Final Fantasy XIV: O que fazer antes da chegada de Dawntrail?

final fantasy xiv
final fantasy xiv

Conteúdos divertidos para se preparar para a próxima expansão!

A chegada da próxima expansão de Final Fantasy XIV está cada vez mais próxima e com isso muitas pessoas estão começando o jogo pela primeira vez, e jogadores antigos estão aproveitando o momento para retornar para Eorzea e se preparar para as aventuras em um novo continente.


Dependendo de quanto tempo você ficou fora, muito foi adicionado com as atualizações durante Endwalker e talvez você tenha perdido alguns novos conteúdos e pode ficar até um pouco perdido no que fazer e como se preparar para a nova aventura. Com isso reunimos algumas dicas e atividades que você pode fazer para aproveitar o fim de Endwalker e também deixar seus jobs favoritos pronto para novas aventuras!

Complete a história e também as raids

pandaemonium
Desvende os segredos de Pandaemonium

O fator mais importante é ter terminado a história das atualizações, já que sem passar por ela não é possível dar início a Dawntrail quando ela enfim for lançada. Além disso, a história introduz novos personagens e dá um pretexto do que podemos esperar para o Warrior of Light e seus aliados em Tural e quem sabe até mesmo alguns detalhes que podemos encontrar nas expansões futuras do jogo.

Além disso, se você procura um pouco mais de história você pode encontrar nas raids, além de adquirir itens melhores para seu personagem. No conteúdo feito para 8 jogadores, Pandaemonium, retornamos para Elpis e encontramos alguns Ancient que não foram vistos durante Endwalker o que dá um pouco mais de contexto sobre um personagem que foi muito presente em expansões mais antigas do jogo.

A raid de 24 jogadores, chamada de Myths of the Realm coloca o Warrior of Light encontrando os 12 deuses e se juntando a G’raha Tia e novos personagens em busca de respostas cada uma das divindades e suas relações com o mundo e seus seguidores.

Caso você seja um jogador ainda mais dedicado é possível adentrar nas versões Savage de Pandaemonium e também as trials da expansão na dificuldade superior. Elas necessitam de um nível de coordenação muito maior com os outros jogadores, sendo recomendada principalmente para quem já joga o jogo junto de outras pessoas.

Organize seus inventários e upe jobs diferentes

level
Final Fantasy XIV oferece uma grande variedade de classes

Assim como qualquer MMORPG com o passar do tempo o inventário do jogador acaba ficando bem cheio a ponto de não conseguir adquirir mais itens. Em Final Fantasy isso vale para seu inventário para itens normais e também o de armadura. É importante deixar tudo organizado para adquirir os novos itens enquanto estiver evoluindo seu personagem novamente, seja vendendo coisas que não serão mais úteis ou deixando com seus Retainer, um NPC que pode ser contratado para guardar itens e também vendê-los no mercado.

Com seus inventários organizados, talvez seja uma boa ideia começar a evoluir um novo job, seja algum outro que você sempre achou interessante ou tentar aprender outra função, seja healer ou tank. Como no momento temos muitos jogadores iniciantes passando pela história de Final Fantasy XIV, grande parte das dungeons e outros conteúdos vão ter jogadores que ainda estão se adaptando, deixando a experiência mais tranquila.

Aprenda as profissões de crafting e de Gathering

jobs craft
Pescaria é uma das várias ativadades do jogo

Além dos jobs de combate, Final Fantasy XIV tem uma variedade de jobs de criação de itens e de coleta de recursos, seja se tornar um carpinteiro, minerador, cozinheiro ou até mesmo pescador. Todos eles tem sua própria funcionalidade, habilidades e quests e são uma ótima alternativa para jogadores que buscam juntar uma boa quantidade de Gil.

Para quem busca juntar Gil para comprar uma casa no jogo ou então comprar um dos diversos itens extremamente caros do mercado, evoluir uma ou mais destes jobs é uma das melhores alternativas. Além disso, grande parte delas oferecem uma experiência bem calma e relaxante.

Conheça o Blue Mage

blue mage
Aprenda a magia de monstros icônicos da franquia

Em Stormblood tivemos a adição do Blue Mage, um job bem único e peculiar. Ele não pode se juntar em nenhum tipo de conteúdo através do matchmaking já que ele funciona diferente de todos os outros. Ao se tornar um Blue Mage você começa a sua jornada para adquirir magias de seus inimigos, aumentando cada vez mais seu arsenal.

Existem magias que só podem ser adquiridas fazendo algum conteúdo mais difícil como raids, mas que valem o esforço, já que são muito poderosas. Com um grupo de amigos é possível adentrar as dungeons e os outros conteúdos, para ir aos poucos aumentando sua grande coleção de habilidades e quem sabe completar o livro de magia inteiro.

Aproveite os eventos sazonais

yokai watch
Adquira itens inspirados em Yo-Kai watch

No momento temos três eventos sazonais acontecendo, o primeiro é o retorno da parceria com Yo-Kai Watch. Para participar basta aceitar a quest inicial que está disponível em Ul’Dah para adquirir um bracelete e então completar Fates com ele equipado em mapas de Realm Reborn, Heavensward e Stormblood para adquirir as moedas de evento.

Com elas é possível trocar por minions únicos e utilizá-los enquanto completa os conteúdos rende moedas lendárias que podem ser trocadas por armas inspiradas pelo anime, para saber qual mapa explorar e qual minion utilizar, basta acessar o guia de minion que fica na coleção do jogador. Ao todo são 17 minions diferentes para serem coletados e caso o jogador adquira 13, será recompensado com uma montaria. Também temos 17 armas para serem coletadas, infelizmente as classes introduzidas em Endwalker (Reaper e Sage), não receberam um item. Ao coletar todas as armas o jogador é recompensado com uma outra montaria, com alguns detalhes adicionais. O evento será encerrado no lançamento de Dawntrail.

O segundo evento é o Moogle Treasure Trove. Nele, os jogadores são recompensados com Irregular Tomestone ao completar certas dungeons, raids e trials que são marcadas no menu de Duty. Além disso, toda semana os jogadores terão alguns objetivos semanais para realizar tarefas específicas que dão ainda mais recompensas. Com as moedas, é possível trocar por itens para casa, armaduras, minions e também algumas montarias diferentes. É possível adquirir os itens até o dia 24 de junho.

O último evento que está acontecendo no jogo é o mais simples deles, chamado de Make it Rain. Seu foco é em adquirir MGP, moeda das atrações de Gold Saucer. Até o dia 31 de maio todas as recompensas de Gold Saucer foram aumentadas em 50%, sendo um ótimo momento para adquirir alguns itens do local, como armaduras, novos estilos de cabelos e montarias. Por fim, é possível adquirir também uma roupa de Imp, ao completar a quest do evento.

Desbloqueie os conteúdos novos de Endwalker

variant dungeon
Explore as Variant Dungeons sozinho ou com outros jogadores

Cada expansão adiciona uma boa quantidade de novidades para os jogadores aproveitarem após concluir a história, em Endwalker tivemos a Island Sanctuary e as Variant e Criterion Dungeons. O Island Sanctuary leva o jogador para uma ilha inabitada onde ele pode coletar recursos, construir novos locais e até mesmo capturar animais selvagens. O modo se assemelha muito aos jogos sobre gerenciar fazendinhas, como Harvest Moon e Stardew Valley, trazem recompensas exclusivas e ao longo das atualizações de Endwalker foram recebendo algumas melhorias e alterações, chegando em sua forma atual.

As Variant Dungeons são um novo tipo de conteúdo onde o jogador pode se aventurar sozinho ou com outros 3 jogadores em uma dungeon que se divide em diversos caminhos diferentes e toda vez que adentramos o local podemos escolher uma das diversas bifurcações. Cada um deles informa um pouco mais de história sobre o local e pode trazer alguns chefes únicos. No momento temos 3 Variant Dungeons disponíveis, a primeira é The Sil’ Dihn Subterrane onde somos acompanhados de Nanamo Ul Namo na exploração das ruínas.

A segunda é chamada de Mount Rokkon onde acompanhamos Hancock na exploração do monte para desvendar seus mistérios. Por fim, a terceira é chamada de Aloalo Island e somos acompanhados de Matsya em busca de um grande peixe e também tesouros. Cada uma delas apresenta suas próprias recompensas e uma montaria ao completar todas as rotas.

Após completar pela primeira vez as Variant Dungeon é possível desbloquear a Criterion. Elas são versões especiais da dungeon com só uma rota e só pode ser completada com outros jogadores. Ela apresenta um conteúdo de dificuldade elevada, trazendo suas próprias recompensas que são mais difíceis de serem coletadas, além de confrontos ainda mais complicados.

Junto com eles, novas Treasure Hunts foram adicionadas em Endwalker. A caça ao tesouro são mapas que ao chegar no local marcado pelo X o jogador enfrenta grupos de inimigos para poder receber recompensas. Caso seja sortudo, um portal será aberto para uma dungeon especial. O conteúdo é recomendado para pelo menos 3 jogadores, onde eles irão passar por pequenos confrontos e caso tenham sorte vão avançar cada vez mais ou serão jogados para fora do local.

Confira os conteúdos das expansões antigas

eureka
Apesar de antigo ainda é possível encontrar muitos jogadores em Eureka

Como muitos jogadores ficam muito empolgados em avançar a história principal, grande parte dos conteúdos secundários das expansões antigas acabam ficando de lado. Como ainda tem algum tempo até a chegada de Dawntrail é um bom momento para visitar esses conteúdos. Primeiro existem diversas raids para serem completadas, seja algumas com histórias envolventes como a de Eden, lançada em Shadowbringer, ou então Return to Ivalice adicionada em Stormblood que traz também referências a Final Fantasy XII e Tactics.

Mas além de raids antigas existem alguns conteúdos únicos que talvez os jogadores nunca tiveram contato. O primeiro deles é Eureka, adicionado em Stormblood. Ele é uma zona própria onde o jogador tem um nível para aquele local e precisa avançar a área adquirindo alguns itens, derrotando inimigos e avançando em missões. A ideia do modo é trazer uma experiência de MMO antigo, onde não existem muitos marcadores pelo mapa e a interações entre jogadores é a principal forma para se progredir.

Similar a Eureka, em Shadowbringers foi adicionado Bozja, que compartilha a ideia de enfrentar vários inimigos e se juntar a outros jogadores, mas um pouco mais explicativo. Ambos os modos trazem uma grande variedade de recompensas e inimigos e podem ser um bom conteúdo para se fazer junto de outros amigos.

Por fim, temos as Deep Dungeon, um conteúdo que se assemelha muito a um Rogue-Like. A primeira delas é chamada de Palace of the Dead onde o jogador começa no nível 1 e precisa ir avançando os andares e ganhando níveis até chegar ao fim da jornada. A cada 10 andares o jogador pode parar para continuar depois, mantendo seu nível atual. Depois de avançar um pouco nela é possível desbloquear as outras duas, Heaven-on-High e Eureka Orthos, cada uma com suas particularidades, inimigos próprios e história.

Confira as Tribe Quest

tribe quest
Ajude as várias tribos do jogo

Outro conteúdo simples que ainda assim pode ser bem divertido são as Tribe Quest. Em cada expansão temos algumas disponíveis, seja para os jobs de combate ou então os de gathering ou crafting. Elas são pequenas missões diárias que concedem uma boa quantidade de experiência e itens que podem ser trocadas por recompensas da respectiva tribo.

Ao longo das expansões temos algumas diferentes e em Endwalker temos três diferentes. Para os jobs de combate temos as missões de Arkasodara, onde ajudamos a tribo a construir um negócio de entregas que vai evoluindo enquanto sua reputação com eles aumentam.

Para as classes de crafting temos as missões dos Loporrit. Nela vamos auxiliar Dreamingway a dar propósito a diversos Loporrit já que seu trabalho de anos não é mais necessário. Por fim, para as classes de gathering tem disponível as missões de Omicron. Elas narram a jornada de Omicron N-7000 e not-Omicron Jammingway no trabalho de criar um estabelecimento de café em Ultima Thule.

Além disso, as expansões antigas também têm suas próprias Tribe Quest que apesar de conceder menos experiência ainda tem boas recompensas com pouco esforço.