligência artificial generativa acumulou tanto defensores quanto críticos. Se por um lado a nova ferramenta acelera processos trabalhosos e aumenta o potencial produtivo de empresas, por outro traz prejuízos éticos, sociais e ambientais.
Além de depender do roubo de inteligência artificial para consolidar seus bancos de dados, a inteligência artificial generativa promove o sucateamento de condições de trabalho em múltiplos ramos, a invasão de privacidade e exige uma quantidade exorbitante de água para resfriar seus servidores e manter o esquema funcionando.
O que diz a Marvel Studios sobre o assunto?
Até o momento, o estúdio não confirmou nem negou publicamente o uso de inteligência artificial, mas é provável que não chegue a haver um comunicado sobre o assunto. No meio corporativo, a ferramenta está sendo vista com bons olhos e é alvo de investimentos pesados do novo governo federal dos Estados Unidos. A expectativa é que cada vez mais produções sejam afetadas pelo uso de inteligência artificial nos próximos anos. Resta torcer para que isso não prejudique a qualidade do produto final.
Trailer de Quarteto Fantástico
Apesar da recepção divisiva do novo pôster, o trailer de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, que traz destaque para reação familiar da equipe, foi bem recebido pelo público. Confira o vídeo a seguir:
No longa, Pedro Pascal assume o papel de Senhor Fantástico, um cientista brilhante que se torna super-herói após um acidente cósmico. Desde então, sua esposa Sue Storm, vivida por Vanessa Kirby, seu cunhado Johnny Storm, vivido por Joseph Quinn, e seu melhor amigo Ben Grimm, vivido por Ebon Moss-Bachrach, se unem como a última linha de defesa da Terra de uma realidade paralela contra ataques siderais.
O projeto é o segundo filme da Marvel Studios a estrear nos cinemas em 2025. O primeiro longa, Capitão América: Admirável Mundo Novo, chega em 13 de fevereiro e está enfrentando um forte boicote de setores conservadores do público por conta de seu protagonista negro. Em contraste, Quarteto Fantástico e Superman, os maiores lançamentos do gênero deste ano, não apresentam nenhum ator negro em seu elenco principal.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos estreia em 24 de julho no Brasil.