BGS 2024: Conversamos com Bruno Nunes, diretor de arte de Dune: Awakening

dune awakening
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Bruno Nunes falou um pouco sobre o que torna Dune: Awakening tão original

Dune: Awakening foi um dos destaques da BGS 2024, dando uma demonstração do que poderemos ver no jogo final e toda a beleza e perigos de Arrakis em um survival que combina com elementos de MMOs. Além de testar o jogo, o Gueto Geek teve a oportunidade de conversar com Bruno Nunes, Diretor de Arte do jogo, que falou um pouco sobre as ideias de Dune: Awakening e outras curiosidades.

A primeira coisa que se pensa em um jogo de sobrevivência é ter que passar horas tendo que coletar materiais e recursos, o que para muitas pessoas pode ser uma experiência extremamente tediosa. Pensando nisso, o time de desenvolvimento de Dune: Awakening fez questão de transformar essa atividade em algo mais interessante:

“Dune: Awakening é um survival, mundo aberto com elementos de mmo. Obviamente em survival, o craft e a coleta de materiais estão presentes e o que acontece nesses jogos é que você tem uma picareta ou um machado para coletar os materiais. Nosso jogo é bastante diferenciado neste estilo, já que nós queríamos fazer com que a mineração não fosse algo chato, fosse algo mais interativo, quase como um pequeno minigame, dando uma sensação um pouco mais gratificante ao utilizar o cutter ray.”

Apesar de certos elementos visuais do jogo serem inspirados nos filmes, grande parte do visual das classes e criações vieram do livro e tudo foi produzido para estar de acordo com o universo criado por Frank Herbert:

“Tudo que nós desenvolvemos para o jogo tinha que estar em acordo com o universo do livro. Duna é um mundo analógico e com isso toda a maquinaria do jogo é analógica, tudo tem uma estética que serve ao jogo.”

Entre os destaques da divulgação do jogo está a construção de base que durante a jornada será possível adquirir novos modelos de construção inspirados nos Atreides e nos Harkonnen, e é possível combinar os dois estilos, apesar de Nunes achar que não é algo que combine:

“Eu sou o diretor de arte e a última coisa que eu quero ver é a estética dos dois misturadas, mas eu sei que isso vai acontecer. Nós não queremos limitar o jogador de forma alguma, por isso nada impede um saqueador Harkonnen interagir com um Artreides e a escolha vai ser sempre do jogador. A arquitetura é uma das formas de mostrar quem você é neste mundo, permitindo que seja um ‘frankenstein’ unindo várias coisas ou não.”

Apesar disso, existe um esforço para mostrar como cada uma dessas facções constroem suas bases:

“Nós fizemos um grande investimento em educar os jogadores em nível visual, como esses objetos são utilizados. Você vai encontrar várias bases de NPC de cada das facções do jogo que mostra como aquelas pessoas projetam suas construções.”

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Um grande esforço foi feito nas ferramentas de construção de Dune: Awakening

Com a experiência anterior do estúdio com Conan: Exiles, os desenvolvedores sabem que os jogadores sempre sabem como surpreender:

“Nós fizemos Conan: Exiles antes e nós sabemos como os jogadores podem surpreender, mas de forma muito positiva, fazendo muito com tão pouco. Agora em Dune: Awakening temos quase o dobro de opções de nosso projeto anterior e bem mais flexível para se trabalhar com os hologramas.”

O PvP de Dune: Awakening é um dos pontos chaves para os jogadores que estão nos níveis máximos, mas durante sua jornada caso queira enfrentar outros jogadores, será possível somente em áreas específicas.

“Dentro da zona PvE, temos certos locais onde é possível enfrentar outros jogadores, mas é uma opção ir até lá ou não. Somente no Deep Desert, um local de Endgame, que temos o PvP a todo momento, onde todos são seus inimigos, incluindo os perigos naturais de Arrakis.”

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O pvp não é obrigatório, mas oferece um desafio para personagens mais avançados

Quem gosta dos livros ou dos filmes ficou curioso com o fato de que o jogo se passa em um mundo onde Paul Atreides não nasceu. E com essa alteração o personagem criado pelo jogador vai poder dar rumo ao futuro deste planeta:

“A narrativa e o lore são um ponto muito importante para o nosso jogo, para um survival ele tem muita história. Sem entrar em spoilers, nós não temos Paul Atreides, mas nós temos o jogador e ele irá definir o rumo desta história.”

Um outro destaque dos trailers do jogo são os vermes da areia que é um dos principais ícones da franquia atualmente. Mas além delas, os jogadores podem encontrar também mais vida selvagem que não é possível se ver nos filmes:

“Temos fauna no jogo, temos os ratos do deserto, diferentes tipos de aves e também temos alguns burros com a stillsuits.”

Infelizmente os burros não podem ser utilizados para locomoção no momento, quem sabe em atualizações futuras.

Dune: Awakening será lançado em 2025 para PlayStation 5, Xbox Series S/X e PC.