Fenômeno impressionou em The Acolyte, série de Star Wars
No universo de Star Wars, os Cavaleiros Jedi e os Mestres Sith são os maiores símbolos da eterna batalha entre a luz e as sombras. Seus sabres de luz, azuis e vermelhos, se chocam desde os primeiros filmes de George Lucas, mas suas origens nunca ficaram muito claras no cinema. Tamanho mistério causou confusão quando o episódio final da série The Acolyte mostrou a transformação de um sabre azul em vermelho. Mas afinal, o que faz um cristal kyber sangrar?
Tudo sobre sabres de luz de Star Wars
O que é um sabre de luz?
Antes de qualquer coisa, é importante deixar bem claro como funcionam essas armas para tempos mais elegantes. Introduzidos no primeiro filme, Star Wars: Uma Nova Esperança, sabres de luz são lâminas de plasma que podem ser ativadas de um simples cabo de metal, capazes de cortar quase qualquer coisa e refletir qualquer tiro de energia. Podem surgir em diferentes tamanhos, cores ou formas. Porém uma coisa é certa: para funcionar, todo sabre de luz precisa de um cristal kyber.
O que é um cristal kyber?
Cristal kyber é um mineral em alta sintonia com a Força de onde um sabre de luz extrai a energia para o seu poderoso laser. Na prática, funciona como uma bateria recarregada pela própria Força.
Estas formações cristalinas ocorriam naturalmente em planetas com alta concentração de Força, como Jehda e Ilum, mas a maioria foi mineirada na era do Império para alimentar projetos bélicos, como as armas das Estrelas da Morte.
Em seu estado natural, estes cristais não apresentam qualquer pigmento. Porém, depois de se conectarem a um ser sensitivo a Força, assumem uma cor definitiva para refletir a natureza de seu mestre – que pode ser azul, verde ou alguma outra, mas dificilmente vermelho. A forma mais comum de obter um sabre no estilo dos Sith é por um ritual conhecido como sangramento.
O que é o sangramento de um cristal kyber?
Para sangrar um sabre de luz, transformando a cor de sua lâmina em vermelha, um usuário da Força precisa injetar fortes sentimentos negativos em um cristal kyber, como raiva, ódio, medo e dor. Geralmente, este processo é feito por um Sith sobre o sabre de luz puro que conquistou de um outro Jedi. Em The Acolyte, série do Disney+, a protagonista Osha sangra o cristal de seu antigo mestre, o Jedi Sol.
No processo, caso o cristal esteja fortemente conectado com o lado da luz, ele pode resistir a corrupção. Assim, visões serão projetadas na mente de quem está fazendo o ritual para tentar resgatá-lo do lado sombrio da Força. Esta situação aconteceu com o próprio Darth Vader, nos quadrinhos, e também com Kylo Ren. Este último ficou tão dividido pelo que viu que acabou estilhaçando seu cristal kyber no processo de sangramento, precisando construir um sabre de luz adaptado para liberar o excesso de energia instável de sua arma.
Tem como reverter o sangramento de um cristal?
Não é comum, mas um Jedi pode reverter a corrupção de um cristal kyber de um sabre de luz vermelho dispersando os sentimentos ruins enraizados nesta arma. O processo costuma resultar em uma lâmina branca, como a de Ahsoka. A togruta realiza este processo no final do seu livro de mesmo nome, Ahsoka, escrito por E. K. Johnston.
Como um Jedi constrói seu sabre de luz?
No tempo de glória da República, os Jedi também tinham o seu próprio ritual para criar sabres de luz: o Encontro. Após algum tempo de treinamento, um grupo de Padawans era levado ao planeta Illum para encontrarem um cristal kyber que ressoasse com o seu coração.
Ele precisaria então superar os desafios propostos pela própria Força para saber se era digno para encontrar seu próprio cristal, encarando uma caverna de gelo cheia de perigos mortais. Ao superar o processo, o jovem sincronizava suas emoções com o cristal, revelando sua verdadeira cor, e montava o seu sabre por meio de telecinese seguindo um manual cedido pela própria Ordem.
Quais são as cores de sabre de luz?
Diferente do que muitos acreditam, as cores de um sabre de luz não tem um significado especial. No fim, o sabre poderia assumir naturalmente uma das seguintes cores:
- Roxo;
- Azul;
- Azul claro;
- Ciano;
- Verde;
- Verde-limão;
- Amarelo;
- Laranja;
- Magenta;
- Índigo;