Ícone do site Gueto Geek

BGS 2024: Testamos Dune: Awakening

dune awakening

dune awakening

Jogo traz uma visão diferente do universo de Duna!

Durante a década de 2010 tivemos um grande estouro de jogos de sobrevivência começando com Minecraft e com tantas opções diferentes eles acabaram chegando em uma exaustão. Apesar disso, ainda temos algumas produções neste estilo que conseguem se destacar trazendo algumas ideias novas ou algum outro atrativo. Esse é o caso de Dune: Awakening, que mistura elementos de sobrevivência e MMO para levar os jogadores para o planeta de Arrakis.


O Gueto Geek teve a oportunidade de testar um pouco de Dune: Awakening e ver tudo que o jogo promete para seu lançamento em 2025.

Sobreviva ao deserto

duna
Sobreviva em um mundo totalmente hostil

Em seu cerne, Dune: Awakening é um survival, isso quer dizer que assim que chegarmos a Arrakis precisamos coletar diversos tipos de recursos. Plantas para criar bandagens, pedras e metais para construir armas e sua base, mas também extrair sangue de outros habitantes mortos.

Se sobrevivência é um gênero que te atrai, Dune: Awakening é um prato cheio. Arrakis é um local repleto de perigos, o jogador precisa estar sempre atento a muitos aspectos diferentes, seja a sede de seu personagem, o sol que pode causar efeitos negativos e o mais importante, não chamar a atenção de um verme de areia, as icônicas criaturas do planeta que pode ser fatal.

Tudo neste mundo parece trabalhar para o seu fim, o que faz com que o jogador esteja sempre atento e oferece um bom desafio sem ser algo constantemente frustrante, principalmente nos primeiros momentos. Apesar disso, os aspectos iniciais de sobrevivência não são muito diferentes do que já é visto no gênero, mas a mistura com seus outros elementos o tornam especiais.

O que torna o jogo mais interessante são seus elementos de mmo. Ao criar seu personagem é possível escolher uma classe que vai definir sua aproximação em combate. Seja combate corpo a corpo, artefatos mecânicos ou o misticismo das Bene Gesserit, é uma boa variedade que consegue traduzir bem alguns personagens dos livros de Herbert. Cada uma delas sozinhas não são muito interessantes, e seus poderes apesar de úteis, não atraem tanta atenção e podem facilmente serem esquecidos.

Jogando com mais jogadores, é possível ver as habilidades funcionando em sinergia, o que traz uma sensação de trabalho em equipe e eficiência em seus breves ciclos de ação. Tudo isso é aprimorado ao avançar na árvore de skills, principalmente desbloqueando as habilidades mais poderosas e visualmente interessantes.
Outro grande chamariz são suas ferramentas de construção. Ao longo da exploração é possível ir desbloqueando alguns esboços de construção, seja paredes e até mesmo veículos diferentes. O que o torna diferente de outros jogos do gênero é que é possível criar somente o esboço de cada um destes objetos, sem a necessidade de ter os materiais necessários no momento.

Pode parecer um detalhe minúsculo, mas é uma ótima ferramenta para jogadores que tem como diversão fazer sua construção a mais impressionante possível. Também auxilia na definição de funções de seu grupo. Enquanto uma pessoa cria o esboço da base, outra pessoa busca suprimentos e um terceiro coloca os materiais para construção de paredes e mais.

Defina o rumo de Arrakis

especiarias
A briga pelas especiarias é um dos conteúdos mais desafiadores do jogo

Ainda existe uma grande variedade do que se fazer fora do deserto. Dune: Awakening oferece uma cidade hub onde podemos nos encontrar com pessoas dos Atreides e Harkonnen, fazer missões para uma dessas famílias e interagir com outros jogadores de forma mais pacífica. Como se passa em uma versão de Arrakis onde Paul Atreides não nasceu, seu personagem terá um papel de extrema importância enquanto explora e aprende mais sobre esse universo.

Como um bom MMO, o endgame é o que atrai uma parte específica do público e aqui não é diferente. Depois de se familiarizar com as mecânicas principais e avançar a história, é possível participar das guerras por especiarias.

Esse mapa é feito para quem quer um conteúdo bem mais desafiador e com riscos. O local que estará sempre passando por mudanças e eventos especiais, tem PvP ligado sempre e em pontos do locais existem algumas explosões de especiarias. É possível coletá-las para se enriquecer ainda mais, mas é algo que todos os outros jogadores estão buscando e todos estão dispostos a explodir o que tiver no caminho para adquirir o recurso mais importante do universo de Duna.

Mas existem outras formas de atrapalhar os outros grupos. Neste mapa específico os perigos vão além dos outros jogadores, já que um verme da areia colossal pode aparecer ou ser atraído, consumindo tudo à sua volta e com a chance de acabar com todo o progresso de seus adversários. 

Como não se tratava de uma versão final, foi possível notar alguns bugs visuais e principalmente problemas ao mirar com a arma. Com isso, o personagem não consegue atirar no local de onde estava mirando, o que pode até mesmo ocasionar em algumas mortes bem frustrantes.

Dune: Awakening promete trazer o mundo da franquia de uma forma nunca vista antes e pela demonstração parece conseguir alcançar seus objetivos. Resta saber se o jogo irá conseguir atrair um grande público para se manter ativo.

Dune: Awakening está previsto para ser lançado em 2025 para PlayStation 5, Xbox Series S/X e PC.

Sair da versão mobile