Personagem misteriosa dos quadrinhos retorna no Universo Cinematográfico da Marvel
Como muitos suspeitavam, a Morte fez sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel. Ela é a verdadeira identidade da personagem de Aubrey Plaza, Rio Vidal, em Agatha Desde Sempre. Nos quadrinhos, essa entidade espiritual existe há muito tempo e está intrinsicamente ligada a história de outros personagens, como Thanos e Deadpool. Mesmo assim, sua trajetória pode esconder pistas sobre os caminhos que a série vai tomar e sua relação com a personagem de Katrhyn Hann. O que esperar da Morte? Vamos descobrir.
Tudo sobre a Morte da Marvel
Quem é a Senhora Morte do Universo Marvel?
Na Marvel, a Morte é uma entidade cósmica poderosa, geralmente de aparência feminina, que funciona como a encarnação do conceito da morte. Nem heroína, nem vilã, ela não se encaixa como uma figura maligna, apenas como um elemento inevitável para a sobrevivência do universo. Sua exata origem é incerta, mas presume-se que surgiu junto com todo o universo. Afinal, sempre se fez necessário uma força para contrabalancear toda a vida.
Quem criou a Morte da Marvel Comics?
A Morte foi criada por Mike Friedrich e Jim Starlin, em Captain Marvel #26, de 1973. Ela sempre foi uma figura ligada ao Thanos e, por conta disso, sua primeira aparição aconteceu ao lado do lendário vilão. Desde sua estreia, ela mantém seu charme etéreo e misterioso, sempre aparecendo como uma figura nas sombras, salivando por novas adições ao seu reino letal.
Quais são os poderes da Morte?
Dentre os principais poderes da Morte estão a imortalidade e o domínio entre a vida e a morte, podendo tanto encurtar o tempo de vida de alguém quanto estendê-lo. Curiosamente, não se importa tanto em provocar a morte ou guiar as almas para o submundo, afinal, todas as almas já lhe pertencem. Não precisa ter pressa. Prefere deixar que seres menores, como as Valquírias, Hela, Thanos e Caronte cuidem da parte operacional do serviço.
Inclusive, apesar de ser descrita como uma bruxa verde em Agatha Desde Sempre, nos quadrinhos a Morte é uma entidade cósmica. Como tal, ela é praticamente onipotente, energizada pelo Poder Cósmico. Pode fazer o que bem entender, inclusive alterar a realidade, o espaço e o tempo. Porém prefere manter o equilíbrio entre as outras entidades cósmicas, atendo-se aos cuidados com a morte em si.
A paixão da Morte e de Thanos
Em Agatha Desde Sempre, é sugerido que a Morte esteve em um relacionamento amoroso com a bruxa Agatha Harkness. Porém, nos quadrinhos, o seu maior amor foi Thanos — o que fez com que muitos esperassem ver esta personagem em Vingadores: Guerra Infinita.
Na HQ A Ascensão de Thanos, é revelado que a Morte conhece e convive com Thanos desde sua infância no planeta Titã. Ela enxergou nele o potencial para se tornar seu Avatar da Morte. Assim, resolveu cultivar sua amizade. Com isso, conseguiu influenciá-lo a cometer seus primeiros assassinatos, incluindo o de sua mãe, Sui-San.
Desde cedo, Thanos se apaixonou pela Morte. Contudo, ela o deixava de lado, já que não podia se relacionar com nenhum mortal. Ele a cortejava com uma série de assassinatos em nome de sua amada, que prometia um lugar a seu lado se provasse sua lealdade. Ao longo dos anos, Thanos fez de tudo para provar seu eterno amor para a entidade, mas nunca foi o suficiente. Afinal, a Morte precisava manter ele sempre trazendo novas vítimas, o que deu origem a um relacionamento bastante problemático entre os seres mais mortais da Marvel.
Tudo indica que essa história está sendo adaptada para o Universo Marvel com Agatha assumindo o papel de Thanos, de quem se apaixonou pela morte.
Deadpool e a Morte
Embora não pudesse se relacionar com um mortal, a Morte acabou despertando um grande desejo por Deadpool por enxergá-lo como algo que nunca poderia ter. Afinal, suas habilidades sempre adiavam a chegada da Morte. Thanos não ficou nada feliz com esses flertes descabidos. Remoendo um sentimento de traição, o vilão amaldiçoou Deadpool com total imortalidade, para que nunca pudesse se unir definitivamente com a sua amada.
O que aconteceu entre a Morte e Agatha?
Um dos maiores mistérios da série é a verdadeira relação entre a Morte e Agatha. Apesar de sugerir que houve um longo namoro entre as bruxas, não foi revelado o que ocasionou a separação do casal. No quarto episódio, Rio comenta que precisou fazer o seu trabalho, o que deixou Agatha revoltada. Mas quem a Morte teria levado que causou uma reação tão forte na bruxa? Seu filho, Nicholas Scratch.
Essa história parece uma releitura de outro momento dos quadrinhos — a separação do Thanos e da Morte. Como prova de amor, a cruel entidade cósmica pediu a Thanos que matasse o próprio filho, Thane, a quem presenteou a Força Fênix. O Titã Louco saiu vitorioso, claro, mas perdeu o amor pela Morte. Ele trocou a eterna companheira por Hela, a Deusa Asgardiana da Morte, que se provou menos traiçoeira e mais efetiva como parceira. Algo similar parece ter acontecido entre Agatha e Rio.
Como a Morte apareceu no Caminho das Bruxas?
Nos quadrinhos, a Morte possui seu próprio domínio físico, chamado comumente de Reino da Morte. Trata-se de um local etéreo onde são enviadas todas as almas caídas do universo, sem distinção. Não sabemos ainda, no entanto, qual a relação deste reino com o Paraíso e os vários Infernos que existem no Universo Marvel.
Mas o que chama atenção é que, dentro de seu domínio, existe uma relíquia cósmica e mística chamada de Poço do Infinito. Quem olha através dele pode descobrir todos os mistérios do universo, já que ele supostamente acumula todo o conhecimento e sabedoria dos que já morreram. Não lembra um certo Caminho das Bruxas? Isso certamente explicaria o que Rio quis dizer com “estava na vizinhança” quando foi invocada por Agatha e seu coven.
O que está achando de Agatha Desde Sempre? Novos episódios estreiam toda quarta-feira, às 22h, no Disney+.
Leia também