Entenda as piadas do anime do momento
Com seu humor surreal e personagens carismáticos, Dandadan é simplesmente o anime do momento. O novo sucesso da Netflix e da Crunchyroll acompanha as aventuras de dois adolescentes envolvidos com o sobrenatural, Momo Ayase e Okarun, apelido do tímido Ken Takakura. Mas afinal, o que significam estes nomes?
Quem é o ator Ken Takakura?
Ken Takakura, nome artístico de Goichi Oda, é um lendário ator do cinema japonês, conhecido por estrelar filmes como Assim Nascem os Heróis, 47 Ronins (1994) e Chuva Negra. Ao longo de sua carreira, acumulou papéis como mafiosos e policiais de histórias noir, o que consolidou sua imagem como o exemplo de virilidade, de uma masculinidade tradicional no país. No auge da sua carreira, entre os anos 60 e 70, ele era o homem que todas as mulheres queriam ter e todos os caras queriam ser.
Sua fama atravessou fronteiras, conquistando territórios difíceis como a China, em que era adorado, e o respeito de renomados cineastas, como Martin Scorcese. Ao todo, atuou em mais de 200 filmes, o mais recente sendo Anata e, de 2012. Takakura morreu em 2014 aos 83 anos, vítima de um linfoma, deixando um legado que impressiona até mesmo as novas gerações, como é o caso de Momo Ayase, a protagonista de Dandadan.
Mesmo partindo sete anos antes do início da publicação do mangá, Ken Takakura ainda influencia Dandadan. A obra inclui referências a falas famosas de seus filmes e, é claro, ao próprio nome do ator, que foi escolhido para batizar Okarun, o nerd possuído pela Vovó Turbo. Inclusive, ele ganha este apelido apenas quando Momo descobre que seu nome é o mesmo que o ator pelo qual é obcecada. Mas por que logo esse nome?
O que significa Okarun?
Okarun, apelido de Ken Takakura em Dandadan, significa algo como “garoto ocultista“, em tradução livre. O apelido vem de uma corruptela da palavra “okaruto” (オカルト), isto é, oculto em japonês. Somada ao honorífico “kun“, usado para se referir aos homens, surge Okarun, ou, Okaruto-kun.
O que significa Momo Ayase?
Não existe nenhum motivo muito forte para a escolha do nome da Momo, mas já que estamos analisando a etimologia dos personagens do anime, por que não incluir também a nossa heroína telecinética?
Momo quer dizer “pêssego” em japonês. Seu sobrenome, Ayase, é um pouco mais complicado. Composto por dois kanjis, Aya que significa “design” (綾) e Se que quer dizer “correnteza” (瀬). Somando tudo não chegamos a uma frase bonitinha, mas há um sentido em comum. Seu sobrenome representa a sua resiliência, sua capacidade de se adaptar a qualquer situação e seguir em frente. E seu primeiro nome traz uma delicadeza, que a personagem apresenta, mas esconde por baixo de uma atitude rebelde.
Sobre o que é Dandadan?
Dandadan acompanha a jornada de Momo Ayase e Okarun, dois estudantes do colegial envolvidos com o sobrenatural. Ela acredita em espíritos e ele sonha em ser resgatado por alienígenas. Por ironia do destino, eles acabam provando que os dois estão certos ao esbarrar em seres místicos de verdade. Mudados por este encontro, Momo desenvolve poderes telecinéticos ao sobreviver uma abdução alienígena e Okarun incorpora a força e velocidade de um espírito antigo.
Juntos eles partem em uma jornada para enfrentar este novo e perigoso mundo paranormal com um objetivo muito nobre em mente: recuperar as bolas de Okarun que foram roubadas por um yokai ardiloso. Para isto, a dupla vai precisar recrutar novos jovens com uma predisposição para o ocultismo e enfrentar forças misteriosas muito além de sua compreensão.
Novos episódios de Dandadan estreiam toda quinta-feira na Netflix e na Crunchyroll.
Leia também: