Planos grandiosos prejudicaram o andamento da série
De acordo a Variety, a Riot Games planejava produzir cinco temporadas de Arcane, a aclamada série animada de League of Legends. Contudo, devido a uma série de problemas internos de gestão, o orçamento que deveria render muitos anos de histórias acabou sendo torrado em apenas 18 episódios, culminando na série de animação mais cara de todos os tempos.
Por que Arcane só vai ter duas temporadas?
O portal aponta dois motivos principais para o cancelamento de três temporadas da produção: a inexperiência da Riot Games no mercado audiovisual tradicional e o capricho de um executivo sem grande supervisão.
Diferente de outras empresas de games que levaram suas marcas para a TV e cinema graças a parcerias com estúdios renomados, como a PlayStation e HBO, que coproduziram The Last of Us, e a Nintendo e Universal, com o filme de Super Mario, a Riot decidiu produzir suas adaptações por conta própria.
Como resultado, o estúdio desembolsou uma grana para recrutar veteranos da indústria e ainda precisou resolver desentendimentos internos, entre a nova equipe de entretenimento e os produtores dos jogos.
A segunda temporada também começou a ser produzida às pressas, depois do sucesso do primeiro ano. Quando os episódios começaram a ser animados, nem um terço dos roteiros estava pronto, o que resultou na necessidade de refazer muito do trabalho com as mudanças no texto, resultando em gastos desnecessários de milhões.
Manter os custos extravagantes de Arcane custou o corte de verba de diversos outros projetos do estúdio. Desde que a animação entrou em produção, divisões inteiras dedicadas a jogos single-player foram fechadas, projetos de outras séries e filmes foram cancelados, incluindo um longa dirigido pelos Irmãos Russo, dos Vingadores, e mais de 530 funcionários foram demitidos, só em janeiro de 2024.
Tudo isso resultado da grande ambição de um executivo, Nicolo Laurent, ex-CEO da Riot Games, que queria o estúdio de games na “empresa de entretenimento do século XXI”. Segundo fontes da Variety, ele tinha carta branca para fazer o que bem entendesse na empresa, sem a supervisão dos fundadores Marc Merrill e Brandon Beck. Quando viu que seu plano não daria os frutos esperados, Laurent saiu da empresa e voltou a morar com sua família na França, em 2023.
O futuro das séries da Riot Games
Ainda assim, Merrill, cofundador da empresa, defende que o alto investimento de Arcane não é motivo de arrependimento. “Nós estamos mais do que confortáveis com os custos necessários para entregar um show que fosse digno do tempo dos nossos jogadores,” declara.
Ainda assim, os erros de gestão não passaram despercebidos e já resultaram em uma nova postura para futuros projetos. “Nós percebemos que para fazer direito precisa de muito mais tempo do que imaginamos originalmente, então estão recalibrando nosso desenvolvimento, as metas de quantas produções entregaremos e as equipes necessárias com isso em mente,” conclui o executivo.
Segundo o portal, no momento, não há qualquer previsão de que Arcane resulte em lucros para a Riot Games. A esperança é que a segunda temporada consiga, ao mesmo, resgatar os investimentos para se pagar com venda de skins e produtos licenciáveis.