2xko mostra ser uma experiência incrível para atrair um novo público para jogos de luta e também veteranos
Em 2019 a Riot Games fez uma grande comemoração pelos 10 anos de League of Legends e com isso anunciou alguns novos jogos que estavam em desenvolvimento. Desde então tivemos o lançamento de Legends of Runeterra, um jogo de cartas no universo de LoL que acabou não atraindo uma grande quantidade de fãs e também Valorant, um dos FPS mais populares atualmente.
O outro grande anúncio deste evento foi o Project L, um jogo de luta usando os personagens populares do MOBA. Por muito tempo poucas informações sobre o jogo foram reveladas, até que ele começou a ser testado em eventos de jogos de luta ao redor do mundo. Depois de muita espera, um Alpha fechado chegou no último dia 8 e é possível vislumbrar um pouco de suas ideias e ter uma noção do futuro brilhante que ele pode apresentar.
Um jogo de luta para se cooperar
Anteriormente chamado de Project L, 2xko é um jogo de luta em equipe, onde cada jogador escolhe dois personagens e é possível alternar entre eles durante a luta e utilizar assistências seja defensiva ou ofensivamente, muito similar ao que vemos em Marvel vs Capcom e mais recentemente em Dragon Ball FighterZ, jogos conhecidos pela quantidade de coisas diferentes acontecendo na tela, parecendo até mesmo menos convidativos que algo como Street Fighter.
Apesar disso, 2xko aposta em uma variedade de mecânicas e ideias para amenizar esse receio e atrair jogadores novatos. A primeira delas é claro que são seus personagens, ao longo dos anos os Campeões de League of Legends foram se tornando cada vez mais populares, seja com animações como Arcane ou investimentos musicais como em KDA. No momento, o elenco de 2xko tem 6 personagens: Yasuo, Ahri, Illaoi, Ekko, Darius e Braum, uma variedade visual, de popularidade e também de jogabilidade, onde cada um traz algum tipo de sistema próprio, seja os tentáculos que ajudam na ofensiva de Illaoi ou o sangramento de Darius que causa dano mesmo que seu oponente esteja defendendo.
Mas o que o torna extremamente único é a possibilidade de se jogar junto de outro jogador. Em sua grande maioria, jogos de luta se focam em desafiar outras pessoas, não existe trabalho em equipe já que são confrontos 1 contra 1. Aqui podemos jogar com outra pessoa, onde cada um escolhe um personagem e enquanto um está ativo na tela o outro pode utilizar a assistência para dar uma ajuda ao seu parceiro.
Em um primeiro momento a ideia pode parecer péssima e algo que atrapalha fortemente o ritmo do confronto, mas acaba funcionando de uma forma extremamente divertida, mesmo que nas primeiras partidas seja confuso e meio desengonçado. Devido às ótimas animações do jogo é possível compreender momentos onde é possível auxiliar seu companheiro em combate dando uma incrível sensação de trabalho em equipe e mesmo quando um acaba atrapalhando o outro acaba gerando algumas interações únicas e divertidas.
Ele também aposta com tudo em sua simplicidade, onde utilizar golpes especiais não exige fazer comandos como baixo diagonal frente, apelidado pela comunidade de jogos de luta como meia-lua. Em 2xko cada personagem traz dois botões de especiais que ganham variações ao apertar junto a certas direções, seja para baixo ou frente, assim como em Super Smash Bros.
Isso remove uma barreira que acaba sendo limitante para muitos jogadores que têm dificuldade a realizar esses comandos e o torna mais convidativo. Ele também trás seu golpes básicos de forma similar a Dragon Ball, com um botão para ataques fracos, um para médios e por fim um para os fortes, o que dá uma boa simplificada para se começar a aprender o jogo.
Mas apesar da simplicidade, 2xko está longe de ser um jogo fácil de se aprimorar, caso deseje se aprofundar para vencer nas filas ranqueadas ou então participar de algum campeonato. Os combos de cada personagem são bem longos e exigem certa noção de espaçamento e de timing do que em primeiro momento ele possa parecer, junto disso temos as assistência e trocas de personagens que podem estender ainda mais sua ofensiva contra o inimigo e é necessário uma boa quantidade de tempo para se entender como executar. Mas realizar alguns desses combos gigantes é extremamente recompensante de se realizar de uma forma que jogos mais “pé no chão” como Street Fighter e Tekken não chegam nem perto.
Para complementar essa bagunça em tela temos os fuses, diferentes habilidades que vão ajudar como cada jogador se porta em confronto e também uma forma de simplificar ainda mais seu sistema para outras pessoas. Com os fuses é possível usar a habilidade de uma assistência duas vezes seguidas,combinar golpes especiais dos dois personagens ou então realizar mais trocas enquanto ambos Campeões estiverem na tela.
Mas para quem só procura diversão e não quer se adentrar muito em todos os seus sistemas ele oferece um fuse que dá acesso a combos automáticos, apertando um dos botões de ataque. Tudo isso dá ferramentas para que os jogadores possam se expressar em combate, fazendo com que mesmo que seu oponente esteja com os mesmo Campeões suas estratégias serão diferentes.
Um jogo de luta bem social
Além dos confrontos por si só, o Alpha traz também um pouco do que poderemos ver fora da batalha. Assim como boa parte dos jogos de luta atuais, 2xko oferece um lobby onde podemos criar um pequeno avatar para navegar o local. Constantemente essas áreas são criticadas por boa parte da comunidade de jogos de luta já que elas muitas vezes não adicionam muito e só servem para colocar uma etapa a mais para o que realmente importa, algo que não é exatamente o que acontece aqui.
O lobby oferece diversos arcades pelo pequeno mapa, além de um central no meio. Cada um serve para desafiar outros jogadores e existe uma tela mostrando os principais vencedores do local. O mais importante é que ao se aproximar de um arcade que já está ocupado é possível assistir a partida sem a necessidade de passar por uma tela de carregamento, assim como o arcade central que tem uma gigantesca tv mostrando a todo o momento o confronto acontecendo ali.
Apesar de ainda assim diversos jogadores preferirem somente seguir para a luta e ficar no treino até que uma partida seja encontrada, o lobby entrega um pouco mais de competitividade, já que todos ali vão saber quem é o rival a ser superado, que está com 10 ou até mais vitórias seguidas. Também é possível criar pequenos lobbies fechados que apresentam menos arcades, mas trazem as mesmas funções, permitindo que quem não esteja jogando assista com facilidade.
Como 2xko será um jogo gratuito e ao que tudo indica pretende seguir os mesmo caminhos de League of Legends, onde adquirir novos personagens será algo mais simples, teremos muitos cosméticos para adquirir. No Alpha temos duas skins de personagens disponíveis, Yasuo Lâmina Cantante e Ahri da Dinastia, que trazem um pouco mais de alteração, alterando a cor de suas orbes que ela utiliza em confronto. Os avatares também apresentam diversos itens que podem ser adquiridos por um passe de batalha e é esperado que outros sejam adquiridos em outras formas.
Apesar de muitas qualidades, o Alpha ainda mostra que existe uma jornada até seu lançamento. A HUD em combate ainda parece muito crua e simples e algumas respostas visuais, como a de troca de personagem poderiam ser mais indicativas e pode atrapalhar os jogadores durante o combate.
O tutorial disponível no momento também precisa de alguns ajustes. Ele funciona para ensinar o que serve cada um dos botões, mas deixa de fora grande parte das ferramentas defensivas que são extremamente importantes até mesmo para jogadores iniciantes.
2xko será lançado para PlayStation 5, Xbox Series S/X e PC, mas até o momento segue sem uma data de lançamento. Ele já está sendo um jogo extremamente antecipado mas sua Alpha aumentou ainda mais a expectativa, no que tem chance de ser um dos jogos de luta mais populares e divertidos do cenários.