Windblown é charmoso, mas não consegue se destacar muito entre os roguelites
Dead Cells, desenvolvido pela Motion Twin, é um dos roguelites mais elogiados até hoje, com um combate extremamente frenético e muito charme em seus cenários, armas e também nos vídeos de anúncio do jogo. Toda essa qualidade levanta uma expectativa para Windblown, o novo projeto do estúdio que foi lançado em Early Acess no dia 24 de outubro.
Apesar do conhecimento em roguelites, Windblown parece viver na sombra de Dead Cells, trazendo um ritmo tão ágil quanto, mas sem grandes novidades para que se destaque entre seus competidores.
Ficha Técnica
Título: Windblown
Plataformas: PC
Data de Lançamento: 24 de outubro de 2024
Desenvolvedora: Motion Twin
Descrição: Encare o Vortex e alcance a grandeza neste roguelite de ação rápida para 1 a 3 jogadores. Absorva os poderes de heróis derrotados, reconstrua as armas deles e derrote os Sentinels na busca pela incursão perfeita!
No olho do furacão
Como todo bom roguelite, o jogador começa a jornada sem saber muito bem o que está acontecendo e precisa seguir em frente enfrentando qualquer inimigo que esteja em seu caminho. Depois da primeira morte é onde começamos a ter um vislumbre do mundo de Windblown e sua progressão.
O jogador estava no centro de um vortex, onde várias pequenas ilhas foram atraídas para o seu centro e lá se esconde alguns mistérios. Sua base, chamada de Arca, fica do lado de fora da tempestade e seu personagem só é capaz de retornar para esse local seguro devido a um apetrecho em suas costas que também permite que ele realize pequenos impulsos pelo cenário.
Depois de se recuperar de sua experiência de quase morte, somos apresentados às mecânicas já esperadas no jogo do gênero, seja interagir com personagens que foram encontrados durante a jornada para aprender um pouco mais sobre o universo ou então utilizar seus diversos recursos para desbloquear melhorias e novas armas, aumentando suas chances de sobrevivência. É possível desbloquear novas armas, habilidades e diversas outras melhorias para tornar suas aventuras um pouco mais tranquilas.
Em termos de estrutura o jogo não apresenta nenhum tipo de novidade, você desbloqueia novos itens, parte para a aventura e ao morrer retorna para gastar seus recursos, mantendo essa rotina até chegar na última área e concluir sua jornada. A Motion Twin em Dead Cells trazia uma Pixel Art bem única e muito elogiada, mas dessa vez decidiu apostar em um 3D cartunesco, que tem o seu próprio charme.
Cada lugar que o jogador avança tem sua paleta de cor em evidência, seja laranja, azul ou amarelo dando um tom extremamente fantasioso e amigável. O cenário é formado por diversos blocos de terra soltos no ar, onde seu personagem precisa estar constantemente pulando por eles para acessar a próxima ilha. Mas mesmo que o mundo por si só não se destaque, o jogo de câmera utilizado acaba sendo bem benéfico.
Normalmente vemos o personagem por cima, para ser mais fácil notar inimigos e golpes se aproximando. Mas durante a travessia a câmera se afasta mais para mostrar o que te aguarda em breve ou então se aproxima do personagem, permitindo o foco em um objeto específico da tela. Isso gera uma sensação de progresso e importância para sua pequena jornada pela área e fortalece ainda mais os aspectos mecânicos do jogo.
Rápido no Gatilho
Seu combate é de longe seu grande ponto de venda. Ela tem muito da agilidade de Dead Cells, mas desta vez em um cenário em 3D o que permite mais mobilidade. O personagem do jogador pode equipar algumas relíquias, itens especiais e duas armas diferentes, que dão o toque especial de Windblown.
Cada arma tem um combo e ao final dele é possível trocar de arma utilizando um golpe único, chamado de Alterataque, que muitas vezes é devastador ou concede algum benefício ao jogador. Com isso, o objetivo do combate é encontrar janelas para conseguir realizar todo o combo chegando ao golpe especial para facilitar a derrota de seus oponentes.
O que dá o charme para Windblown é o quão responsivo e gostoso é realizar essas simples ações e se esforçar para não perder o ritmo. Acertar o golpe especial no momento certo, permitindo passar ileso do ataque inimigo gera uma sensação de poder de jogos como Devil May Cry e Bayonetta. Além disso, até mesmo a sensação de usar o avanço de um bloco de ilha é gostoso, sendo uma sequência rápida e ágil que dá a sensação de que estamos controlando um personagem de anime super rápido.
Mas apesar de divertido, Windblown não tem muito de novo para adicionar ao gênero. O combate rápido já é visto no jogo anterior do estúdio, sua história não tem nada muito interessante para deixar o jogador preso, restando somente o fato de ser possível de se jogar com mais 2 jogadores.
Sua dificuldade também é um dos pontos que entram no meio da diversão. Roguelites muitas vezes são alvos de reclamação pela sua dificuldade, já que principalmente nas primeiras horas, é possível morrer com certa facilidade na primeira área. Windblown oferece uma jornada um pouco mais amena e acaba sendo mais fácil que grande parte das produções do gênero.
Seu problema está no balanceamento, depois de um pouco de avanço as primeira áreas acabam se tornando muito fáceis, em contrapartida, as duas áreas finais disponíveis no Early Access, são extremamente frustrantes.
O jogo nunca consegue chegar em um nível de desafio divertido, ele está sempre caminhando nos extremos o que gera momentos tediosos e outros cansativos. A última área em especial dá a sensação constante que o jogo está sendo injusto, já que um golpe dos inimigos comuns pode ser capaz de finalizar sua aventura rapidamente. O problema com a dificuldade é um pouco mitigado jogando com amigos, já que é possível convidar duas pessoas para a aventura o que pode tornar Windblown ainda mais atrativo para alguns jogadores..
Como o jogo ainda está em Early Access e não tem uma previsão de lançamento, alguns bugs são normais, o mais recorrente é encontrar alguns textos faltantes caso esteja em Português. Outro pequeno problema que pode ser consertado em uma atualização é o fato de não ser possível pausar o jogo enquanto se está jogando sozinho, o que pode gerar uma morte indesejada.
Windblown
Veredito
Windblown é divertido, ágil e colorido, apostando com tudo na sua excelente mecânica. Apesar disso, não consegue trazer muito para se destacar em meio aos rogue lite, principalmente em um ano com alguns lançamentos de muito peso no gênero.