zack cloud final fantasy vii rebirth

O portal Gueto Geek realiza sazonalmente críticas de filmes, séries e animes ou review de jogos. Esses textos opinativos detalham com argumentos bem fundamentados a análise dos redatores do site sobre uma obra. A princípio a opinião é individual do autor da reportagem. Contudo, ao ser publicado no portal, atestamos que, mesmo que a opinião sobre a obra possa diferir entre demais membros da equipe, a análise tem mérito, apresentando justificativas válidas para a opinião exposta.

O ponto mais importante de cada crítica ou review é o texto em si, que explica em detalhes as nuances artísticas de uma obra. Porém, a critério ilustrativo, cada material analisado recebe também uma nota que varia de 0 a 5 estrelas, com a possibilidade de valores quebrados, como 4.5 estrelas. Os valores são atribuídos pelo crítico seguindo os seguintes critérios.

Sistema de Pontuação para Review de Games

5 estrelas

Nota perfeita para um jogo que, mesmo que apresente pequenos tropeços, apresente uma experiência surreal, única, imbatível e que com certeza vai marca grande parte dos jogadores por um bom tempo. É um jogo que todos deveriam jogar na vida!

Exemplo: The Legend of Zelda: Breath of the Wild

4.5 estrelas

Mesmo que não seja revolucionário, este é um game que entrega tudo que promete de maneira excelente. Reservado para títulos que entreguem uma experiência extraordinária, impressionante, mas que falham em um quesito técnico ou criativo.

Exemplo: Hi-Fi Rush

4 estrelas

Um bom jogo, que dificilmente alguém se arrependeria de comprar. Pode não ser tão impressionante quanto os melhores jogos do ano, mas ainda oferecem diversão e inovação o suficiente para conquistar uma parcela considerável do público. Costuma ter uma boa ideia muito bem executada que chama atenção, mesmo que não seja absurdamente inovadora. Ou então um título com carisma acima do normal que compensa uma jogabilidade corriqueira. Em resumo, jogos bons que estão próximos de serem excelentes.

Exemplo: Final Fantasy VII Rebirth

3.5 estrelas

Acima da média, porém nada muito impressionante. Nota reservada para títulos em uma franquia que repetem o mesmo formato sem grandes novidades, ou games com histórias muito previsíveis, novas franquias que apenas copiam a jogabilidade de grandes sucessos sem acrescentar algo novo, jogos sem muita personalidade própria… Enfim, que apesar de não apresentar falhas muito gritantes, não apresentam muitos pontos positivos que destacam dos demais. Um jogo qualquer na indústria esquecido rapidamente.

Exemplo: Fire Emblem Warriors

3 estrelas

Medíocre no sentido mais puro da palavra. Não houve um grande esforço dos diretores do projeto para criar uma experiência marcante em nenhum sentido. Mas ainda tem conteúdo interessante o suficiente para passar o tempo sem entediar o jogador. Pode ter um ponto muito bem executado, como o visual ou a história, mas nada que salve o resultado final de ser bem mediano.

Exemplo: One Piece Odyssey

2.5 estrelas

Medíocre em um sentido mais negativo da palavra. Não faz nada de novo, nada de inovador, nada de criativo e muitas vezes não diverte. Mas ainda assim é bom apenas o suficiente para o jogador não ter vontade de desistir na metade.

Exemplo: Mighty No 9

2 estrelas

Simplesmente um jogo ruim. Pode não ser em um nível ofensivo, mas ainda assim não tem muito o que defender na experiência em geral. Pode ter problemas sérios de planejamento ou execução, talvez uma jogabilidade completamente quebrada, sem sentido, ou uma história tenebrosa… Motivos para criticá-lo não faltam. Difícil é achar mesmo o que elogiar na experiência.

Exemplo: Sonic Frontiers

1.5 estrela

Uma experiência sofrida que tem alguns elementos que não são tenebrosos, ainda que em geral o jogo não se salve. Tudo é meio que sem vida, sem propósito, e parece mais uma desculpa para tirar dinheiro dos jogadores usando algum artifício barato, como nostalgia ou grandes expectativas. Pode incluir também jogos que não apresentem conteúdo o suficiente para compensar o próprio valor. Ou então aqueles que tem uma ideia boa, mas que possuem problemas técnicos bem graves que dificultam o aproveitamento.

Exemplo: Balan Wonderworld

1 estrela

Se você quer jogar dinheiro fora, este jogo pode ser uma boa opção. Jogos de uma estrela são games fracos, confusos, com um conceito executado da pior forma possível, missões repetitivas e nada divertidas, personagens rasos e chatos… São jogos que deveriam ter sido cancelados para poupar prejuízos.

Exemplo: Babylon’s Fall

0.5 estrela

Corra com todas as suas forças desse jogo. Não compre nem em promoção. Não baixe nem de graça. Para um título receber uma nota tão baixa, precisa estar quebrado além do concerto. O conceito básico do jogo precisa ser ruim ou mal executado, problemas técnicos ou de otimização precisam estar presentes e outras questões que são uma ofensa ao consumidor.

Exemplo: The Day Before

Sistema de Pontuação para Críticas de Filmes e Séries

Em Breve