Life is Strange: Double Exposure – Tudo que você precisa saber antes de jogar

Life is Strange Double Exposure Max Caulfield

Double Exposure retorna ao princípio de Life is Strange

Em outubro, Life is Strange: Double Exposure chega às todas as plataformas atuais de games com um resgate ao início da franquia. Pela primeira vez na saga, uma protagonista retorna para contar uma nova história: Max Caulfield, a viajante do tempo do primeiro game. Mas o que você precisa saber, ou lembrar, antes de explorar o próximo capítulo deste melodrama?

O que é Life is Strange?

Life is Strange
Life is Strange aborda dramas adolescentes com poderes fantásticos (Créditos: Square Enix)

Life is Strange é uma franquia de jogos de aventura antológico com foco na narrativa em que as decisões dos jogadores podem mudar drasticamente o rumo da história. Cada game acompanha a vida de um jovem com poderes sobrenaturais que precisa navegar pelo drama de ser adolescente enquanto entende as consequências de suas habilidades fantásticas. Todos os títulos tem múltiplos finais que dependem fortemente das decisões que o jogador toma em um momento crítico nos últimos momentos da história.

Qual é a história do primeiro game?

Life is Strange Chloe Price Max Caulfield
O destino de Chloe Price é a chave do primeiro jogo (Créditos: Square Enix)

Lançado em 2015, o primeiro Life is Strange acompanhava a vida da jovem Max Claulfield, uma estudante do ensino médio aspirante a fotógrafa. Enquanto a cidade de Arcadia Bay investiga o desaparecimento misterioso de uma outra aluna, ela enfrenta os seus próprios problemas ao reencontrar uma antiga amiga, Chloe Price, que é assassinada diante de seus olhos.

O trauma daquele evento ativa de vez sua habilidade sobrenatural de voltar no tempo. O resto da trama acompanha as consequências de suas viagens temporais enquanto tenta evitar a todo custo que sua amiga sofra um destino cruel.

Qual final é canônico?

A história termina com uma escolha crítica feita pelos jogadores. As consequências imprevisíveis da bagunça temporal feita por Max deixam a cidade de Arcadia Bay em perigo. A única forma de salvar todas as pessoas que conhece é aceitando que o destino de sua amiga, Chloe, é morrer. Assim, o jogo segue com duas possibilidades: salvar Arcadia Bay ou Chloe Price.

Teoricamente, de acordo com o diretor de narrativa de Life is Strange: Double Exposure, ambos os finais do primeiro game são canônicos. Entretanto, ele não fez parte do estúdio que desenvolveu o primeiro título e sua motivação para tal declaração parece ter motivos apenas capitalistas: vender mais jogos. O final mais desenvolvido pela equipe original claramente envolve o sacrifício de Chloe.

Life is Strange: Double Exposure

Life is Strange Double Exposure Max Caulfield Safi
Life is Strange Double Exposure recicla formato original (Créditos: Square Enix)

Life is Strange: Double Exposure chega como o quarto game da franquia principal. Novamente protagonizado pela Max, a história acompanha uma versão mais madura da personagem que está vivendo a vida universitária quando um novo evento traumático acontece: a morte de sua amiga, Safi. O choque permite com que ela ative uma nova habilidade sobrenatural, que funciona como uma evolução da anterior: a viagem entre universos paralelos. Parece familiar?

Por que Double Exposure?

Life is Strange Double Exposure Max Caulfield Universo Alternativo
Double Exposure aposta em realidades alternativas (Créditos: Square Enix)

Na fotografia, Double Exposure, ou exposição dupla, é uma técnica que traz um resultado de imagem fantasma em uma fotografia manipulada. Desta forma, uma imagem é sobreposta pelo fantasma de outra imagem mais transparente. A ideia é como se dois momentos no tempo coexistissem no mesmo espaço, o que parece descrever bem a situação do novo game. Em um universo, Safi estará morta. Em outro, Safi está vida. Os dois existem ao mesmo tempo, sem um ser mais real que o outro. Mas será que em algum desses lugares há espaço para Chloe ter sobrevivido?

Life is Strange: Double Exposure vai ser bom?

Life is Strange True Colors
Jogos da DeckNine dividem a opinião do público (Créditos: Square Enix)

Apesar de ser bem empolgante a ideia de voltar a acompanhar a Max, é bom controlar as expectativas e aguardar para ver se esta será uma sequência digna para a história. Apesar dos trailers serem bem promissores, uma mudança chave pode desagradar os fãs de longa data: o estúdio que está produzindo a nova aventura.

O game original foi produzido pela Dontnod, que retornou para a sequência, Life is Strange 2. Na época, a Square Enix contratou outro estúdio para tentar replicar o mesmo estilo nos jogos derivados, o Deck Nine, porém o resultado dividiu os fãs. Before the Storm não conseguiu alcançar o mesmo impacto. Quando esse estúdio retornou para True Colors, muitos fãs não gostaram do caminho que a saga levou. E é exatamente o Deck Nine que retorna para desenvolver Double Exposure, pela primeira vez guiando a história da Max. Será que dessa vez vai agradar?

Quando sai Double Exposure?

Life is Strange: Double Exposure chega ao PC, Xbox Series X/S e PS5 no dia 29 de outubro. Uma versão para Nintendo Switch também está em desenvolvimento e deve estrear em 2025.