Carisma do elenco típico de um RPG é o segredo do sucesso do anime
Dungeon Meshi segue como um dos animes mais marcantes de 2024, tanto que a produção de sua segunda temporada já foi confirmada. E o segredo para tanto sucesso está no seu elenco, repleto de personagens que esbanjam carisma. Acompanhando o atrapalhado guerreiro Laios Touden em sua aventura para resgatar sua irmã, Falin, temos a paranoica Marcille, o ranzinza Chilchuck e o empolgado cozinheiro Senshi. E não para por aí, já que o grupo encontra uma série de personagens marcantes ao longo de sua jornada. Que tal conhecer melhor cada um deles?
Personagens principais de Dungeon Meshi
Laios Touden

Laios Touden é o homem alto (humano) paladino que lidera essa guilda de desajustados e seu objetivo é resgatar sua irmã, Falin, antes que seja digerida pelo Dragão Escarlate. Ele tem uma mente aberta para viver novas experiências e tenta não julgar qualquer coisa antes de tentar ao menos uma vez, por isso acaba se aventurando na culinária de monstros.
Acaba desenvolvendo gosto pela coisa e adora testar novas combinações gastronômicas ao lado de Senshi. Algumas vezes, sua empolgação e curiosidade por cozinhar monstros pode passar um pouco do limite, mas seus amigos estão sempre prontos para pôr um pouco de bom senso em sua cabecinha de vento. Calmo e gentil, usa o que aprende sobre monstros na cozinha para derrotá-los em combate, protegendo seus aliados de um destino cruel.
Tem uma enorme dificuldade em entender as emoções humanas, o que faz com que cative rivais e inimigos por onde passa. Mas tem sempre a melhor das intenções e, apesar de sua impulsividade, está sempre tentando ajudar a todos sem pensar em recompensas.
Marcille Donato

Marcille Donato é uma elfa maga que, apesar de seus poderes mágicos, tem pavor de monstros. Não tanto de enfrentá-los, mas especialmente de precisar comê-los. Apesar de não esconder o seu nojo, costuma ceder ao que for melhor para a equipe.
Filha de magos da corte, seu objetivo secreto é aprender sobre os calabouços para criar uma nova versão otimizada destes lugares mágicos: sem monstros perigosos, apenas com criaturas que ofereçam recursos úteis a serem explorados pelos humanos. Por este motivo, fez pós-doutorado mágico, onde conheceu Falin, a irmã de Laios. Desenvolveu uma grande amizade com a humana, o que as levou a formar a equipe de exploração de calabouços principal da história.
Pode ser mimada e egoísta em alguns momentos, colocando o grupo em perigo por pura teimosia. Porém seu coração está no lugar certo e compensa os seus vacilos sendo uma feiticeira competente quando a situação exige. Sua especialidade é a magia ancestral, que apesar de poderosa, é bastante perigosa.
Chilchuck Tims

Chilchuck Tims é um pequenino, como os hobbits de O Senhor dos Anéis, que funciona como o ladino da equipe, desarmando armadilhas, invadindo baús e o que mais for necessário. Não é muito fã de combate, mas consegue se virar quando é necessário. Ele brilha mesmo na hora de conciliador do time, trazendo um pensamento realista para um grupo de sonhadores. Mesmo com seu pavio curto consegue gerenciar bem a falta de noção do Laios e do Senshi com a teimosia da Marcille.
Apesar de parecer um adolescente, para os padrões humanos, tem 29 anos. Isto, na idade dos halflings, equivale a quase 50 anos de um humano comum. Isso explica o seu gosto por bebidas alcóolicas, como vinho e pale ale. Em certo momento, outro segredo chocante é revelado sobre o pequenino: ele tem uma esposa e três filhas.
Senshi

Senshi é um anão guerreiro que entra na equipe quando percebe que Laios está tentando cozinhar com monstros, que é a sua grande paixão. Ele passou anos aprendendo como extrair o melhor dessas criaturas e cuida de seus amigos para que eles tenham as melhores refeições até mesmo nas piores condições. Luta com um machado e está bem animado com a possibilidade de cozinhar o Dragão Escarlate que a equipe tanto quer exterminar.
Tem uma enorme aversão à magia, por puro preconceito, o que lhe coloca em apuros com alguma frequência. Acaba aprendendo bastante com Marcille por serem tão diferentes entre si e se aproximando muito de Laios, por compartilharem as mesmas paixões. Mesmo sendo a adição mais recente à equipe, acaba se dando bem com todos e está sempre preocupado com o bem-estar de seus amigos.
Antes de encontrar seus novos aliados, vivia sozinho no calabouço buscando maneiras de proteger o ecossistema local da melhor forma possível, cultivando legumes, protegendo monstros e limpando áreas comuns desse lugar misterioso. Por esse motivo, apesar de ser um cozinheiro de mão cheia, não tem uma grande habilidade social e às vezes não entende o motivo das pessoas se irritarem com certas atitudes inocentes.
Falin Touden

Falin Touden, a irmã de Laios, foi devorada no início da aventura, mas tem um papel importante na história. Afinal, o grande objetivo de tudo é resgatá-la. É uma humana com grandes poderes mágicos, o que pode estar lhe mantendo viva na barriga do dragão por todo esse tempo. Também é capaz de se comunicar com fantasmas e proteger aliados de sua influência, graças a sua especialidade em magia necromante.
Apesar deste poder assustador, sua personalidade não poderia ser mais diferente. Tem um jeito doce e avoado que conquistava todos ao seu redor, especialmente o espadachim Shuro. Isso, aliado a seu pensamento inusitado, também fez com que brilhasse na escola de magia, o que chamou a atenção de Marcille. Ainda tem uma grande relevância na segunda metade da história quando a trama segue para um rumo inesperado.
Personagens secundários
Namari

Namari é uma anã guerreira que fazia parte da equipe do Laios na fatídica batalha contra o Dragão Vermelho, mas saiu da equipe após a derrota. Tem um conhecimento muito avançado de armas e armaduras por ser filha de um lendário ferreiro. Porém, acumulou uma série de dívidas após um erro gravíssimo de seu pai e segue como uma pária de sua própria raça. Explora a masmorra como a guarda-costas de um velho gnomo, o Sr. Tansu.
Shuro

Toshiro Nakamoto, mais conhecido como Shuro, é um humano espadachim que estava na equipe do Laios na batalha contra o Dragão Vermelho, mas seguiu seu próprio caminho após a derrota. Desde então lidera a sua própria guilda com um grupo de habilidosas guerreiras de suas terras, do oriente. Era apaixonado por Falin e por isso voltou a explorar o calabouço, determinado a salvar a sua amada.
Kabru

Kabru é um aventureiro humano cego por seu senso de justiça determinado a fazer de tudo para acabar com a corrupção na ilha. Seu principal objetivo é derrotar o Mago Maluco que criou o labirinto para evitar que os monstros escapem e espalhem o terror pela superfície. Tem um olhar muito apurado e uma mente muito analítica que faz com que consiga chegar a conclusão impressionantes como um verdadeiro detetive. Porém, seu jeito irredutível faz com que transforme Laios e seus amigos em seus principais inimigos.
Izutsumi

Izutsumi é uma mulher fera que acompanhava Shuro em suas aventuras, mas decide entrar para a equipe do Laios na primeira oportunidade. Tem uma personalidade típica de uma gata, sendo facilmente impressionável e levemente arisca. Acaba desenvolvendo um apreço especial por Marcille e acha que Laios é esquisito. Vivia coberta por um manto preto para esconder a sua verdadeira natureza e tem medo de sofrer preconceito por ser o resultado de experimentos mágicos. Trabalha junto com o bando de aventureiros com o objetivo de reverter sua maldição.
Thistle

Thistle é uma elfa maga bastante misteriosa que esbarra no grupo de Laios ao longo da aventura. Na primeira vez, eles a encontram em uma pintura mágica de um reino antigo. E depois ela volta a aparecer para desafiar o grupo para uma perigosa batalha. Tem um forte apego pelo calabouço que só é explicado próximo à metade da primeira temporada.
Neste momento, descobrimos que, na verdade, ela é o infame Mago Louco que criou o calabouço. No passado, ela entrou para a corte como escudeira do antigo Rei e foi incentivada por ele a aprender magia. Infelizmente, seu fascínio por magia antiga fez com que perdesse o bom senso e acabou amaldiçoando seu povo a vida eterna, sem poder sentir os prazeres da vida ou sair de seu domínio. Hoje, controla absolutamente tudo que acontece na masmorra e observa de perto os avanços da equipe de Laios.
Qual é a idade dos personagens de Dungeon Meshi?
Como neste universo não existem humanos como conhecemos, a idade dos personagens nem sempre condiz com a sua aparência. Um exemplo é Marcille que, como uma elfa, tem uma idade muito superior ao que indica o seu visual jovial. Mas talvez quem desperte mais curiosidade é Chilchuck, por ser tão experiente, apesar da aparência infantil. Confira quantos anos tem cada aliado de Laios na primeira temporada de Dungeon Meshi:
- Laios Touden: 26 anos;
- Marcille Donato: 50 anos;
- Chilchuck: 29 anos (50 anos, em idade de humano);
- Senshi: 112 anos;
- Falin Touden: 23 anos;
- Izutsumi: 17 anos;
A primeira temporada de Dungeon Meshi está disponível na íntegra na Netflix, completamente dublada.