Anna Aveiro roubou a cena em todo mundo com a estreia de Narenare – Cheer for You!
Julho trouxe uma nova leva de estreias no mundo dos animes, porém uma novidade pegou os otakus do Brasil de surpresa. Logo no primeiro episódio, Narenare – Cheer for You!, a versão lésbica e cheerleader de Yuri on Ice!, apresenta uma afetuosa personagem brasileira: Anna Aveiro Nakamura dos Santos Moreira Cuccittini.
Tudo sobre Anna Aveiro de Narenare
Quem é Anna Aveiro Nakamura dos Santos Moreira Cuccittini?
A trama acompanha a história de superação de Kanata Misora, que precisa superar traumas do passado para se tornar uma grande líder de torcida. E não demora para uma aliada inesperada cruzar o seu caminho, meio que literalmente para ajudá-la a conquistar a confiança que precisa.
Assim, conhecemos a nossa querida conterrânea. Anna Aveiro Nakamura dos Santos Moreira Cuccittini é a personagem brasileira do anime Narenare – Cheer for You!. Apesar de ter nascido no Brasil, a jovem loira, energética e extrovertida mora no Japão e estuda no Colégio Omaebashi, onde conheceu a introvertida Ohtani Nodoka. Juntas, elas gerenciam canal de YouTube, o Stout Record, que sofre para emplacar um vídeo viral. Este também é o nome da loja de discos em que trabalha.
A princípio, ela não participa da equipe de líderes de torcida, e nem tem essa pretensão, mas enxerga no esporte uma oportunidade de atrair novos inscritos. Tudo começa com uma fixação por conseguir vídeos das manobras de parkour de Obunai Suzuha, uma solitária e ácida, que frequenta a mesma escola que Kanata, Takanozaki. E assim ela acaba esbarrando na vida da protagonista.
Representatividade ou estereótipos?
Claro que Anna está longe de ser a primeira brasileira dos animes, mas o histórico de representações nesta mídia não é dos melhores. Apesar de surgirem personagens razoáveis de tempos em tempos, como o Aldebaran de Touro dos Cavaleiros dos Zodíacos, na maior parte do tempo nosso povo é retratado de forma bastante caricata, usando estereótipos exagerados como nas primeiras participações no anime Super Onze, ou Inazuma Eleven.
E, apesar da youtuber apresentar sua dose de estereótipos, Anna Nakamura está entre as personagens mais próximas do que seria um brasileiro de verdade. Ela ainda tem samba como música tema e usa sempre uma jaqueta verde e amarela, em homenagem às cores da bandeira do Brasil, mas sua personalidade não é resumida a sua nacionalidade e sua importância na história é maior que um mero aceno a um grande mercado consumidor.
Anna representa bem a fama calorosa dos brasileiros de serem bastante físicos e honestos em sua forma de demonstrar afeto, o que é verdade, de forma geral. Ela sempre cumprimenta outras garotas com um beijo na bochecha, uma tradição bem comum na maioria das regiões nacionais, o que choca bastante as personagens japonesas, nascidas em uma cultura muito mais reservada. E apesar deste costume funcionar como um alívio cômico, é retratado de forma respeitosa o suficiente, fugindo dos estereótipos baratos de outras obras.
O que sabemos sobre a nova brasileira dos animes?
Mais sobre a personagem acaba sendo revelado logo no episódio 4, “Rapisódia de Capoeira”, dedicado a acompanhar de perto a sua vida. Anna tinha uma família bem grande no Brasil e se mudou para o Japão ainda criança, com cerca de seis anos. O motivo foi a morte de seu pai, brasileiro, que deixou de herança para ela uma vasta coleção de discos de vinil.
Por ter crescido com essa forte conexão com vinis, ela trabalha em uma antiga loja de discos chamada Stout Records. O negócio não vai muito bem, mas é sua grande paixão, muito provavelmente por lembrá-la de seu pai. Assim, a jovem cria um canal no YouTube com o mesmo nome do lugar com a esperança de conseguir mais clientes que possam salvar seu lugar favorito.
Existem ainda segredos sobre Anna que não são ditos no anime, mas podem ser desvendados se prestarmos mais atenção. O próprio nome gigantesco, apesar de não ser uma prática incomum no Brasil, pode revelar um pouco mais sobre sua origem, assim como a sua tradição de distribuir beijos.
Apesar de estar presente por todo o país, a quantidade de beijos na bochecha pode indicar de que região a personagem vem. Um único beijo indica que a pessoa veio de estados como São Paulo, Mato Grosso e algumas cidades de Santa Catarina. Este parece ser o caso de Anna, porém em certos momentos parece que a jovem distribui dois beijos nas bochechas, a marca do Rio de Janeiro, e por vezes até mesmo três, mais comum no Rio Grande do Sul.
Os sobrenomes podem dar uma pista melhor sobre de que região do Brasil a Anna veio. Apesar de contar com alguns nomes comuns e tipicamente brasileiros, dois deles se destacam: “Nakamura” e “Cuccittini”. O primeiro certamente foi herdado de sua mãe, japonesa, porém o segundo indica ascendência italiana, o que sugere que seu pai veio de uma região com forte influência da imigração dessa nacionalidade. Considerando tudo isto, o mais provável é que Anna seja paulista.
Sobre o que é Narenare – Cheer for You?
Criado do zero pelo estúdio P. A. Works, Narenare – Cheer for You acompanha a vida de seis amigas de dois colégios do distrito de Gunma, no Japão, que se unem para formar uma equipe de cheerleaders, as PoMPoMs. Cada uma tem uma personalidade bem diferente e seus próprios dramas pessoais, mas juntas elas se incentivam a superar qualquer obstáculo. Logo se formam duplas com um laço um pouco mais íntimo que podem acabar evoluindo para algo a mais, o que acaba alimentando o sonho das fãs lésbicas.
Onde assistir Narenare?
Narenare -Cheer for you!- estreou na Crunchyroll em 7 de julho, como parte da temporada de verão, que se estende ao longo do inverno brasileiro. Novos episódios legendados são lançados aos domingos, logo após a exibição na televisão japonesa. Não foi confirmado uma possível dublagem em português brasileiro.