Invencível: Conheça Omni-Man, o herói mais poderoso e polêmico da série 

Invencível: Conheça Omni-Man, o herói mais poderoso e polêmico da série 

Saiba mais sobre as origens, os poderes e as motivações do Omni-Man, que chocou os fãs de super-heróis

A série Invencível, da Prime Video, está dando o que falar por apresentar um grupo de super-heróis muito diferente do que estamos acostumados. Entre eles, o que mais se destaca é o Omni-Man, o principal defensor da Terra. Ele parece ser um homem bondoso e confiável, tanto para sua família quanto para o mundo. Mas isso muda drasticamente no final do primeiro episódio, quando ele revela sua verdadeira face e comete atos terríveis. Mas qual é o motivo por trás dessa atitude? O que ele realmente quer? Descubra tudo sobre o Omni-Man.

Alerta de SPOILERS pesados a seguir! Prossiga por sua conta e risco.

Quem criou o Omni-Man?

Invincible Invencivel contra Omni Man
Nolan Grayson e Invencível nos quadrinhos (Créditos: Image Comics)

Criado por Cory Walker e Robert Kirkman, famoso por ter feito The Walking Dead, Omni-Man surgiu como uma paródia do Superman, famoso herói da DC Comics. Ambos compartilham poderes e uma origem bem similar, de forma bastante intencional. Na versão original, o personagem seria chamado de Supra Man, mas a Image Comics decidiu mudar para evitar problemas legais.

Primeira aparição

A primeira aparição de Omni-Man nos quadrinhos aconteceu na edição Invincible #1, publicada em 2003. O visual do personagem continua muito parecido ao apresentado pela recente série animada, mas só descobrimos suas reais intenções muito depois nos quadrinhos.

Quais são os poderes do Omni-Man?

Omni Man Poderes
Omni-Man voando na animação, como o Superman (Créditos: Prime Video)

Em questão de habilidades, Omni-Man pode ser equiparável ao Superman. Assim como o kryptoniano, o herói herdou seus poderes de sua linhagem viltrumita. Apesar de sua raça parecer fisicamente com os humanos, sua genética garante super-poderes, entre eles:

  • voo;
  • super-força;
  • super velocidade;
  • resistência aumentada;
  • invulnerabilidade quase perfeita;
  • regeneração celular acelerada;
  • longevidade;
  • dominância genética;

Seu potente fator de cura é ativado nas raras ocasiões em que é machucado e compensa os ferimentos em uma velocidade absurda. A regeneração celular especial também apresenta resulta em uma forma muito mais lenta de envelhecer, quando comparado os humanos, podendo ultrapassar os mil anos de idade.

Consegue voar no espaço devido a sua resistência a baixas quantidades de oxigênio, podendo segurar a respiração por semanas. E, por fim, vale ressaltar que sua genética dominação genética garante que seus filhos herdem seus poderes, dando abertura para o surgimento de híbridos de viltrumita ainda mais poderosos.

Habilidades

Não é apenas os super-poderes que tornam o Omni-Man um homem perigoso. O personagem consegue conquistar muitas coisas apenas com suas habilidades naturais, como seu forte senso de liderança, seu carisma natural e suas apuradas estratégias de manipulação. Também ajuda que, como Nolan, desenvolveu uma forte aptidão para a escrita, se tornando um hábil comunicador.

Fraquezas

Assim como Superman tem fraqueza à kryptonita, o Omni-Man também tem um ponto de absoluta vulnerabilidade. Porém, o ponto fraco do personagem tem mais a ver com o Venom, da Marvel Comics. Como o famoso alienígena, o herói tem um certo problema com sons. Não exatamente por conta do barulho, mas seu ouvido é sensível a certas frequências.

Dependendo da intensidade, pode afetar seu equilíbrio, causar fortes dores, incapacitá-lo ou até mesmo levá-lo à morte.

Quem é o Omni-Man?

Omni Man Nolan Grayson
A identidade secreta de Omni-Man é Nolan Grayson (Créditos: Prime Video)

A essa altura ficou claro que, no universo da Image Comics, o Omni-Man é o maior super-herói da Terra. Ele é um alienígena do planeta Viltrum que protege o nosso setor da galáxia junto com os Guardiões Globais. Apesar de trabalhar com eles para combater vários vilões, nunca quis se juntar oficialmente ao time, de forma similar ao Batman em muitas instâncias da Liga da Justiça.

Além da vida de herói, Omni-Man também possui uma identidade secreta civil. Ele é um escritor famoso chamado Nolan Grayson. Sua esposa, Deborah, se dedicou a cuidar do seu filho, Mark Grayson, que anos depois se tornaria o herói Invencível — seu maior orgulho e também seu maior inimigo.

O Omni-man é herói ou vilão?

Por debaixo da fachada de bom moço, o Omni-Man esconde um segredo terrível: ele na verdade é um cara sádico que não tem o menor apreço pela vida humana. O primeiro episódio termina com uma reviravolta chocante: Omni-Man chama seus aliados, os Guardiões Globais, ao quartel general secreto só para matá-los um por um da forma mais brutal possível.

No restante da primeira temporada, Omni-Man age como um vilão, sendo capaz até mesmo de espancar seu filho a um estado deplorável. Contudo, nas temporadas seguintes, o personagem vai enfrentar um arco de redenção e retornará como um herói com um passado difícil, como muitos outros ícones respeitados dos quadrinhos.

O Omni-Man é realmente do mal?

Omni Man Temporada 2
Nolan recomeça a sua vida em um planeta distante (Créditos: Prime Video)

Sabendo que Omni-Man encara um arco de redenção, a pergunta mais lógica a se fazer é: mas ele é realmente do mal? Não exatamente. Apesar de ter cometido verdadeiras atrocidades no início de sua vida, Omni-Man era motivado por um senso de dever e não por pura maldade. Diante de sua criação e para o seu povo, este era o certo a se fazer. Porém, ao aprender a respeitar todas as formas de vida com o seu filho, Mark, Nolan abandona os seus modos brutais e tenta começar uma vida mais tranquila.

Em outro planeta, Nolan conquista o cargo de líder não pela violência e opressão, mas por ser o mais apropriado para ocupar tal posição. Como Imperador, Nolan se mostra uma pessoa bem melhor e passa a procurar sempre o caminho menos violento para solucionar conflitos. Assim, apesar de ser possível afirmar que Nolan não é de todo mal, não dá para apagar tudo de ruim que fez em seu passado sangrento.

Por que o Omni-Man matou os Guardiões Globais?

O assassinato súbito dos Guardiões Globais pode ser uma baita reviravolta em um primeiro momento, mas não aconteceu sem um bom motivo. Na verdade, Omni-Man foi enviado para o planeta Terra para dominar e subjugar os humanos em nome do Império Viltrumita. Matar os maiores protetores do planeta, enfraquecendo a resistência local, é apenas a estratégia mais eficiente para conquistar seu objetivo sombrio.

No fim, ele pretende oferecer aos humanos duas opções: submeter a sua proteção e liderança ou um genocídio total da população, como uma espécie de miliciano interestelar. Considerando os primeiros episódios da segunda temporada, está bem claro que nenhuma das opções é minimamente razoável.

Quem são os Viltrumitas?

Omni Man VIlao
A natureza Viltrumita não é nada gentil (Créditos: Prime Video)

A esta altura, está claro que os Viltrumitas não são um povo tão altruísta quanto Nolan dizia. Na verdade, ao invés de benevolentes emissários de um planeta desenvolvido, viltrumitas são conquistadores do universo de uma espécie fadada a extinção.

Fortes pregadores da pureza racial, este povo prezou em selecionar seus melhores guerreiros — seja por guerras, seleção natural ou eugenia — para escravizar povos e explorar seus recursos naturais em nome de Viltrum. Porém, a limitação da variedade genética de sua espécie tornou a raça vulnerável a um poderoso vírus.

Em pouco tempo a população viltrumita foi reduzida a apenas 50 indivíduos. Agora escravizar novas espécies se tornou uma questão de sobrevivência.

O planeta Viltrum foi destruído?

Assim como Krypton, do Superman, Viltrum também é destruído. O planeta perece por conta de uma guerra violenta entre seu povo e a Coalizão dos Planetas, a união de líderes intergalácticos para se opor ao colonialismo viltrumita. A organização é introduzida na segunda temporada da animação e terá um papel importante no futuro da história. O grupo prepara uma equipe de resgate quando Omni-Man é preso em Viltrum e convoca o herói para a sua causa.

Decidido a enfrentar seu povo, Nolan viaja pelo universo angariando aliados para a guerra que estava por vir. Entre os mais poderosos recrutas, estão os próprios filhos de Nolan, Mark e Oliver Grayson. A batalha é brutal e termina com Viltrum explodindo. Seu líder, o Grande Regente Thragg, entra em um surto sangrento em retaliação, exterminando parte da Coalizão e até mesmo ferindo gravemente Nolan, antes de fugirem.

Quem é o herdeiro legítimo do trono de Viltrum?

Por defender as tradições de pureza racial de seu povo, Thragg se sente no direito de liderar o planeta de Viltrum. Contudo, Nolan é o seu herdeiro de direito. Ele é descendente direto de Argall, o maior líder que os viltrumitas já tiveram.

Determinado a impedir que o Omni-Man governe a sua raça por um caminho pacífico, Thragg o desafia para um duelo final no espaço. O vilão estava levando a melhor, mas o próprio povo viltrumita intervêm ao descobrirem sobre a ancestralidade de Nolan. Thragg é derrotado e exilado. E, com isso, Nolan se torna o novo Imperador de Viltrum.

O Omni-Man morre nos quadrinhos?

Omni Man Mark Grayson Invencivel
Mesmo após o rompimento na primeira temporada, Nolan e Mark voltarão a trabalhar juntos (Créditos: Prime Video)

Omni-Man morre na edição Invincible #141, publicada em 2017, uma das últimas edições da história em quadrinhos. O herói redimido é morto por Thragg, que constrói um exército de híbridos para sua vingança. O Imperador de Viltrum ordena um ataque de seus principais aliados para impedir que o seu antigo rival acumule recursos o suficiente para representar um perigo para o universo. E, apesar do Invencível vencer o tirano e arremessar seu corpo ao Sol, Omni-Man acaba sofrendo um ferimento brutal no coração e não sobrevive.