Drop Duchy une roguelite, tetris e gerenciamento de recursos em um jogo único!
Roguelites talvez seja um dos gêneros que mais recebem novos jogos todos os meses. Alguns se tornam clássicos, como é o caso de Hades, outros acabam não tendo tanto sucesso e caem no esquecimento. De tempos em tempos temos algum que traz uma ideia inesperada como é o caso de Drop Duchy.
Ao invés de trazer uma ação frenética e a exploração de vários biomas, Drop Duchy traz gerenciamento de recursos na idade média, junto de mecânicas de tetris para entregar uma experiência relaxante, mas com seus desafios caso o jogador queira se desafiar.
Ficha Técnica

Título: Drop Duchy
Plataformas: PC
Data de Lançamento: 5 de maio de 2025
Desenvolvedora: Sleepy Mill Studio
Distribuidora: The Arcade Crew
Descrição: Construa o seu ducado peça por peça neste jogo roguelite híbrido e inovador. Use as mecânicas de queda de blocos a seu favor para coletar diferentes recursos e recrutar tropas para enfrentar exércitos guerreiros
Uma complexidade que se abre lentamente

Na primeira vez que abrimos o jogo duas das três facções estão travadas restando somente o Ducado para selecionar. Tendo somente a mais simples das opções, o jogador pode começar a entender a estrutura simples de Drop Duchy.
A jornada é dividida em três atos que funcionam como pequenos tabuleiros. Similar a Slay the Spire, temos um pequeno tabuleiro para avançar até chegarmos no chefe do ato. Durante o progresso vamos nos deparar com locais que aumentam nosso recurso e locais de conflito, que é onde o temos o principal do jogo.
Nesse local somos entregues algum número de peças de terreno, até 6 peças de estruturas do jogador que algumas são definidas pela facção escolhida e outras são adquiridas na jornada. Caso a fase envolve inimigos também nos é dado algumas peças inimigas.
Com o seu baralho para o desafio montado vamos para um tabuleiro de tetris e agora basta encaixar as peças formando fileiras para adquirir recursos. Cada construção tem sua função que vai definir como será colocada no tabuleiro. Talvez o jogador esteja com uma que concede mais madeira próxima a florestas ou então uma outra que gere soldados para cada quadrado sem peça à sua volta.
O objetivo é tirar o maior valor das suas peças enquanto dá menos recursos para os inimigos. Ao utilizar todas as peças, ou atingir o limite do tabuleiro, os soldados aliados precisam enfrentar os inimigos em uma estrutura de pedra, papel tesoura entre os três tipos de unidades disponíveis.
Nesse primeiro momento Drop Duchy é uma das experiências mais calmas e relaxantes dos roguelite, dando uma boa sensação de conclusão para cada fileira completa. Mas se o jogo fosse somente isso, em poucas horas ele já se tornaria enjoativo, por isso ele tem muito mais complexidade que vai se abrindo em um ótimo ritmo.
Nem sempre a melhor jogada é a ideal

Ao completar certos objetivos, como adquirir um valor x de recursos, somos recompensados com pontos de habilidades. Eles podem ser gastos na árvore de habilidades e concedem diversas novidades ao jogo, expandindo a forma como se progride.
Entre as novidades mais simples temos peças novas que vão auxiliar muito no avanço, principalmente do terceiro ato ou então cartas passivas que fortalecem algumas de suas mecânicas. Mas temos também certos upgrades que vão aos poucos incrementando a complexidade de Drop Duchy.
Um exemplo é a mecânica de fé, uma que é desbloqueada depois de progredir razoavelmente na árvore de habilidades. A fé dá acesso a uma quantidade de peças novas que geram o novo recurso ao serem colocadas. Ela dá um aumento no que foi coletado na rodada com base em uma porcentagem.
As peças que geram fé, normalmente são bem mais fracas do que as outras, mas sua recompensa no final da rodada pode ser o que dará recursos para evoluir suas outras estruturas. Falando por si só pode não parecer muita complexidade, mas unindo tudo que vai sendo desbloqueado Drop Duchy se torna bem mais profundo do que suas primeiras horas possam dar a entender.
Mas o que realmente muda sua complexidade são suas duas facções que são desbloqueadas. A segunda oferece a mecânica de transformar terrenos em cidades gerando um tipo de recurso que somente ela pode utilizar, enquanto a terceira traz a mecânica de expedições e se beneficia pela quantidade de unidades de combate que ficou viva ao fim da rodada.
Cada uma delas geram todo um novo tipo de estratégia e aos poucos talvez a melhor jogada de uma partida de tetris talvez não seja o ideal para tirar o máximo de proveito de suas peças, se distanciando cada vez mais do que seria uma partida de tetris.
Drop Duchy

Veredito
Drop Duchy não é uma experiência revolucionária ou extremamente profunda. Mas é um jogo extremamente divertido com uma ideia única e uma boa quantidade de conteúdo para render grandes horas de diversão e distração.