Review: Elden Ring Nightreign é divertido, mesmo sem a magia da From Software

Elden ring Nightreign capa
Elden ring Nightreign capa

Em mecânicas o Elden Ring Nightreign é um primor, mas peca em aspectos que fazem os outros jogos do estúdio se destacarem

Elden Ring é de longe um dos jogos mais aclamados dos últimos anos com até mesmo sua DLC sendo indicada ao Jogo do Ano. Mas com esse sucesso, a ideia de transformar esse mundo e mecânicas em algo unicamente multiplayer não parece em um primeiro momento algo extremamente interessante.

Apesar disso, antes de se tornar tão popular a From Software trabalha em diversos jogos de uma só vez e estava sempre experimentando algo novo ou diferente. Elden Ring Nightreign traz um pouco essa ideia de volta ao estúdio, trazendo um jogo divertido mas que acaba não trazendo o que a maioria espera de um jogo deste estúdio.

Ficha Técnica

elden ring cover

Título: Elden Ring Nightreign

Plataformas: PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series S/X e PC

Data de Lançamento: 30 de maio de 2025

Desenvolvedora: From Software

Distribuidora: Bandai Namco

Descrição: uma aventura independente dentro do universo de Elden Ring, feita para oferecer aos jogadores uma nova experiência de jogo reimaginando o design básico do jogo.

Enfrente a noite

O importante é enfrentar o maior numero de inimigos para subir de nível
O importante é enfrentar o maior numero de inimigos para subir de nível

Elden Ring Nightreign é um jogo muito simples se você já viu algum battle royale ou um roguelike, já que ele usa uma estrutura bem similar a eles. Ao começar o jogo e passar por um breve tutorial somos enviados ao nosso hub onde é possível começar sua jornada na mesa redonda.

Como o jogo funciona por partidas, selecionamos qual o grande chefe queremos enfrentar, que no início é somente um e somos enviados para combate. A estrutura de Nightreign é simples, a partida é dividida em 3 dias e é preciso sobreviver a eles enquanto derrota inimigos, sobe de nível e adquire novos itens.

Cada dia começa com o mapa todo aberto e em determinado momento ele vai se fechando, assim como acontece no Fortnite, se o personagem está fora do círculo ele vai tomando dano aos poucos até sua morte. Essa estrutura funciona durante os dois primeiros dias e caso se chegue no terceiro resta somente enfrentar o chefe principal em uma arena diferente.

Em Nightreign os itens e armas são divididos em raridade onde seu uso eficiente é definido pelo seu nível, que aumenta todos os seus atributos. Enquanto no Elden Ring original geralmente se quer explorar com calma cada lugar, aqui a ideia é otimizar o seu tempo, escolher a rota mais rápida, enfrentar o máximo de chefes possível para chegar na reta final o mais forte possível.

Isso funciona bem pela sua estrutura meio roguelike, já que mesmo indo atrás dos mesmos chefes as recompensas sempre serão diferentes e talvez uma partida que já no primeiro dia parece que tudo está perdido, a recompensa do chefe do fim do dia pode mudar os rumos do jogo.

Além de armas, magias e habilidades já conhecidas de Elden Ring, o jogo se permite em criar algumas melhorias que não seriam vistas em soulslike. Coisas como criar uma área de cura ao ficar com a vida baixa, melhorar seus atributos ao estar próximo de veneno ou até mesmo alterar como os frascos de cura funcionam.

O mapa do jogo usa os modelos vistos em Elden Ring mas em um mapa menor. Cada chefe na seleção em seu hub principal vai alterar um pouco os locais na sua jornada pelos dois primeiros dias. Isso dá uma variação o que o torna menos repetitivo, mas caso fique preso em um certo chefe por muito tempo as partidas podem começar a se tornarem muito repetitivas.

Existem duas formas de se jogar Nightreign, o ideal é junto com outros 2 jogadores que podem ser amigos ou então aleatórios encontrados no sistema de matchmaking do jogo. Apesar disso, é possível jogar sozinho, o que não é muito recomendado.

Jogando sozinho atualmente o jogo dá alguns bônus ao jogador, em especial no tanto de runas adquiridas ao derrotar inimigos, permitindo ganhar níveis mais rápidos. As melhorias dão um auxílio mas ainda assim o jogo não foi criado para ser jogado sozinho. Grande parte dos chefes foram pensados para ter vários jogadores ali, coisas como inimigos que invocam pequenas criaturas ou então lidar com dois ou mais chefes ao mesmo tempo.

Personagens únicos e uma história qualquer

Cada personagem tem seu próprio leque de habilidades
Cada personagem tem seu próprio leque de habilidades

Diferente de Elden Ring em Nightreign não temos uma ferramenta de criação de personagem, ao invés disso temos 8 guerreiros para selecionar, 6 disponíveis já de início e mais 2 desbloqueáveis. Cada um deles tem suas preferência de itens, alguns são melhores com cajados e magias outros com armas pesadas dando um pouco de personalidade para cada personagem.

Mas o que torna cada um deles único são suas habilidades. Cada personagem tem uma passiva, uma personagem padrão e uma ultimate. Por exemplo, o Selvagem tem uma passiva que faz com que ele desvie de um golpe fatal sozinho uma vez por partida, sua habilidade comum é um gancho que pode ser usado para se mover ou então puxar inimigos para próximo do guerreiro.

Por fim, a ultimate gera uma grande explosão que dá uma quantia razoável de dano. Cada personagem acaba sendo bem único e com algumas habilidades que não funcionam muito bem nos jogos single-player do estúdio.

Cada personagem tem sua própria história que são pequenos textos que podem ser vistos no hub principal. Ao avançar com o guerreiro específico é possível desbloquear novos capítulos dando alguma explicação como eles chegaram naquele local.

Nightreign tem também sua história principal que serve como um pretexto para os jogadores estarem nessa jornada contra o lorde da noite, mas infelizmente não chega nem perto do que é visto em outras produções da From Software. A narrativa está mais presente para deixar claro que é uma experiência com início, meio e fim e não um jogo como serviço.

Mas com isso talvez o que se espera ao ver o nome From Software não esteja muito presente em Nightreign, mas por outro lado ele se permite experimentar novas ideias, como personagens com habilidades próprias e um sistema focado unicamente em multiplayer. Mas claramente é um projeto de menor orçamento, já que temos o reaproveitamento de grande parte dos modelos de Elden Ring e outros jogos, mas também na sua otimização tendo quedas de FPS em determinados momentos no PlayStation 5.

Elden Ring Nightreign

Ygor Ferreira

nota elden ring
Narrativa
Jogabilidade
Visual

Veredito

Elden Ring Nightreign pode não ser uma produção gigantesca e nem mesmo o que se espera da From Software. Apesar disso, é uma experiência divertida para se jogar com amigos ou se frustrar e se desafiar jogando sozinho.

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