Entenda o que significa o título desse projeto tão enigmático
Bastou um único episódio para Dandadan capturar a curiosidade do público. Seja por sua temática sobrenatural ou seus personagens misteriosos, o anime disparou em popularidade como poucos conseguem. A trama acompanha a jornada de Momo Ayase e Okarun em um mundo de aliens e yokais. Mas talvez o mais enigmático de toda a produção nem seja seus mistérios internos, mas seu próprio título. Afinal, o que significa Dan da Dan?
O que significa a palavra Dandadan?
Em japonês, Dan significa história. Sendo assim, Dandadan é uma combinação de três palavras japonesas: kaidan (奇談), kidan (奇談) e taiken-dan (体験談), respectivamente “histórias de fantasmas”, “histórias estranhas” e “anedotas” em tradução livre. O termo, inventado especificamente para o mangá, engloba bem a temática principal da trama, que são as lendas urbanas e outras histórias macabras que são tratadas como incertas mas que ganham vida no universo de Yukinobu Tatsu.
A origem foi revelada em uma ação promocional da revista Shonen Jump, onde os capítulos da obra são publicadas originalmente no Japão. Para divulgar o quarto volume do mangá, a editora promoveu um concurso cultural em que os leitores deveriam enviar suas próprias histórias esquisitas para a equipe de Dandadan escolher a melhor. Na imagem de divulgação da promoção, os três termos aparecem logo depois do título do mangá. Confira:
O que Dandadan significa na trama?
Porém, um novo personagem, no capítulo 163, do mangá indicou que pode haver um significado ainda mais específico na trama. Após roubar o poder de um yokai, o Conde Saint-Germain pergunta para sua vítima se ele está familiarizado com o conceito de Dandadan. Neste momento, o mangá mostra um mural com diferentes Deuses do panteão hindu, sugerindo uma conexão com a religião asiática.
O personagem não chega a completar seu raciocínio, alimentando um mistério que será desenvolvido no futuro e confirmando que este será um conceito presente dentro da história. Contudo, há algumas pistas sobre o que será o Dandadan da trama. O Dandadan terá uma conexão com o sobrenatural e será algo físico, palpável, que pode ser colecionado.
No hiduísmo, “danda” é um cetro que funciona ao mesmo tempo como uma arma dos Deuses e um símbolo de poder. Uma teoria dos fãs é que o Dandadan seja algo similar no universo do mangá — uma arma sobrenatural que os protagonistas e os vilões precisarão disputar.
Quem é o Conde Saint-Germain?
Conde Saint-Germain é um personagem misterioso introduzido no capítulo 120 do mangá de Dandadan que, apesar de ajudar Momo e Okarun temporariamente, tem tudo para se tornar um dos grandes vilões da trama. Seu objetivo supremo é desvendar todos os mistérios do mundo e, para isso, ele está determinado a colecionar tudo que é sobrenatural, de objetos encantados e OVNIs até mesmo criaturas vivas como yokais. E seu alvo final é o Dandadan.