Final de Jujutsu Kaisen deixa gosto amargo no paladar dos fãs.
Publicado pela Shounen Jump desde 2018, o mangá Jujutsu Kaisen chega ao fim após 271 capítulos. E a história conclui retomando o tom que tanto conquistou os fãs de Gege Akutami: leve e descontraído. Mas, afinal, o que aconteceu no final de Jujutsu Kaisen? [Cuidado: SPOILERS A SEGUIR]
Como Jujutsu Kaisen termina?
Com a batalha final concluída, o último capítulo do mangá acompanha o trio principal, Yuji Itadori, Nobara Kugisaki e Megumi Fushiguro, em uma missão para ajudar uma mulher em apuros. Seu namorado foi afetado por um feiticeiro misterioso, que faz com que certas pessoas fiquem com olhões esbugalhados.
Entre piadas e muitas palhaçadas, Megumi consegue traçar um plano para que o culpado seja entregue à justiça da Academia Jujutsu. Sem muitas reviravoltas, o tal usuário de técnica amaldiçoada é ninguém menos que um antigo namorado da mulher que os feiticeiros foram ajudar.
O fim real e a mensagem de Satoru Gojo
Ao final da perseguição, Yuji relembra das palavras finais de Satoru Gojo, antes de ir para a luta final. O experiente professor explica que, mesmo sendo poderoso, também deposita suas esperanças na próxima geração. Gojo acredita em um futuro em que ele fique para trás, superado em poder por seus pupilos. Afinal, “eles já não tiveram Satoru Gojo por muito tempo?”.
Consequências do Jogo do Abate
O Jogo do Abate pode ter ficado para trás, mas as pessoas comuns ainda estão sendo afetadas pela energia que o Kenjaku liberou. Pessoas comuns passaram a ver maldições residuais, como a mulher que pede ajuda de Yuji e seus amigos na missão que encerra a história do mangá.
Qual é o final de Sukuna?
Mesmo que seu fim tenha sido revelado capítulos antes, Ryomen Sukuna reaparece no desfecho de Jujutsu Kaisen. O Rei das Maldições morreu no capítulo 268, após uma longa batalha contra a sociedade de feiticeiros. Depois de tudo que causou, no pós-vida, ele escolheu o caminho que leva à reencarnação.
No limbo, ele encontra ninguém menos que Mahito. Ele questiona Sukuna, que volta a dizer que viveu como queria: matou, comeu e destruiu quando teve vontade. Mahito expõe que o vilão só estava atrás de vingançampelo modo que a sociedade tratou uma existência maldita.
Logo vemos Uraume, arauto do Sukuna, dando a entender que o rei maldito viveu como viveu pela forma que trataram Uraume, mudando assim nos últimos quadros a dinâmica vilanesca da Maldição, que é mostrada de mãos dada com Uraume e declarando sua própria derrota.
Como Sukuna foi derrotado?
A batalha final contra Sukuna acontece ao longo do Arco Shinjuku, em que basicamente toda sociedade de feiticeiros jujutsu se reúne para derrotar o Rei das Maldições de uma vez por todas. O terrível vilão consegue derrotar alguns dos guerreiros mais fortes do universo, como o próprio Saturo Gojo, porém isso teve um preço.
Desgastado, Sukuna é derrotado pelo esforço conjunto de Yuji, Nobara e Megami. Despertando do coma no momento mais crítico da luta, Nobara acerta a alma de Sukuna ao atingir o último dedo amaldiçoado do vilão, que estava escondido de todos em um lugar secreto. Com isso, ele não consegue mais usar seu domínio e é atingido por uma sequência de golpes poderosos de Yuji. Megumi conseguiu lutar para se libertar do controle de Sukuna e, com um Kokusen (Black Flash) bem dado por Itadori, a maldição é expulsa de seu corpo por completo.
Como uma pilha de cinzas, Sukuna recebe uma última proposta de Yuji Itadori de se fundir com ele, como hospede. Porém, o vilão recusa essa oferta final e escolhe morrer como o que realmente é: uma maldição. E assim, sua existência é apagada de vez.
O mangá chegou ao fim, e muitos fãs já correram para teorizar em cima do fim, que pra muitos deixa pontas soltas, como o que acontece no Período Heian e a silhueta do penúltimo capítulo que parecia pertencer a Geto. Será que teremos uma sequência na forma de um novo mangá?
A terceira temporada do anime foi anunciada no final de 2023 e ainda não tem data de lançamento. A primeira temporada e o filme, Jujutsu Kaisen 0, estão disponíveis na Crunchyroll e na Netflix. Até o momento, a segunda temporada está disponível apenas na Crunchyroll.
Leia também: