Ícone do site Gueto Geek

Escala 6×1: 6 personagens dos animes que apoiam o fim dessa exploração trabalhista

Nanami Kento Jujutsu Kaisen Ferias fim escala x

De Jujutsu Kaisen a Naruto, não faltam exemplos de personagens bastante vocais sobre direitos trabalhistas

Recentemente, a discussão sobre o fim da escala 6×1, modelo em que o trabalhador precisa cumprir seis dias de expediente para ter direito a uma mísera folga remunerada, tem fortalecido, tanto nas redes quanto no parlamento. Deputados estão se mobilizando para reduzir os dias trabalhados para até quatro em uma semana, modificando a lei a favor do trabalhador. Mas, para isso, é preciso muito apoio da opinião pública. O mundo dos animes está repleto de personagens que apoiariam esta ideia, de Jujutsu Kaisen a Chainsaw Man. Confira os seis maiores defensores dessa luta!

Kento Nanami, de Jujutsu Kaisen

Nanami Kento Jujutsu Kaisen escala 6x1
Nanami leva seu trabalho muito a sério e suas folgas mais a sério ainda (Créditos: Crunchyroll)

Kento Nanami é o maior adepto da filosofia de que o certo é trabalhar para viver, não o contrário. Ele é um professor na Escola Jujutsu de Tóquio porque paga melhor que seu antigo emprego, trabalhando em escritório. Mas, apesar de gostar do que faz, não pense que ele passaria um minuto a mais sequer do seu expediente por vontade própria. Nanami mantém sempre em mente que apenas faz nada além do que estritamente necessário para garantir as sua tão sonhada folga relaxando em uma praia. Assim, ele seria o primeiro a defender o fim da escala 6×1.

Akira Tendou, de Zom 100: Bucket List of the Dead

Akira Tendou Zom
Para Akira, o fim do mundo é melhor que a escala 6×1 (Créditos: Crunchyroll)

Akira Tendou deu a vida pelo seu trabalho e era muito infeliz. Ele fazia tudo que era preciso em uma agência de publicidade com umas práticas de trabalho bastante abusivas. Encarava hora extra não remunerada, enfrentava assédio moral, acumulo de funções… Tudo de pior que um local de trabalho tóxico poderia oferecer. A situação era tão alarmante que quando o fim do mundo chegou com um apocalipse zumbi, a sua única reação foi agradecer por todo tempo livre que teria para finalmente viver um pouco. Não me espantaria encontrá-lo em uma manifestação a favor do fim da escala 6×1.

Shikamaru Nara, de Naruto

Shikamaru Nara Go Shogi Gou
Shikamaru prefere jogar no tempo livre (Créditos: Crunchyroll)

Shikamaru Nara está entre os mais inteligentes ninjas da Aldeia da Folha, título que, infelizmente, significa que está sempre sendo solicitado por gente importante. Mesmo assim, ele é adepto da filosofia de trabalhar o mínimo possível, da forma mais inteligente possível. Mantendo a produtividade necessária para as coisas fluírem, mas sem se esforçar mais do que o necessário. Assim sobra tempo para fazer as coisas que realmente gosta, como encontrar sua namorada e jogar partidas de Shogi. Ele não apenas assinaria um abaixo-assinado contra a escala 6×1. Shikamaru seria a própria pessoa que começou essa lista.

Denji, de Chainsaw Man

Chainsaw Man Denji Banheira Cena Sindicato Folga Comunismo
Denji valoriza as conquistas sindicais dos trabalhadores (Créditos: Panini)

Denji tem muito em comum com o trabalhador brasileiro. Todo endividado, ele pula de bico em bico para juntar uma grana na tentativa de sair do vermelho. Só que com tanta conta pra pagar, não sobra nada para comprar nem o básico. Muito dificilmente comida, imagina outras necessidades triviais. Lazer? Nem se fala. Por isso ele não pensa duas vezes quando tem a chance de trabalhar como servidor público, com direito a férias remuneradas, sindicato e muitos benefícios. Ele pode não ser o cara mais politizado do mundo, mas certeza que Denji defenderia o fim da escala 6×1 com unhas e dentes.

Lauro, de Pokémon Horizontes

Larry Lauro Pokemon
Lauro trabalha pensando no salário entrando na conta (Créditos: Pokémon Company)

Trabalhe com o que gosta e perca totalmente a paixão por aquilo. Lauro, o Líder de Ginásio de Paldea, é a prova viva desta triste realidade. O cara perdeu completamente o brilho pelas batalhas Pokémon e só continua lutando porque é o que bota a comida na mesa. Ele até aceitou um segundo emprego, como membro da Elite dos 4, só para complementar o salário. Claro que um cara assim toparia lutar pelo fim da escala 6×1. Ainda mais se isso significar mais tempo comendo em paz no seu restaurante favorito.

Warumono-san, de Mr. Villain’s Day Off

Warumono Mr Villains Day Off
Warumono trabalha pensando na folga (Créditos: Crunchyroll)

Warumono-san, o protagonista misterioso de Mr. Villain’s Day Off, é a prova viva que até mesmo os vilões podem fazer a coisa certa quando o assunto são direitos trabalhistas. Ele é o maior defensor que existe da filosofia de “vida fora do trabalho”. Ele trampa com seu emprego de carteira assinada de dominação planetária, enfrentando Power Rangers, só pensando no que vai conseguir fazer quando pegar uma folga. Passeios no zoológico, experimentar comidas novas da moda, assistir documentários fofos sobre pandas… Não importa muito o que. O importante para ele é conseguir relaxar. E para conseguir curtir a vida, ele não pestanejaria nem por um instante em se posicionar contra a escala 6×1.

Sair da versão mobile