Novo jogo da From Software leva o cooperativo dos soulslike a um nível diferente!
No estado atual da indústria, onde grandes estúdios fecham jogos na semana de seu lançamento e atribuem o “fracasso” financeiro à falta de um multiplayer, fica difícil ter qualquer empolgação com o anúncio de um novo jogo únicamente cooperativo. Ainda mais vindo de um estúdio focado em produções singleplayer, como é o caso da From Software.
O anúncio de Elden Ring Nightreign pegou muitos fãs de surpresa com uma versão para três jogadores do mundo do maior sucesso da From Software. Apesar do ceticismo, o network test que aconteceu no último final de semana (dia 15) mostrou que existe uma ideia divertida e com novidades a fórmula souls em Nightreign.
Um toque de roguelike e outro de battle royale

O looping de gameplay de Elden Ring Nightreign é bem simples, você se reúne com outros dois jogadores, escolhe um personagem e então monta em uma águia de volta para o mapa do premiado RPG. Assim como Fortnite, o personagem cai em uma parte do mapa e agora é preciso reunir coletar recursos enquanto o mapa vai se fechando lentamente, trazendo uma chuva que drena aos poucos a vida dos jogadores.
O objetivo é sobreviver 3 dias, onde na primeira fase precisamos derrotar inimigos até que a noite chegue e então enfrentar o chefe principal. Para se tornar mais forte é simples, basta derrotar inimigos e chefes, coletando Runas para subir de nível nos diversos pontos de graça distribuídos pelo mapa.
Mas não basta somente aumentar os status, matar chefe oferece novas armas e habilidades únicas, seja coisas simples como alguma melhoria ao aparar ataques ou algo que não é visto em Souls padrões como invocar um raio ao rolar.
Como ao morrer ou concluir todos os objetivos as armas e habilidades são perdidas, isso permitiu que o estúdio experimentasse mais com coisas que seriam difíceis de se ver em um singleplayer. O teste tinha disponível 4 personagens diferentes, cada um com suas habilidades únicas.
O Selvagem tem um gancho que puxa inimigos para perto ou se joga contra eles e também pode lançar uma bomba de fogo devastadora. Temos também a Duquesa que tem uma habilidade que faz com que o inimigo receba novamente todo o dano dos últimos segundos que se utilizado de forma coordenada com os outros jogadores pode derrotar chefes em segundos.
Coordenação é a palavra chave que vai definir se Nightreign é divertido ou não. Jogando com pessoas aleatórias e sem comunicação facilmente se torna frustrante. As chances de cada um seguir para um caminho diferente do mapa e não conseguir derrotar inimigos relevantes antes que a noite chegue são bem altas resultando numa morte rápida nos chefes principais.
Em contrapartida, estar junto de amigos e com constante comunicação é uma das experiências mais divertidas em multiplayer, principalmente no âmbito AAA. É muito recompensador combinar as habilidades dos personagens disponíveis, criar estratégias para enfrentar os chefes mais difíceis e criar rotas ideias para se tornar mais forte explorando o mapa.
Como foi um teste de servidor problemas de conexão, principalmente nos primeiros dias eram constantes e mostra também a complexidade de se jogar com amigos. Ao invés de somente convidar pessoas da sua lista para um grupo é preciso criar uma senha, fazer com que os outros jogadores também coloque a senha e após isso tentar parear com outros jogadores.
A From Software está produzindo Souls já a mais de 10 anos e foi alvo de muitas reclamações por como é burocrático jogar junto de amigos. Com um jogo completamente focado em multiplayer se esperava que isso seria algo levado em consideração, o que não foi o caso.
Elden Ring Nightreign está previsto para ser lançado no dia 30 de maio para PlayStation 4 e 5, PC, Xbox One e Xbox Series S/X.