Elu estava ali o tempo todo e só você não viu!
Dragon Ball Daima, o último trabalho do finado Akira Toriyama, não tem medo de se aprofundar em conceitos do universo do anime esnobados por Dragon Ball Z. Nos episódios mais recentes, a trama trouxe uma revelação que muda como enxergamos um personagem favorito do público. Nahare, o Supremo Senhor Kaioh, na verdade é uma pessoa não-binária.
Por que o Senhor Kaioh é não-binário?
A surpresa veio no episódio 6, Raio, quando Nahare explica um pouco sobre a origem de seu povo, os Glinds. Estes seres místicos, originários do Segundo Reino dos Demônios, não se reproduz de forma sexuada, como a maioria das espécies. Na verdade, eles nascem de cinco árvores mágicas.
Por este motivo, ninguém na raça Glind tem um gênero definido de forma estritamente binária, como humanos ou saiyajins, porque simplesmente não existe este conceito em sua cultura. Entretanto, isto não impede estes demônios de se apresentarem de forma mais feminina ou masculina.
Nahare tem um irmão mais velho, Degesu, que constrói sua identidade a partir de características lidas como masculinas. Sua irmã mais velha, Doutora Arinsu, também tem uma afinidade maior com símbolos femininos. Nahare, por outro lado, tem uma apresentação mais andrógina, mas não parece incomodado em responder por pronomes masculinos, como muitas pessoas não-binárias.
O que esperar de Dragon Ball Daima?
Mais detalhes sobre a origem dos Glind foram revelados no episódio 10, Oceano, incluindo umas sugestões sobre como os Namekujin viviam no Reino dos Demônios, antes de se exilarem no universo exterior. Novidades sobre ambas as raças podem surgir bem em breve, então vale a pena acompanhar Daima.
Dragon Ball Daima estreia novos episódios todo sábado na Crunchyroll. Na semana seguinte, os episódios chegam também à Netflix e à Max.